terça-feira, 30 de setembro de 2008

Blogs "chegaram" ao parlamento europeu

É inegável a importância que os blogs actualmente têm no pluralismo e na liberdade de expressão, ganhando cada vez mais um estatuto valorizado na sociedade. Mas há cuidados a ter nas publicações que se fazem, o plágio não é permitido e quando se citam declarações ou se retiram excertos de uma certa publicação é obrigatório citar a fonte. Devem-se respeitar os direitos de autor.

E a relevância que estes estão a ter já chegou ao parlamento europeu, onde os deputados europeus aprovaram uma resolução sobre a concentração e pluralismo dos meios de comunicação sobre questões relacionadas com o estatuto dos blogs.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Afinal tinha dono!

Toda a gente sabe, ou deveria saber, que possuindo um animal de estimação, todos temos responsabilidades pelos actos do dito animal, certo? - Mas em muitos casos, senão quase todos, na hora de assumir responsabilidades o bicho nunca tem dono…

Com isto vou contar uma peripécia que aconteceu com um condutor do Arco de Baúlhe.


Deslocava-se numa viagem a Trás-os-Montes com a sua viatura semi-nova, o Sr. “Manuel” ,quando nisto à frente da viatura se atravessa um animal canino, não conseguindo parar, esbarrou contra ele… resultado: frente do veículo danificado, concerto para umas centenas, o cão em estado grave e não falava para dizer quem era seu dono, etc.

O senhor ao verificar os eventuais prejuízos da viatura resolveu procurar o legítimo dono do animal… depois de várias tentativas frustradas lá lhe disseram a quem pertencia… Ao abordar o proprietário, este negou que o cão era seu (pois, pois, não queria pagar…).

O lesado, o dono do veículo, reflectiu naquele momento e então disse ao homem:

Então o cão não é seu!? – É pena, porque eu tenho seguro multi-riscos e o proprietário ainda iria receber umas massas!

Palavras mágicas, o cão ganhou logo dono!

O proprietário do animal convencido que iria receber umas massas pelo cão acidentado, aderiu reconhecendo ser o dono e então chamaram as autoridades para fazer o registo da ocorrência...


Resultado final:

O dono do animal teve que pagar todas as despesas inerentes ao concerto do carro, por seu lado, o dono do veículo não possuía multi-riscos, isso foi dito na tentativa de convencer a reconhecer ser o legitimo dono.E conseguiu:


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Deco lança campanha de protesto contra gasolineiras

Defesa do consumidor (DECO) protesta contra a demora de reacção das gasolineiras em descer os preços dos combustíveis.

Reivindicam ainda, mais transparência e a criação de uma entidade reguladora para o sector.

Se pensa em juntar-se a este protesto, a forma de o fazer é não abastecer combustíveis no dia 27 (Sábado) durante todo o dia.

Este protesto, quanto a mim, não trará resultados significativos. Se não se abastece nesse dia, no dia seguinte abastece-se mais, ou no dia anterior. Mas valerá certamente a pena.

Não passou grande tempo do protesto dos camionistas (pescadores…) que pararam à força o país com as suas exigências, actualmente os preços começaram a cair e é velos mudos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Lisboa, cercana e imprescindible

Lisboa pousa na foz do rio Tejo como uma cidade de aparência decadente, mas com um enorme charme. A Capital Portuguesa merece, pelo menos, um fim-de-semana, se o visitante quiser aproximar-se a sua essência.


O viajante, reduzido para dez o infinitas possibilidades de Lisboa, a fim de simplificar a uma curta escapada à cidade da luz.

1. Em Lisboa há que chegar em todo o Tejo. Para entender melhor o aspecto da cidade é essencial passar por uma das suas duas pontes rodoviárias: a Ponte em 25 de Abril, nomeada em homenagem a data da Revolução dos Cravos, e Vasco da Gama. A primeira é uma imponente construção de aço, de cerca de 2 milhas e um dos ícones da cidade. Os engarrafamentos resultaram na construção da Ponte Vasco da Gama, 17 quilómetros, atravessando o rio de Sacavém ao Montijo, perto do Parque das Nações.


2. O Parque das Nações sediou a Expo 1998, favoreceu e lavou o rosto é a parte mais moderna de Lisboa. Para além dos edifícios herdados da Exposição Universal e ao Oceanário, prestigiados arquitectos revitalizaram a área. Santiago Calatrava desenhou o centro comercial Vasco da Gama e da Estação do Oriente, o grande trocador de comboio, autocarro e metro. Dentro de alguns minutos, o metro leva os visitantes para a área e convidados de um dos modernos hotéis no Parque das Nações para o coração de Lisboa. Os pisos de alguns deles oferecem uma bela vista do Tejo, especialmente à noite.


