sábado, 31 de maio de 2008

Aviso Importante!


Onde chega a maldade de certas pessoas neste mundo!

Seja cauteloso nos cinemas e teatros!
Verifique as cadeiras quando for ao cinema ou teatro!

Aconteceu um caso com uma colega de trabalho.
Quando se foi sentar numa cadeira e sentiu uma picada…
Então ela levantou-se e viu uma agulha com um bilhete que tinha escrito uma mensagem:


”BEM-VINDO AO MUNDO REAL!
AGORA TAMBÉM ÉS PORTADOR DO HIV POSITIVO!”

Os médicos examinaram a agulha e realmente era HIV positivo, portanto, seja cuidadoso quando for ao cinema ou teatro, verifique bem os bancos antes de sentar.
Também estão a deixar agulhas usadas dentro dos telefones públicos, no compartimento onde as moedas são devolvidas.
Quando as pessoas enfiam o dedo para verificar se tem moedas de troco, acabam por ser picadas por estas agulhas infectadas com hepatite, HIV positivo e outras doenças.

Info via email.

Desconheço se esta informação tem alguma veracidade ou se é pura anedota, mas que isto pode porventura acontecer, lá isso pode.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Bilhetes para o Rock In Rio Lisboa

Como Patrocinador Oficial do maior festival de música do Mundo, a Seguro Directo está a oferecer bilhetes para assistir ao Rock In Rio-Lisboa.

Nas ofertas de bilhetes que está a enviar para os clientes, deixa uma nota, com letras mais miúdas, que diz assim:

"A oferta do bilhete para o Rock In Rio-Lisboa 2008, no Valor de 53€, está sujeita à manutenção do seguro nas condições contratadas durante um ano de manutenção na Seguro Directo. Assim, caso seja anulado, no decorrer da presente anuidade, o valor do bilhete é descontado do estorno a que, eventualmente, houver lugar."

Se eventualmente o segurado, no decorrer do contrato, tiver a infelicidade de ter um acidente em que o seu veiculo fique inútil, no acto da anulação do contrato, tem que pagar o bilhete que é oferecido com o retorno, que eventualmente, houver lugar.

Falta saber se é aplicável, caso o bilhete não tenha sido utilizado!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Engano ou má compreensão

A Duracell nas recomendações de uso e destruição das pilhas, pode induzir o utilizador a errar.

Na parte das recomendações em Português pode ler-se a seguinte informação:

"Respeite os polos + e -, não abra, recarregue ou destrua no fogo. Não misture com outras marcas ou diferentes tipos de pilhas"

(... não abra, recarregue ou destrua no fogo) esta frase deixa dúvidas e pode induzir em erro.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Respeito e Educação

Numa de suas parábolas, o Mestre Jesus colocou: "... Bem aventurados os brandos e pacíficos....". Nos dias actuais, poder-se-ia parafrasear: "... Bem aventurados os respeitosos e educados...".

Na verdade, as duas frases, em se analisando a sociedade actual, reflectem uma grande necessidade: a do respeito e a educação no trato com os semelhantes.

Infelizmente, o egoísmo, o egocentrismo e a prepotência têm prevalecido nas relações societárias. Parece mesmo que o mau proceder se espalha e se insinua cada vez mais.

Vemos comportamentos agressivos e desrespeitosos, no trânsito, na rua, no trabalho, na escola, nos ambientes públicos e, mesmo no lar. Sem sombra de dúvida, isso reflecte a falta de educação, entendida aqui como o respeito ao semelhante e a natureza.

Desde o berço, passando pela educação familiar e a educação formal (escolar) e chegando ao comportamento diário, está se deixando de lado a educação para o respeito ao próximo e a seus direitos.

É preciso que se reflicta que a falta de educação, no sentido em que aqui está sendo exposta, significa principalmente e acima de tudo, falta de amor. Quem não respeita seu semelhante, efectivamente não o ama, e vice-versa.

Fica fácil perceber, por correlação directa, que educar é ensinar a amar, no caso ensinar-se o amor ao semelhante e a natureza.

Pode-se reverter a falta de respeito e educação? Claro que sim. Isso é uma necessidade para que a Sociedade efectivamente evolua e cresça.

E o caminho é o da educação, entendida agora como a facilitação do aprendizado, para que as pessoas, em especial os jovens, incorporem na prática diária o respeito e o amor ao próximo e a natureza.

