quarta-feira, 30 de abril de 2008

Para si que é Blogueiro

Depois de andar a navegar à deriva pela net, encontrei uma forma eficaz e que facilita bastante a vida de um blogueiro, trata-se de um programa gratuito onde você pode ser administrador de vários blogs e publicar as postagens directamente desse programa para eles.

Eu uso e recomendo, baixe aqui:
Tempo de Download estimado:
00:05:27 a 56 Kbps

Quem somos e o que somos

Um proprietário de um restaurante situado na margem do rio Tejo, numa zona antiga da cidade de L. decidiu abrir uma janela com vistas para o Rio, não tendo o estabelecimento ainda nenhuma para essa direcção, resolveu então dar mãos à obra, dirigiu-se à câmara municipal para fazer o pedido por vias normais.

Depois de verificados os critérios, a câmara inviabilizou o pedido com a justificação de que o edifício se encontrava numa zona histórica da cidade, por isso não se poderia mexer na fachada.

O Sr. como estava mesmo decidido, contratou uns homens e num fim de semana abriram mesmo a janela sem consentimento…

Depois do trabalho estar pronto voltou à câmara para fazer outro pedido, desta vez para fechar a dita janela.

Voltou a receber a mesma notícia; “…o edifício encontra-se numa zona histórica da cidade, não sendo por isso permitido alterações na fachada…”

Moral da história, a janela passou a ser legal, pois não a deixaram fechar.

Esperto este heim!?

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Mulher atacada por cão vadio

Vila de Arco de Baúlhe

Hoje dia 28, ainda não eram nove horas da manhã, quando uma senhora residente no lugar do Amparo, freguesia da Faia, foi atacada por um cão vadio no lugar do Carvalhal, Vila de Arco de Baúlhe.

A senhora Maria Oliveira dirigia-se para o Centro de Saúde e ao passar em frente da pré-primária do Carvalhal, foi atacada violentamente por um cão, presumivelmente vadio, ao que tudo indica, encontra-se neste local porque a pré-primária passou a servir refeições aos meninos, e sendo estes animais vagabundos, não tem quem lhe dê alimento, fixam-se assim, em sítios que farejem alimento.

Os danos causados à vítima foram, calças rasgadas, um hematoma na perna esquerda, e o regresso a casa, pois nãos se sentiu em condição para prosseguir nas tarefas que ia realizar, tendo voltado para ser assistida no Centro de saúde e aconselhada a curativos periódicos, resta saber se comunicou o caso às autoridades

Certamente alguns de nós já ouviu relatos de pessoas que perderam seus animais ou então, ouvimos alguém reclamar sobre cães vadios que lhes conspurcam o local onde vivem ou lhes impedem de usufruir de um período de descanso, sendo que alguns deles constituem mesmo um perigo de saúde pública e ambiental.

Segundo a legislação e publicada no site Gazeta do Animal, a lei define como animais vadios todos, aqueles que forem encontrados na via pública ou noutro local público, fora do controlo ou vigilância do respectivo detentor e não identificado.

Às câmaras municipais, dentro das suas atribuições, compete a defesa da saúde pública e do meio ambiente pelo que, neste âmbito, devem proceder à recolha para os canis municipais dos cães vadios que forem encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos.

Naquelas instalações, os animais irão ficar por um período mínimo de 8 dias onde serão obrigatoriamente submetidos a exame clínico pelo médico veterinário municipal que, posteriormente, decide o destino do animal.

Em caso de reclamação de posse por parte do detentor, os animais só poderão ser entregues depois de identificados e vacinados. O detentor deve assegurar que possui condições para alojar o animal e, além disso, é obrigado a liquidar todas as despesas de alimentação e alojamento do animal no canil ou gatil municipal, bem como o pagamento das coimas correspondentes aos ilícitos contra-ordenacionais

Se não existir reclamação, como infelizmente é o mais comum, as autarquias devem anunciar, pelos meios usuais, a existência dos animais com vista à sua cedência, quer a particulares, quer a entidades públicas ou privadas que demonstrem possuir os meios necessários à sua detenção. Neste particular, julgo ser de elementar justiça realçar o papel desempenhado pelas diversas associações zoófilas existentes no nosso país.