3. A Baixa. Em seguida, no centro (metro Rossio) está vinculado ao escorregamento pela grade depauperada da Baixa, os flattest Lisboa, o turismo e o comércio. Este bairro, construído pelo Marquês de Pombal sobre a antiga cidade que foi destruída por um terramoto em 1755, Casa do Teatro Nacional Dona Maria II, a Praça Dom Pedro IV, a Praça da Figueira e da Praça.


4. Viajou à Baixa, é dilema: tomar o famoso elevador de Santa Justa para o Bairro Alto, ou, inversamente, a cascata das ruas íngremes de Alfama? Em primeiro lugar, optamos por embarcar o eléctrico 28, abarrotado de turistas, assentos em madeira branca e amarela, sobe para o Castelo de São Jorge. Também chamado Castelo dos Mouros oferece a partir do topo da cidade uma das mais belas vistas da cidade. Antes de continuar caminhando em direcção à Sé de Lisboa, o decadente catedral românica do século XIII, vale a pena fazer uma paragem no bar do Chapitô (Rua da Costa do Castelo 1-7) e sua esplanada, para tomar um fôlego, vinho ou um jantar ao entardecer, com vista da Baixa. Alfama, o bairro rompe pernas que sobreviveu ao terramoto de 1755, é considerado o berço do fado e as suas ruas estão cheias de turistas que passeiam com a língua, por suas estreitas ruelas em declive, deitado sob as roupas das casas.


5. O Bairro Alto de Lisboa é equivalente a mais viva, a jovem atmosfera e vida nocturna. Uma infinidade de bares e restaurantes siga as ruas estreitas do Chiado, que é o ponto de encontro Praça Luís de Camões. Se o fado nasceu em Alfama, Bairro Alto é a casa e muitos locais especialmente concebidos para proporcionar entretenimento para os turistas.


6. Fado é a derradeira expressão da música e Portuguesa em Lisboa está em toda parte. Há Fados para todos os gostos e orçamentos, a partir de 70 euros para jantar e entretenimento até o Fados espontâneos, instalações sem alimentos e bebidas, como a Tasca do Chico (Bairro Alto). É a mais autêntica e residência turística de Alfama, onde a saudade, a melancolia dos fadistas vem a lume no seu máximo esplendor.


7. Lisboa não é compreendida sem o Tejo-like chamada para o Português Tejo. Tudo ao redor do aro, a partir do famoso promanado do rio Parque das Nações, ao longo da rota clássica para a Torre de Belém (o essencial fotos com a ponte em 25 de Abril de fundo). Embora muito ainda está em construção, pode ser uma boa ideia para abordagem de Lisboa Ribeirinha e cacilheira, de onde partem barcos para deixar Cacilhas. No caminho certo para o oceano, a Estrada Marginal conduzindo a Cascais e Estoril. Tanto o Boca do Inferno Cascais como o Casino Estoril e luxuoso ambiente merecem uma tarde e estão a poucos quilómetros da capital Português.


8. A Lisboa cultural: o país da maior colecção de arte do século XX, está no Museu Berardo, o Centro Cultural de Belém, que alberga, entre outras disciplinas, surrealismo e pintura pop art peças de Picasso, Miró, Duchamp, Mondrian, Dali, Bacon e Warhol. - Centro Cultural de Belém (www.ccb.pt; 00.351 213 61 24 00). Praça do Império. Lisboa. Aberto a partir de 8,00 a 20,00, nos finais de semana até 1900. - Museu Colecção Berardo (00351 213 61 24 00; www.museuberardo.com). Praça do Império. Lisboa. Aberto das 10:00 às 19:00, sexta-feira, até 2200. Entrada livre até o final de 2008.

9. Pastéis Belém: A melhor maneira de chegar ao bairro de Belém, apanhar o eléctrico 15 muito mais moderno do que o 28 -, que circula em paralelo ao rio. O visitante percebe a sua entrada no bairro em termos de aparência, com fascínio, a fachada do Mosteiro dos Jerónimos. Quase é cometer o pecado da negligência não comprar numa casa popular dos pastéis de Belém, uma das jóias de Lisboa, em qualquer uma das lojas perto do templo.


