terça-feira, 17 de março de 2009

Incêndio em Basto, S. Senhorinha, esteve muito próximo de habitações

Ora aí estão as primeiras grandes chamas a queimar o pouco de floresta que vai sobrando de anos anteriores. Foi nesta Quarta -feira dia 11 que deflagrou um incêndio de proporções consideráveis na Freguesia de Basto (Santa Senhorinha). O Repórter esteve no local e verificou que as chamas estiveram muito perto das habitações.

Embora as temperaturas já sejam um pouco altas para a época, não é indicador de que tenha sido provocado pelo calor que se fez sentir nesse dia.
A causa mais plausível será de que tenha sido provocado por queimadas, que nesta altura do ano abundam sem autorização.
(Clique na imagem para melhor visionamento)
As queimadas prejudicam o solo, pois além de destruir toda a vegetação, o fogo também acaba com nutrientes e com os minúsculos seres (decompositores) que actuam na decomposição dos restos de plantas e animais, prejudicam a fertilização do solo, favorecendo a erosão. Em outras palavras, o fogo contribui para o efeito estufa devido à emissão de dióxido de carbono, monóxido de carbono e óxido de nitrogénio.
Seja responsável, não destrua o pouco que resta da nossa FLORESTA.

terça-feira, 10 de março de 2009

Triste figura: 7-1

Pela primeira vez que o Sporting se qualifica para os oitavos de final da Liga dos Campeões leva "coça da velha", 12 golos sofridos em dois jogos e só um marcado. «É este clube, um dos grandes portugueses?» Valha-nos o apito dourado do Porto que brilha lá fora, e mostra, pelo menos é o que tem acontecido, que é um dos grandes, não de Portugal mas da Europa.
Para um português que se preze, é uma vergonha, um club como o Sporting tem por obrigação lutar por mais do que um simples campeonato ou taça de Portugal. Resumindo, demonstrou não merecer estar nesta competição.

terça-feira, 3 de março de 2009

LICENÇA DE PESCA LÚDICA - ALTERAÇÔES

No dia um de Março abriu a pesca lúdica, após deslocação à sede de Concelho para adquirir a respectiva licença deparei-me com alterações à sua aquisição que, diga-se, louvável. Trata-se de uma medida do plano simplex do governo.
Actualmente é feita através das Caixas Multibanco, não precisa perder mais tempo em deslocações, adiando aquele dia de pesca com os amigos por causa do titulo de autorização, até mesmo aos Sábados, Domingos e Feriados pode fazê-lo, basta deslocar-se a uma Caixa de Multibanco mais próxima munido do seu Bilhete de identidade, Nº. de Contribuinte, e claro, do Cartão Multibanco ou de Crédito.

Possivelmente já antes se poderia adquirir desta forma, mas que a maioria desconhecia e continuavam a deslocar-se aos balcões da Direcção-Geral dos Recursos Florestais ou às organizações de Caça e Pesca.

SE PRETENDE OBTER A LICENÇA DE PESCA LÚDICA

Para tal, depois de introduzir o Cartão e o respectivo código, deverá seleccionar as opções:

“Pagamento de Outros Serviços”
“ Estado e Sector Público”
“Licenciamento de Pesca Lúdica”


Depois é só seguir as opções que melhor se enquadram com o que pretende.

No final, é só confirmar os dados e já está, espere pelo talão emitido que constitui a licença de pesca lúdica, podendo ser fotocopiado e plastificado, para efeitos de melhor preservação.
Continuará a ser possível, qualquer pessoa, desde que possua um cartão de Multibanco, poder solicitar a emissão de uma licença de pesca lúdica para outra pessoa, desde que disponha do respectivo nº do Bilhete de Identidade.
Para qualquer esclarecimento adicional, contactar a Direcção Geral das Pescas e Aquicultura.