Nos casos em que, havendo reclamação da posse, mas que não se procedeu ao pagamento das despesas supra mencionadas ou nos casos em que não existam condições de alojamento ou, ainda, nos casos em que não tenha existido reclamação podem as câmaras municipais dispor livremente dos animais o que, na prática, equivale ao abate dos mesmos.

Podem, também, surgir situações em que as autarquias conseguem conhecer a identidade do detentor. Nestes casos, aquele será notificado para recolher o animal nas instalações municipais sob pena de não o fazendo ser punido pelo abandono do animal.

No exercício das competências e atribuições de vigilância epidemiológica e de luta contra a raiva animal e outras zoonoses que lhe estão acometidas, pode a Direcção Geral de Veterinária determinar a captura ou eliminação dos cães ou gatos que deambulem em quaisquer zonas.

È do meu conhecimento que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto não possui canil, mas deve proceder às diligências necessárias para resolver o problema.

Este caso já não é novidade, já que no ano anterior outra senhora foi atacada junto do Centro de Saúde da mesma Vila, neste caso por uma matilha quando esta senhora se dirigia para esse centro. È comum ver nesta vila “cão-juntos” destes animais, principalmente quando existe um membro fêmea com o cio.

domingo, 27 de abril de 2008

Cabeceiras comemorou mais um 25 de Abril

Foram 4 dias marcados por várias iniciativas organizadas pela Câmara Municipal com o apoio de outras instituições.

Das cerimónias destaca-se a atribuição do nome do Dr. António Teixeira de Carvalho à Biblioteca Municipal, no Arco de Baúlhe, uma homenagem justa a um homem justo que deixou muitas saudades aos cabeceirenses, como Pessoa, como Politico e como Jornalista, nesta última, na imprensa local e Nacional.

Hoje dia 27, foi o último dia e foi encerrado com o evento - Cantigas da Liberdade, que já se realiza pelo 8º ano consecutivo e teve como palco o Centro Comunitário da freguesia de Cavez, começando os espaços a ser demasiados pequenos para acolher tanta gente.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Imprensa Local Publica Conteúdos de Blogs

Os Blogs estão a tornar-se num fenómeno de popularidade, não só entre cibernautas, mas também agora a imprensa começa a descobrir as suas potencialidades.

Existem já aos milhões, e cada bloguista aborda o tema do seu interesse, a verdade está bem aos olhos de cada um, e a imprensa já acordou para este fenómeno e começa a tirar partido das publicações que estes fazem, como é o caso do jornal O BASTO, que já publica posts de Blogs de conterrâneos Cabeceirenses, o “Remisso” e o “Mal Maior”.

Com isso ficam a ganhar as duas partes, por um lado os blogs ficam com mais visitantes, porque o jornal põe os devidos créditos, e pelo lado do jornal, podem-se dar à preguiça cruzar os braços que as publicações lá aparecem com os mesmos ideais ...

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Arco de Baúlhe terá Ecopista

No passado dia 15 de Abril foram homologados os protocolos celebrados entre o Município de Cabeceiras de Basto a REFER e a F.N.M.F. para a criação de uma Ecopista na linha ferroviária desactivada entre o Arco de Baúlhe e Amarante.


A cerimónia teve lugar no Museu das Terras de Basto, em Arco de Baúlhe e teve a presença da Secretária de Estado dos Transportes, Eng.º Ana Paula Vitorino.

Esta infra-estrutura irá ser, a curto prazo, uma mais valia para a prática de desporto, que passa pelo Ciclismo, atletismo e Caminhadas…

As Caminhadas estão cada vez mais enraizadas nesta Vila, mas não tendo outro local, os caminhantes arriscam e caminham nas bermas das estradas, para estes, e não só, é uma obra muito bem vinda.