10. E é a hora de sair, qual a melhor maneira de sair de Lisboa de condução sobre a ponte em 25 de Abril para o outro lado do rio, onde o monumento ao Cristo Rei, uma réplica do Rio, no Rio de Janeiro, parece estar a dizer adeus decadente cidade da luz, da qual o visitante pode deixar de esquecer.
In: El País (texto traduzido)


O que temos cá, por vezes, é mais valorizado pelos estrangeiros...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Alunos da Escola Secundária de Fafe indignados enviam mensagem circular por e-mail

"A aluna em causa é filha da F. M. o que explica muita coisa, sim essa tal que dá notas baixas aos alunos por estes não pertencerem ao 'seu' extracto social, depois vai-se a ver e arranja a papinha toda feita pra filhota não ter as notas que só o POVO tem.
Eu queria ver se fosse um coitadinho qualquer se havia médico para passar atestado. Já agora, as necessidades educativas especiais têm um acompanhamento especial, são alunos desde que devidamente identificados e encaminhados, terão procedimentos por consequência adaptáveis. Terá esta aluna sido abrangida pelo 3/2008 ???

Agora, como é que o 2.º professor corrector conseguiu saber que a aluna por ter de facto uma necessidade educativa especial (supostamente apontada pelo tal atestado milagroso), dizia eu, como é que se pode partir do princípio que a resposta que estava errada passa a estar certa?? já que o exame não tinha qualquer tipo de adaptação, assim sendo era decretado como inválido.

Subam na vida sim, mas honestamente!!!"

R. Cabeceiras de Basto, 23, São Paulo, SP

Andava eu numa de bisbilhotice cibernética e pus-me a procurar vistas aéreas por satélite no Google mapas, quando dei por mim no Brasil, para meu espanto não é que existe uma rua, no país de `nossos irmãos´ brasileiros, chamada Cabeceiras de Basto.
O que faz questionar-me: É se este nome foi atribuído à rua em homenagem a algum cabeceirense imigrado nesse país que se destacou por algum feito e daí ter merecido esta homenagem? … Ficarei sem saber, mas que gostei, lá isso gostei!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

No futuro são estes os médicos, ou magistrados, ou professores, ou outra profissão qualquer de estatuto elevado que nos assiste?

Recurso de aluna fez disparar as notas


A reavaliação dos exames nacionais de uma aluna do 11.º ano da Secundária de Fafe transformou notas "sofríveis" em "excelentes". Os restantes pais não se conformam e já foi pedida a intervenção do Ministério da Educação.


Pais e alunos das turmas do 11º ano, do ano lectivo transacto, da Escola Secundária de Fafe estão revoltados com a "subida astronómica" que tiveram as notas de uma aluna que pediu recurso dos exames nacionais de Física e Química e de Biologia e Geologia. As notas transformaram-se, após o recurso da aluna, de positivas sofríveis em notas de excelência.


"Na prova de Física e Química passou de 9,8 para 18,9 enquanto na prova de Biologia e Geologia a nota de 11,6 transformou-se em 19", explicou ao JN um dos vários encarregados de educação que se apresentam revoltados com este volte-face na classificação dos exames nacionais.


"Como é possível que um professor avalie uma prova com uma nota muito baixa e a mesma prova seja reavaliada e colocada quase com a cotação máxima?" Esta pergunta atravessa, por estes dias, a mente de vários pais e alunos que se sentem injustiçados e descriminados pelo tratamento dado a este caso. A desconfiança dos pais é ainda reforçada pelo facto de a mãe da aluna em causa ser docente naquele estabelecimento de ensino e, segundo alegam, "há cerca de três anos" ter acontecido "o mesmo com outro filho que agora até está na universidade a cursar Medicina".



Um dia mais tarde é ver o médico a operar a perna errada, o magistrado que só quer honorários, o professor que se preocupa com avaliações, enfim, nós por cá...

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O JOGO DOS TRÊS Ls

Mais uma vez o Porto está na liga milionária... contra a vontade de alguns clubes e respectivos adeptos…

Continua a ser o club que mais capital encaixa nos cofres e que mais alegria dá aos adeptos, ontem não foi excepção ao golear o Fenerbahce por 3 a 1, fica (me) na memória como o jogo dos Ls - Lisandro Lopez, Lucho e Lino, marcaram os golos da vitória… A ver vamos o que as outras equipas, aquelas que lhe queriam ocupar o lugar, conseguem fazer...

