sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Posto de abastecimento de combustíveis em Vidágo , propriedade de um conterrânio de Cabeceiras «Vitor da Faia» assaltado à mão armada

O funcionário foi alvejado...

O funcionário de uma bomba de gasolina de Vidago foi, ontem à noite, agredido e baleado por um indivíduo que, depois de lhe ter pago, lhe exigiu o dinheiro que tinha no bolso. O assalto terá acontecido cerca das 23h00. Depois de o empregado da bomba, Francisco Nóbrega, de 54 anos, lhe ter colocado os cinco euros de gasóleo que pedira, o indivíduo entregou-lhe a nota, que o funcionário terá juntado à totalidade que tinha no bolso, cerca de 250 euros. Terá sido nesse momento que o homem, agora já de pistola na mão, terá ordenado: “Dá cá isso”. Mas Francisco não acatou a ordem e fugiu para o interior da recauchutagem que existe no local. O indivíduo seguiu, empurrou a porta e agrediu o funcionário com o murro. Mesmo assim, o funcionário do posto terá continuado a resistir para não entregar o dinheiro. Terá sido então que o assaltante lhe deu um tiro. Francisco foi atingido, de raspão, na zona do tórax. Foi assistido no local pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Chaves, não tendo sido, por isso, necessário deslocar-se ao hospital. Os ladrões fugiram por uma estrada secundária, que faz ligação a várias aldeias, entre as quais São Pedro de Agostém, onde o carro apareceu incendiado, no campo de futebol, no meio de pinhal. Tudo indica, por isso, que mais alguém estivesse implicado no assalto, e terá recolhido os dois indivíduos depois de terem incendiado o veículo.
Fonte

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Um achado





Encontrei esta foto entre outras que tenho nos meus álbuns e resolvi partilhá-la com os leitores.
Foi tirada há mais de vinte anos e é uma vista panorâmica da Rua da Recheira, Largo Justino de Sousa e Nó Viário . Em Arco de Baúlhe.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Pobre Desgraçado

Os raios de sol a desafiar, a água amena, tempo livre até chateia, lá estava o pobre desprezível e obeso. Tomava duche nas águas poluídas.

Na bagagem, que não existia, trazia o champô de marca lava a alma, para esquecer os esquecimentos, desses esquecimentos que o magoam toda a vida, o de ser diferente, sim porque se tinham esquecido de o trazer ao mundo, perfeito.

A toalha era de pedra, pelo corpo escorriam as gotas do protector solar, o suor. Chegavam meninas de corpos esbeltos, bem torneados, essas sim com bagagem, olhavam ao longe e viam o pobre desgraçado, para elas um monstro, não era o provável rapaz que gostariam de encontrar ali.

Ficavam em compasso de espera indecisas se haveriam de prosseguir em frente na direcção dele.

Decididamente prosseguiram, depois de um recuo, chegaram e faziam, como que para ele fosse, um strip rápido e sem música, tiravam a roupa deixando o corpo semi-despido… ele, depois de banhar as banhas, vestiu as roupas emporcalhadas, t-shirt em cima de t-shirt, e ficou ali, não consegue disfarçar o olhar inconveniente tirando medidas de cima abaixo das beldades que acabaram de chegar.

Começou a notar o estorvo que estava a causar, via nele uma rotunda, onde toda a gente rodopiava em redor para não se aproximarem demasiado.

Depois de uma tarde bem, mal, passada, decididamente regressa a casa murmurando baixinho para os seus amigos, imaginários, subindo a encosta dolorosa da vida de regresso para mais um dia… Pobre desgraçado, sem alma nem pecado, dói ser assim.

“Invasão” pacifica de Militares em Cabeceiras de Basto

Decorrem, em Cabeceiras de Basto, desde a passada quinta-feira, dia 24 de Julho e até ao próximo dia 31, exercícios militares de aprontamento da Brigada de Intervenção – Agrupamento MIKE (Exercício Pristina 082) que irão instalar-se no próximo mês de Setembro no Kosovo, por um período de seis meses.

Quem não estava informado deste evento ficou de veras estupefacto com o aparato Militar. Um pouco por todo o lado, tem-se visto nestes dias, dezenas de veículos de guerra e centenas de militares que não deixam ninguém indiferente.