Essa educação inicia-se e consolida-se em casa, através dos pais, a quem cabe dar limites, orientações e, principalmente, exemplificação. Essa educação deve ser exigida, incentivada e também exemplificada na Escola, em todas as suas etapas e níveis, adequando-se a Legislação para permitir uma maior disciplina, mas também qualificando os Educadores para tal. Essa educação deve ser "cobrada" de si mesmo pela Sociedade, num mecanismo de auto-fiscalização, onde o mau proceder seja denunciado e coibido, e o bem proceder valorizado e elogiado, pelas pessoas, pelos grupos organizados, pela Imprensa e todas as formas de mídia de comunicação. Essa educação passa pelas Religiões, que devem deixar de um pouco de lado o rito e o simbolismo e valorizar a vivência diária, que é onde a Criação Divina se manifesta, nas pessoas e na natureza.

Enfim, é necessário que nos decidamos, como Sociedade e até como Humanidade, por efectivamente buscar a educação, em todos os seus sentidos.

Eduquemo-nos a sermos educados. Em todos os lugares. Em todos os momentos.

Carlos Augusto Parchen

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Paga o justo pelo pecador

A Caixa Geral de Aposentações recusou a reforma a duas docentes que sofrem de cancro. Este é mais um caso polémico que envolve a saúde dos professores.

De acordo com o «Jornal de Notícias», uma professora de Cabeceiras de Basto foi submetida a tratamentos de quimioterapia e radioterapia para tratar um cancro na nasofaringe.

A docente ficou com sequelas graves que a impedem de leccionar, por isso fez dois pedidos de aposentação, mas viu ambos recusados.

O jornal escreve que a última junta médica chegou mesmo a sugerir que a professora «lavasse os ouvidos, arranjasse os dentes e que fosse trabalhar».

O «Jornal de Notícias» conta outro caso, desta vez no Porto. Os reumatologistas de outra junta médica ignoraram três relatórios médicos e recusaram a aposentação de uma professora de 60 anos com cancro da mama.

Em ambos os casos e mesmo sem saúde, as docentes podem ter de voltar a dar aulas caso não vejam aprovadas as reformas antecipadas.

Fonte

terça-feira, 13 de maio de 2008

O exemplo deveria vir de cima

É lamentável que as pessoas deste país, os que fazem as leis para se cumprirem , sejam os primeiros a desrespeita-las.

Primeiro o director da ASAE, agora o Sr. Primeiro-ministro com a mesma transgressão.

Fizeram a lei da proibição de fumar e foram apanhados em flagrante a fazê-lo.

Não sabia que era seu filho.

Estavam dois homens a conversar junto ao posto de abastecimento de combustível, em Arco de Baúlhe, quando nisto vêem um automóvel a grande velocidade passando em frente deles, ao que um exclamou:

- Olha! olha! Que filho da Pª.

O colega que estava na conversa com ele, reconheceu o condutor e disse:

- Olha que é o teu filho!

O pai querendo emendar o que tinha pronunciado, proferiu:

- Ah! - Mas conduz bem!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

As crianças não esquecem

Há uns anos atrás, numa altura que os “professores faziam o que lhes bem entendia” passou-se um caso que me foi contado na primeira pessoa.

Na altura, menino franzino, o Zé estudava as primeiras letras do abecedário na escola primária de Arco de Baúlhe… com uma educação muito rígida, era muito pacifico e não reagia a provocações por parte dos colegas,

Num dia de aulas a professora deu ordem para os alunos irem para a sala de aula e se sentarem, estes correram para os seus lugares… o menino Zé ao chegar ao seu lugar, um “colega” ocupou as duas cadeiras impedindo-o de se sentar no seu lugar.

Como não queria conflitos, o menino ficou ali de pé esperando que o colega o deixasse sentar, nisto sente uma grande bofetada vinda de trás dele e uma voz dizendo: “- senta-te!”.

Era a professora que nem sequer reparou que o colega lhe estava a tapar a cadeira, e sem pedir justificação ao menino e o castigou sem razão.

A pessoa que contou esta história diz que ainda hoje lhe dói essa bofetada e a atitude do colega que originou essa passagem.

domingo, 11 de maio de 2008

Operação Stop da GNR (Brigada de Trânsito)

Há uns anos atrás, em Arco de Baúlhe, um jovem conduzia o seu veículo em direcção à vila de Cabeceiras de Basto, chega ao cruzamento da estrada 206 para a 205 quando avista a Brigada de Trânsito da GNR numa operação STOP.