José Sócrates é o preferido dos portugueses para o cargo de Primeiro-Ministro

José Sócrates é o líder partidário em que os portugueses têm mais confiança para desempenhar o cargo de Primeiro-Ministro. De acordo com a sondagem Correio da Manhã / Aximage, realizada entre os dias 8 e 10 de Setembro, 38,7 por cento dos inquiridos prefere José Sócrates para Primeiro-Ministro.


De acordo com este estudo, o PS está a subir nas intenções de voto. Se as eleições se realizassem hoje, o PS reuniria 35,7 por cento das intenções de voto, situando-se à frente de PSD (28,9 por cento), CDU (10,5 por cento), BE (9,3 por cento) e, por fim, CDS (3,8 por cento).
Info. via mail.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Grupo Motard "Os Bastos" vão dar Show

O grupo motard "Os Bastos" vão dar um espectáculo de Freestyle já no próximo dia 13 de Setembro (sábado à noite), pelas 22 horas no Campo do Seco em Cabeceiras de Basto.

Este grupo de motards é uma recente colectividade originária da Freguesia da Faia, Concelho de Cabeceiras de Basto, e tem vindo a crescer, no ano transacto demonstrou isso mesmo com um grandioso espectáculo de Freestyle com um conceituado e reconhecido profissional das duas rodas. O palco foi junto da Central de Camionagem de Cabeceiras. Eu estive lá e aconselho a não perder este ano.

Este ano terá dois conceituados artistas deste desporto, são eles N H Pina e Jak

Veja aqui alguns espectáculos destes profissionais

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O PODER DA FOTOGRAFIA

A imagem estática tem o grande poder de nos fazer recuar no tempo e avivar com nostalgia os tempos de outrora.

Tem poucas palavras que possam descrevê-la, sendo ela utilizada em diversas áreas que em muitos casos dispensa descrições, falando por si, tem a sua história para contar e ocupa um lugar insubstituível na sociedade desde os tempos da sua invenção, ganhando cada vez mais fulgor com o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.

Veja a foto do Largo Justino de Sousa (Lugar da Serra) tirada há mais de trinta anos, que nos faz viajar no tempo.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Agora conto com uma preciosa ajuda na gramática.- O Dr. Professor Mamarracho

"passas por aqui, neste caminho público que agora é meu, e levas porrada velha"

Direito de resposta

Pois é! Não sabia! - Mas houve um amigo que fez questão de me informar.
Dei uma vista de olhos no
Mal Maior e deparei-me com alguns posts inspirados no Repórter, coisas de comadres e da má-língua, palavras de escárnio e de mal dizer. Não estranho, já que esse é o seu lema. Parece que tem problemas de absorção em relação a este blog.
Ao Repórter Amador o que mais preocupa são questões bem mais sérias do que os assentos em sílabas graves.

Ao dar uma vista de olhos no seu blog, ou melhor, só no post que escreve acima, realmente não existe nenhum erro gramatical nem de pontuação, parabéns…
Mas mesmo assim vou apontar alguns. (Estudante Universitário!???)


miguel - Escreve-se com letra Maiúscula.(É um nome próprio)
Parenteses - Escreve-se com um acento circunflexo na segunda vogal. (parênteses)
Usocapião – Escreve-se com u e não com ó. (Usucapião)
quinta do moitcho – Quando é um nome próprio escreve-se com letra maiúscula, e não se diz moitcho (palavra de escárnio talvez), diz-se Mocho.
Depois de um ponto parágrafo escreve-se sempre com letra maiúscula. - não é Dr. Professor?
Churote - É uma palavra que não existe no dicionário, é uma alcunha inventada, por isso leva acento conforme se quiser pronunciar.
Algo vai mal nas Universidades Portuguesas quando um estudante de
medicina não sabe escrever.

Não desvies atenções de questões sérias como a que escrevo no post. E além disso andas mal informado…”não há queixas nas entidades" "incompetentes” então um membro da junta de freguesia, tão inteligente, não sabe que o caso da agressão do funcionário da junta à qual pertences, foi arquivado? (ou abafado?) E que ele desde então, segundo a família, já tentou o suicídio?
A primeira agressão já lá vão meses, e só agora a Junta de freguesia está a despertar para o problema, depois de ter outras agravantes?

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Aeródromo de Cabeceiras de Basto - Abadim -

Terraplanagens prontas dentro de dois meses

Na sua deslocação ao distrito de Braga, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, visitou o concelho de cabeceiras de Basto, designadamente a pista de aeronaves e os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.