Esta Ecopista vai dar ainda mais vida àquela zona, que já possui, O Museu das Terras de Basto, está em construção o novo edifício do Centro de Emprego das Terras de Basto, e o Sr. Presidente da Câmara, Eng.º Barreto, na presença da Sr.ª Secretária de estado, manifestou o desejo de fazer circular o Comboio Histórico na linha que está recuperada, para promover o Turismo.

É de Salientar que o troço Arco de Baúlhe - Amarante foi encerrado a todo o tipo de tráfego ferroviário a 01 de Janeiro de 1990 e terá agora uma nova vida, mudam-se os tempo mudam-se as…

domingo, 20 de abril de 2008

Veículos em fim de vida na via pública

No lugar da Serra, em Arco de Baúlhe, há vários anos que se vê na via pública estas viaturas imobilizadas, sem uma única interrupção.
Tendo em conta que estão junto à escola do Primeiro Ciclo, é na hora que os pais vão buscar os seus filhos, que é mais notória a presença destes veículos.
A lei proibe, mas não a este proprietário.

Sendo o dono um senhor visivelmente, e do conhecimento de todos, uma pessoa abastada economicamente, e proprietário de muitos hectares de terra, não seria de esperar, o mínimo de bom senso, e colocar estes veículos na sua propriedade, ou nas muitas garagens que possui???

Existem programas de abate de veículos em fim de vida, porque não reciclar e manter limpas as ruas?


E mais, o estacionamento é abusivo pelo decreto de lei 44/2005 de 23 de Fevereiro (Código da estrada)

Artigo 163º (Estacionamento indevido ou abusivo)

1. Considera-se estacionamento indevido ou abusivo:

a) O de veículo, durante 30 dias ininterruptos, em local da via pública ou em parque ou zona de estacionamento isentos do pagamento de qualquer taxa;

b) O de veículo, em parque de estacionamento, quando as taxas correspondentes a 5 dias de utilização não tiverem sido pagas;

Que Futuro para Cabeceiras?


No dia 18 de Abril à noite, ao ligar o Rádio, sintonizado na Rádio Voz de Basto, apercebi-me que havia uma espécie de colóquio, ou um comício, na Escola EB 2 3 de Arco de Baúlhe. Fiquei com pena de não ter ouvido tudo, mas ouvi a parte final, quando o locutor da rádio deu a palavra ao Sr. Presidente da ADbasto, Nóbrega Moura, Fiquei surpreendido, quando ele fala que se deve devolver o verde ao verde referindo-se ao aeródromo de Cabeceiras de Basto, em Moinhos de Rei, Freguesia de Abadim, dizendo que é um atentado à Natureza... que nunca viu um helicóptero nem outro Avião qualquer a abastecer-se na Barragem do Oural… deu então uma solução para promover lá o turismo, ideia fenomenal, disse ”…porque não fazer lá um CAMPO DE GOLFE!?...”

Então vejamos como seria:

1º - A água que actualmente serve para o turismo e lazer na barragem, e eventualmente para apagar incêndios naquela zona, passaria a ser canalizada para o CAMPO DE GOLFE, para a rega do relvado.

2º - Depois de Tantos milhares de €uros gastos na pista do aeródromo, seriam inúteis, pois teria que se devolver o verde ao verde. Não sei como seria porventura semear relva ou plantar árvores, não sei…

3º - O turismo de Jogadores de Golfe, é sim senhor, um turismo de pessoas abastadas economicamente, mas, iriam eles deslocar-se até lá com uns acessos onde mal se cruzam dois veículos ligeiros… aí já entrava o aeródromo…

4º - Se fosse decidido destruir a pista e plantar lá arvoredo para devolver o verde, certamente que se iam ouvir duras criticas por esse acto, até mesmo por parte do Sr. Nóbrega, porque se diria que se andou a brincar com dinheiros públicos… penso eu!

- Sou um cidadão comum das Terras de Basto e gostaria de ver as pessoas com ideias credíveis para o bom desenvolvimento da região e não propaganda política.