Recebendo dos agentes ordem para parar, assim o fez…

O jovem condutor tinha conhecimento de que havia um Cabo em funções na Brigada de Trânsito, que era natural de Cabeceiras de Basto.

Com receio que os militares lhe aplicassem uma coima por eventuais incumprimentos e tentando sensibilizar o agente que o abordou, o jovem disse-lhe:

- Eu sou amigo do Sr. Cabo “Borges”! – Você conhece?

Resposta do agente:

- Você está a falar com ele!

Depois de verificar que estava tudo em ordem e achando graça à passagem, o agente deu-lhe ordem para seguir:

- Vá-se lá embora.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Em foco

Nos últimos anos o porco «Bísaro» tem-se afirmado com um potencial de desenvolvimento de produtos de alta qualidade, principalmente nas zonas interiores do País com forte tradição em produtos transformados, como sejam Montalegre, Vinhais, Melgaço, Ponte de Lima, Cabeceiras de Basto e outras regiões.

No entanto, um dos maiores entraves à produção desta raça é a falta de animais, as características do sistema de exploração e a pequena dimensão das suas explorações, nas quais se faz a reprodução de apenas 1 ou 2 porcas reprodutoras e/ou onde se engordam não mais de três porcos para abate.

Para além de alguns problemas técnicos relacionados com baixas performances, más instalações para os animais, fracas condições de bem estar animal, ambiente deteriorado e da falta de homogeneidade dos produtos que o sistema tradicional levanta, outro dos problemas é a dificuldade de implementação de um registo das explorações e de animais, o que dificulta todo e qualquer processo de rastreabilidade que se queira implementar.

Neste sentido, as prioridades do desenvolvimento destas fileiras de produtos relacionadas com o porco «Bísaro» é a multiplicação de reprodutores e o aumento da dimensão de unidades produtivas técnico-económicamente viáveis, respeitadoras do ambiente e bem estar animal, vontade já demonstrada por alguns agricultores e organizações dos mesmos.

Considerando estas prioridades, o presente projecto, aproveitando o conhecimento e a experiência obtidos ao longo do projecto PAMAF-IED 7173, pretende com a implementação de três Núcleos de Selecção estrategicamente localizados em Trás-os-Montes, Entre Douro e Minho e Estação Zootécnica Nacional, em sistemas de exploração inovadores e alternativos ao tradicional (ar livre e semi-ar livre), a multiplicação de reprodutores e a transferência e divulgação destes sistemas de exploração pela produção.


Financiamento: Programa AGRO - Medida 8.1

Programa: AGRO - Medida 8.1

Parcerias: DRAEDM; DRATM; ICETA da Universidade do Porto e a Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça «Bísara».

Data de Termo: 14-06-2005

Orçamento: Orçamento Total 85.489,65 €


Fonte

Um Post, dois Postes

Transitar na avenida Capitão Elísio de Azevedo, na vila de Arco de Baúlhe, é infernal devido em muito ao civismo das pessoas, carros mal estacionados e em segunda fila, obrigam a longas filas de trânsito, principalmente em hora de ponta.

Os prédios que lá foram (mal) construídos quase em cima da via publica obrigam ao défice do estacionamento. Porque penso que já é do conhecimento de todos passo à frente.

O que vai passando desapercebido é isto que vemos na foto, um parque de estacionamento em frente ao edifício Sr.ª dos Remédios com dois postes a tapar a entrada e como se não bastasse tem ainda lá um veiculo (ver orla em vermelho) em fim de vida, há muitos e longos meses, e isso também é notório pelas ervas daninhas que já tocam por baixo do automóvel.

São pequenas coisas como estas que vão infernizando a vida dos cidadãos no seu dia a dia.



sábado, 3 de maio de 2008

O REPÓRTER AMADOR COMUNICA

Nasceu mais um blog em Cabeceiras para logo ser reprimido e censurado, já existem vozes difamatórias e provocadoras dos direitos de liberdade de expressão, penso que por parte daqueles que dizem que em Cabeceiras de Basto está instalado um clima de crispação, radicalização e conflitualidade permanente, mas desta feita por quem não gosta de ouvir oposição, como é o caso deste blog que parece que não condiz com as ideias de quem o lê e se começa a preocupar com uma voz que nasce do nada.

