segunda-feira, 23 de junho de 2008

Sinais de Luzes a alertar a presença das autoridades


Se é daquelas pessoas que passa pelos agentes de autoridade quando estes fazem operações stop e "desata" a dar sinais de luzes a todos os veículos que se cruzam consigo, então não faça isso, porque pode estar a proteger um presumível larápio ou traficante e outros criminosos...

Supomos que foi roubado um veículo, você ao cruzar-se com o larápio que segue nesse carro, dar-lhe sinais de luzes alertando a presença dos agentes de autoridade, nesses termos, indirectamente, está a colaborar com o individuo autor do furto.

Podia citar muitos mais casos de porque não se deve fazer isso, mas penso que já ficou bem evidente o erro que se comete.

Para si que é condutor, cumpra o código da estrada e as leis sobre segurança rodoviária, e assim conduz descansado, porque "quem não deve não teme"

Marchas Populares em Arco de Baúlhe

O Agrupamento de Escolas de Arco de Baúlhe realizou no dia 20 de Junho as Marchas Populares envolvendo toda a Comunidade Escolar.

O desfile das Marchas teve inicio às 15:00 horas, partindo da Escola EB – 2 , 3 de Arco de Baúlhe, desfilando pela rua do Arco até ao largo da Serra.

Chegados à Serra, os vários grupos, apresentaram as suas Marchas a um júri para ser submetidas a votação para nomeação dos vencedores.

Uma iniciativa que enaltece toda a comunidade envolvida neste evento que deixou maravilhados aqueles que puderam estar presentes, eu pessoalmente sou um testemunho disso, pois também eu adorei presenciar esta bela iniciativa.

Tudo esteve excelente, só mesmo um reparo, o trabalho imenso e o empenho que os professores, alunos e outras pessoas envolvidas tiveram, merecia ser apreciado por muito mais público, que não pode estar presente devido às horas e também ao dia que as Marchas foram realizadas.

Tenho uma firme convicção de que se estas Marchas fossem realizadas num horário acessível a toda a gente, traria ao Arco muito mais publico, destaco as Marchas Populares como sendo uma das iniciativas/festa mais bem realizadas no Arco de Baúlhe.

A festa prolongou-se pela noite dentro com comes e bebes abrindo o apetite ao convívio.

A Iniciativa teve a colaboração da Associação de Pais, Comissão de Festas do Arco, Câmara Municipal e Junta de Freguesia do Arco.

Parabéns pela iniciativa, e um encorajamento para o ano.

domingo, 15 de junho de 2008

Estratégia de Lisboa

Portugal já cumpre Estratégia de Lisboa para o emprego feminino até 2010: mais de 60 por cento das mulheres trabalham...

Não admira! - Com os ordenados que os maridos auferem, só lhe resta trabalhr. Enquanto noutros países o homem da casa aufere ordenados que lhe permitem sustentar por si só as despesas.

sábado, 14 de junho de 2008

Isto é Marketing

Já se tornou num hábito os supermercados atribuir um máximo de unidades de produtos para venda por cliente.

Puro Marketing para levar o consumidor a ter uma ideia errada das coisas, fazendo transparecer que o produto em causa é um bem escasso ou então muito procurado e assim, com isso, convencer que são obrigados a racionar.

Assim, um consumidor menos atento, vai e leva o permitido e até volta de novo para buscar mais.

Acontece já à bastante tempo com o leite, e é sabido que Portugal já sofreu sanções da união Europeia por ter ultrapassado o máximo de cotas de produção estipulada.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Não culpem o Repórter

Rumores de culpabilidade atribuída, linguagens escritas ou gestuais, são códigos, e com eles se comunicam. Vivemos segundo alguns códigos de ética que pensamos ser a mais correcta que por vezes são objecto de verdadeira discórdia. Paira sobre mim um certo receio de turbação por interesses políticos e artimanhas de compadres. Mas estou esperançoso na verdade e na Justiça, culpem os culpados e absolvam os inocentes.