A pista de aeronaves, localizada na Serra da Cabreira, em Abadim, foi construída para responder em situações de emergência e auxiliar o combate aos incêndios florestais. A pista será utilizada para fins turísticos e de lazer, prevendo-se ainda a construção de uma pista para cavalos de corrida.
Trata-se de um projecto antigo que está em construção há vários anos e que conta já com a colaboração de empresários locais, população, conselho directivo e Junta de Freguesia de Abadim, serviços florestais, protecção civil e Regimento de Engenharia n.º3 de Espinho, que actualmente está a realizar trabalhos de terraplanagem, que se prevêem concluídos dentro de dois meses, pondo termo à execução desta pista de aeronaves que tem 900 metros de comprimento.

O secretário de Estado elogiou a capacidade do município em mobilizar a sociedade civil, onde cada vez mais, “todos temos responsabilidades”, e nas quais “devemos colaborar e trabalhar em articulação”, em prol do bem-estar da população.
A comitiva visitou, ainda, a área de lazer e barragem da Serra do Oural, valência que também serve de apoio ao combate aos incêndios florestais.
Seguiu-se a visita aos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses. Aqui o secretário de Estado viu as novas viaturas que esta corporação dispõe e inaugurou a sala de reuniões e o gabinete da direcção.
Segundo o presidente da direcção, Jorge Machado, disse tratar-se de “um dia feliz”, já que foram suprimidas algumas necessidades da corporação que tem cerca de uma centena de voluntários.
Além da contínua formação dos seus elementos, estão em agenda outros projectos, nomeadamente a ampliação e recuperação do quartel. Finalizando, José Medeiros realçou a importância da coesão entre as equipas, que com trabalho e empenho procuram fazer parte da solução na resolução dos problemas.

fonte:Correio do Minho

"Os trabalhos de terraplanagem prevêem-se concluídos dentro de dois meses, pondo termo à execução desta pista de aeronaves que tem 900 metros de comprimento"

Uma duvida que fica é se esta pista irá ficar em terra batida? se sim!, será muito mau e bastará uma estação do ano para danificar a pista - O Inverno.

Esta obra amada por uns e odiada por outros, motivo de discórdias politicas e não só, espera-se e deseja-se que seja útil, à partida penso que sim, não estivesse ela a ser construída para auxílio nos incêndios florestais. Neste sentido já valerá certamente a pena.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Habitante do Arco de Baúlhe usurpa caminho público e espanca quem tente passar

Um habitante recém-chegado ao lugar da Serra está a fazer história pelas piores razões e que são bem visíveis em vários níveis e sob muitos aspectos entre eles a usurpação de um caminho pedonal público e agressão a quem lá tenta passar.

O estranho caso está a por os habitantes daquele lugar e os utentes daquele caminho no limite da sua paciência. Várias pessoas que o utilizam há muitos anos, foram agredidas e obrigadas a receber tratamento hospitalar.


Um funcionário da Junta de Freguesia, quando fazia o trabalho de limpeza nesse caminho, foi o primeiro a ser agredido, tendo sido necessário internamento hospitalar. Mais recentemente, no dia 31 de Agosto, foi agredida violentamente naquele local de passagem, uma senhora, Sofia Barros Mendes.

Se não consegue entrar em contacto físico, tudo serve para agredir quem por lá quiser passar, relatos das vítimas contam que atira garrafas, água e outros objectos que encontra à mão.

O insólito caso acontece no limite do Lugar da Serra junto à Ponte Nova. Um ex-construtor civil que ali construiu moradia, cortou o caminho pedonal público que dá acesso directo do Lugar da Serra à Ponte Nova.

O referido caminho beneficiou de obras num passado recente, foram feitas escadas em cimento ladeadas por um corrimão e arranjado tudo o resto em calçada – Agora está a sofrer de uma desejada e predatória posse privada. Um grande abuso de usurpação do espaço público.

A Junta de Freguesia em conjunto com outras entidades competentes tem por obrigação de combater este verdadeiro desaforo no caminho de passagem (que não é sem saída) ilegalmente fechado por um morador mal intencionado, que colocou correntes e um muro, impedindo a livre circulação de pessoas num espaço público. E como se tudo isto não bastasse ainda coloca uma placa informativa ou gozativa com a seguinte descrição " Proibida a entrada sem autorização" (ver na foto um rectângulo por cima do corrimão esquerdo)

Teme-se que este episódio tenha um desfecho trágico, por esse motivo as autoridades devem tomar medidas imediatamente.