Este blog nasceu única e simplesmente para expressar ideias pessoais e factos que são presenciados no meu dia a dia e transmitir, a quem me quiser ouvir, a minha visão das coisas, penso que deveriam ouvir as pessoas e assimilar o que estas pensam e tirar partido do que estas dizem de melhor…

Não pertenço a nenhum partido político nem sou encomenda de ninguém, sou uma pessoa que gosta de dar contributo de ideias.

Este blog existe para expor uma mente que está cheia daquilo que vê e ouve já há muito tempo, não olhando a quem, só não erra quem não faz absolutamente nada e está quieto no seu cantinho, ninguém se julgue perfeito, pois não existe ninguém com essas qualidades todas, Jesus foi crucificado e era o mais perfeito, mesmo assim, tinha muita gente que o odiava mesmo apregoando o bem.

Quando jovem não dava a devida importância ao que ía acontecendo à minha volta (pensava noutras coisas próprias da juventude), cresci e a minha responsabilidade social também cresceu, daí ouvir-se a minha voz há muito tempo discreta, agora começa a ouvir-se e já querem calar… agora sim, estou a acordar para a realidade que se vive em Cabeceiras… infelizmente!
Não me identifico (nome e morada) por razões que estão bem evidentes e porque tenho experiência, qb, de vida.
______________________________________________________________


APONTO AQUI ALGUMAS MENSAGENS INTIMIDATÓRIAS QUE RECEBI NESTE BLOG, QUE EXISTINDO HÁ TÃO POUCO TEMPO, JÁ É UM ALVO A ABATER PARA QUE EU ME CALE!

- COMENTÁRIOS ESSES QUE NADA TEM A VER COM O POST QUE É PUBLICADO!

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Recriação da lavoura tradicional":

Anónimo disse...
nem venho por mal nem por bem, venho porque me apetece rir...e já estou a ver nas proximas eleições a cdu coligada com PS e o Barreto de braço dado com o Terrivel... bonito!


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Recriação da lavoura tradicional":
Anónimo disse...

Os dois metidos num jugo??



Publicada por Anónimo em Repórter Amador a 2 de Maio de 2008 21:02
Anónimo disse...

Esta gente está muito preocupada com a ecologia, deve ser por isso que ninguem se pode aproximar do aterro sanitário de codeçoso com uma máquina fotográfica que vem logo gente atrás. Porque será?

Repórter Amador, se queres ter problemas na vida e fugir para Espanha, começa a fazer perguntas em Cabeceiras e Celorico.

Depois não digas que não foste avisado!

1 de Maio de 2008 17:10


Anónimo disse...

Então jovem, e você comece a fazer perguntas em Cabeceiras e ponha-se a pau, o Barreto não brinca em serviço!

2 de Maio de 2008 3:11


Anónimo disse...
Eu acho que o aeroporto da Ota ou Alcochete devia ser feito em Cabeceiras de Basto, deitar tudo abaixo e fazer o aeroporto, assim podiam aterrar milhares de turistas e alguns desses, uns dois ou três milhões, até lá podiam aterrar nos seus próprios aviões!
Sr. Repórter, desculpe-me a indiscrição, o senhor é deste mundo ou é mais uma encomenda do Barreto?
Não tarda nada fecha os comentários do seu blogue e depois até fecha mesmo o blogue. Vai uma aposta?

MF
2 de Maio de 2008 17:21
__________________________________________________________________

PARA QUEM NÃO TENHA CONHECIMENTO DOS DIREITOS DE LIBERDADES DE EXPRESSÃO, DEIXO AQUI UM AVIVAR DE MEMÓRIA.


Liberdade de expressão é o direito de manifestar opiniões livremente. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

O discurso livre é também apoiado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, especificamente no seu artigo 19, e pelo artigo 10 da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, embora esse direito não seja exercido em vários países e, em geral, não seja ilimitado.

Os governos podem, sob a égide das Organização das Nações Unidas e dos países que dela fazem parte, limitar formas particulares de expressão, tais como aquelas que promovam o incitamento ao ódio racial, nacional ou religioso ou ainda o apelo à violência contra um indivíduo ou uma comunidade (o que coloca em contradição de legitimidade o próprio conceito desta, visto que não existe liberdade sem a plenitude das livres ideias; o direito mais básico de um ser humano é o de gostar ou não de algo em específico, e algo tão instintivo não pode ser sequer oprimido pelo estado antinatural de coisas; a censura parcial e a censura plena são partes de um mesmo todo; duas faces de uma mesma moeda neuropressoróide - facto).