Linguagens de cegos, determinam palavras evocativas, cenas hilariantes ou tristes. Linguagens técnicas, linguagens profissionais, o jargão dos médicos, e de outros tantos, que precisa eventualmente ser traduzido para o comum mortal.

Linguagem é a roupa da mente: Escrever com abreviaturas, siglas, formas enigmáticas aos desavisados é apenas uma maneira divertida de dizer muito em poucas palavras e sem que muitos percebam. Isso passa-me completamente ao lado estou ciente da minha não culpa.

Não tenho legitimidade para comentar em blogs, tendo o meu fechado a estes, nisso somente errei no vale da fumaça.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Estação Ferroviária de Arco de Baúlhe

Jorge Rego de Vila Nova de Gaia, Professor de Fotografia na Escola Secundária Soares dos Reis no Porto. Membro da National Geographic Society em Portugal. Entusiasta de Comboios e Coleccionador à Escala HO, escreve sobre o Arco de Baúlhe:

A Estação de Arco de Baúlhe é o exemplo de como se pode preservar o património. Está muitíssimo bem conservada e isso é devido à Câmara Municipal. Aproveite um fim de semana e viaje a terras de Cabeceiras de Basto.

Um bom exemplo de como podemos ser vistos de fora quando se faz algo na preservação do património.

Esta estação foi agraciada com o primeiro prémio do Concurso das Estações Floridas em 1962.


quarta-feira, 4 de junho de 2008

Um Irónico "Assim, Não!"

O jornal O Basto na última edição publicou uma notícia sobre mensagens de indignação, ironicamente diz, que o Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos foi alvo de mensagens de indignação.

Ora meus senhores, essas frases escritas estão a contrastar com a realidade, pois se não houvesse liberdade certamente que não se praticavam esses actos de puro vandalismo ao sujar a fachada de um edifício público que é de todos nós. Estamos sim a presenciar liberdade em excesso perante estas depredações.

Penso que esse/s vândalo/s que praticaram esses actos, estariam a pensar que o edifício em causa era propriedade do alvo das indignações.

Se o autor, por acaso, foi uma pessoa “adulta”, deveria pagar por isso e responder perante as autoridades, pois como diz o jornal as brigadas da Câmara tiveram uma pronta intervenção – à nossa custa.

Se porventura foi um menor, tenho a dizer que as crianças são o reflexo daquilo que vêem e absorvem. Tomam certos tipos de atitudes de acordo com os actos dos pais, não só nestes como também nos meios de comunicação e no convívio com outras pessoas.
Os jovens absorvem o bom e o ruim, tornando-se necessário então, o equilíbrio dos pais e demais pessoas com que estão a conviver!

Mas não só os jovens e as crianças são influenciados, também os adultos por vezes se deixam influenciar por maus exemplos…

Penso que neste caso o jornal deveria apelar às autoridades e ao apuramento das responsabilidades como já fez em outros casos…

terça-feira, 3 de junho de 2008

Dia Arciprestal da Família em Cabeceiras de Basto

Realizou-se no passado Domingo o Dia Arciprestal da Família em Cabeceiras de Basto.

Além de ser uma pessoa educada na religião Cristã, não sou particularmente um exemplar seguidor, no que toca a marcar presença nas igrejas.

Penso que é na prática dos bons exemplos, na boa educação e no respeito pelo próximo que está o verdadeiro seguidor da doutrina cristã.

Desta vez também marquei presença neste evento, e devo dizer que admirei a afluência de pessoas nesse dia.

Dia este que também elevou o Dia Mundial da Criança, dado que, as crianças da catequese estavam presentes neste evento.

As pessoas presentes foram separadas em três grupos;

O primeiro grupo: Crianças da catequese.

O segundo: Noivos e casais até 5 anos de matrimónio.

O terceiro: Casais com mais de 5 anos de matrimónio e restante povo.

Cada um destes grupos teve iniciativas diferenciadas e em locais diferenciados, realizando-se no Mosteiro de Sº Miguel de Refojos e nas instalações do Colégio adjacente tendo como surpresa um repasto no final, terminou por volta das 18 horas.