Segundo a legislação internacional, as limitações ao discurso livre devem atender a três condições: ser baseadas na Lei, perseguir um objectivo reconhecido como legítimo e ser necessárias à realização desse objectivo.

Dentre os objectivos considerados legítimos está a protecção dos direitos e da integridade moral de outros (protecção contra a difamação, calúnia ou injúria); a protecção da ordem pública, da segurança nacional, da saúde e do bem comum.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Operação da GNR em Cabeceiras de Basto

Ontem Cabeceiras de Basto foi noticia na imprensa nacional, o jornal de noticias deu conta que foi levada a cabo uma grande operação intitulada"Rescaldo II" desenvolvida pelos destacamentos da GNR de Barcelos e Guimarães.

O resultado foi um homem detido e 16 constituidos arguidos e apreensão de diverso material, os homens tinham idades compreendidas entre os 20 e os 70 anos e são suspeitos de recepção de material furtado.

Para além do concelho de Cabeceiras foram também alvo desta operação os concelhos de Braga, Fafe, Celorico de Basto e Guimarães, a GNR trazia consigo 17 mandatos de busca e já estavam a ser planeados há oito meses o que levou à apreensão de 25 armas entre as quais 9 caçadeiras, centenas de munições, aves de espécies protegidas, televisor e 50€ em dinheiro falso.

Recriação da lavoura tradicional

Ontem dia 1 de Maio na Quinta da Portela, foi recriada a lavoura tradicional em Cabeceiras de Basto.

Nos dias de hoje as juntas de gado deram lugar aos tractores que fazem quase todo o trabalho agrícola e da agricultura tradicional já pouco existe a comparar com umas décadas atrás.

A iniciativa partiu da Câmara Municipal e da Emunibasto e teve o apoio da Associação Zés Pereiras de Basto entre outras colectividades. O evento descreveu o percurso que se faz numa plantação que vai desde o espalhar do “estrume" passando pelas várias etapas manuais até à sementeira sem esquecer as pausas para o mata bicho, como diziam os mais velhos!

Idosos que estiveram presentes lembraram com nostalgia os tempos de juventude em que faziam esse trabalho diariamente e com muito suor, os campos estavam todos cultivados e mesmo assim se passava muita fome o que não faltava era alegria...

Comemorar o dia do trabalhador trabalhando é no mínimo uma forma original, visto que é um dia de “não trabalhador.”

Ver mais fotos aqui:

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Um exemplo a seguir

Quantas donas de casa de Cabeceiras de Basto, na hora de deitar o óleo de fritar usado fora, pensar:

– agora onde vou deitar isto?

Pois bem, já existe solução viável para isso, basta que para isso haja vontade, não só por parte dos governantes, mas também por parte daqueles que o deitam fora, como é o caso do lixo, ou melhor Ecoponto, que existindo espalhados por todo o concelho a maioria das pessoas continua a misturar todo o lixo doméstico e não se dão ao trabalho de o separar.

Os Ecopontos existem e não são nada baratos, mas o povo não lhe dá a devida utilização, continua-se a ver, por exemplo nas zonas de comércio, os contentores do lixo inútil, sim aquele que não dá para reciclar, estar misturado com papel e vidro, onde isso poderia ser reciclado.

Pois é, dentro de dois meses arranca a BRAVAL, empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA, do Cavado, Trata-se de uma empresa intermunicipal que produz Biodiesel através de óleos usados que vai ter capacidade para tratar 1.8 milhões de litros de óleo usado por ano, Actualmente estes óleos são deitados, na maioria das vezes, no saneamento público e reconverte-los em combustível é sem sombra de dúvida uma óptima solução.

Os óleos domésticos que poderão ser reconvertidos em Biodiesel são; Azeite, Soja, Girassol, Amendoim, Milho e Algodão, assim como também de gorduras animal como é o caso da manteiga.

Há Concelhos vizinhos que já adoptaram por esta medida, são eles, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso e estão a ser distribuídos “oleões” pela população para aí depositar os óleos usados para posterior recolha.

Um exemplo a seguir e Cabeceiras não vai certamente ficar para trás, penso eu!

O ambiente agradece!