É bom recordar.

A não perder, amanhã, dia da despedida, haverá uma Cerimónia Militar no Parque do Mosteiro às 12 horas.


sexta-feira, 25 de julho de 2008

to be or not be, that is the question

Recentemente tomei conhecimento de uma discussão que consistia basicamente sobre se o blogueiro poderia ser considerado um Repórter, mesmo sem formação académica, pelo simples facto de escrever diariamente na internet através de blogs.

Infelizmente para o leitor e para mim, não pude participar da discussão, o que não me impede de fazer as minhas observações.

Acredito que tenha havido muito proteccionismo na discussão. “Não pode ser jornalista só pelo facto de postar na internet, geralmente artigos com nossas ideias e opiniões.” Existe muita gente a escrever para jornais, nacionais e locais, sem serem jornalistas e sem reclamar para si esse título.

No meu caso, quando criei este blog o meu objectivo era escrever pelo menos uma post por dia com artigos mais ou menos relevantes e com uma linguagem acessível… É bastante difícil concretizar o meu objectivo esse mais por causa de minha indisposição e ausência de tempo do que por falta de notícias. Isso não falta nunca!

Já escrevi 36 postagens, os comentários tiveram que ser restringidos devido à má educação de certos comentadores. Meu blog, até ao momento, foi visualizado 1979 vezes desde Abril de 2008. É evidente que são números modestos, sim, mas o principal objectivo não é o posicionamento em número de visitas…

Contudo não me considero um jornalista, e aproveito para exemplificar; Os canais de televisão, quando difundem imagens de particulares, os créditos são dados ao eventual “Repórter Amador”…

Uso o blog, nele escrevo tudo o que tenho vontade, independente se gostam ou não. Acho que comunicação ta aí… as pessoas falam, as pessoas lêem e concordam ou não com o que escrevo.

O mais importante disto tudo, são os altos níveis de liberdade de expressão alcançados com o advento da internet. Falo nomeadamente dos blogs… Jornalistas, Blogueiros, Repórteres Amadores ou até mesmo “Postante” (do inglês, Post), isso não importa, o importante é escrever!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Novo projecto em Cabeceiras de Basto

Cognomina-se “Os Amigos da Teca” e é novo em Cabeceiras de Basto. Tem como objectivo ajudar os animais abandonados, principalmente cães e gatos.

Este projecto vem colmatar uma lacuna no nosso concelho e ajudar os animais que todos os dias são abandonados na rua ou à porta das casas.

Este grupo de amigos, embora ainda não tenham um espaço para acolher os animais e ainda não ser uma associação, pretende com esforço, ajudar os animais encaminhando-os para adopção.

Se gosta dos animais, sobretudo dos aqui referenciados, então, tem o perfil principal para se juntar a este projecto que vive exclusivamente de donativos.

Deixo aqui os contactos caso possa ajudar em algo neste novo projecto;

E-mail: osamigosdateca@iol.pt

osamigosdateca@hi5.com

Tel.: 966 628 354

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Acidente vitimou duas pessoas de Cabeceiras de Basto

O infeliz acidente ocorreu neste Domingo, dia 20 de Julho, por volta das 15:30 na estrada entre Rossas e Vieira do Minho (junto da barragem do Armal).

No carro seguiam quatro pessoas; o condutor, a namorada deste, a mãe do condutor e uma tia…um Opel Corsa, conduzido pelo filho de uma das vitimas ter-se-á despistado e embatido numa árvore na berma da estrada vitimando a sua mãe, Dª Maria Virgínia de Oliveira Teixeira de 55 anos de idade, residia em Arco de Baúlhe, e sua tia Dª Emília de Oliveira Teixeira de 71 anos de idade, residia em Stª Senhorinha de Basto.

Os ocupantes da frente, (condutor e namorada) apesar de conduzidos ao hospital não apresentam perigo de vida.

No Arco vive-se um ambiente de grande consternação e o luto espalha-se pelo povo, porque a Dª Gina (como era chamada no Arco) era muito querida para com o próximo.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Lixo de foguetes de artifício espalhados pela praia fluvial de Arco de Baúlhe

Que a praia fluvial de Arco de Baúlhe tinha perdido a “juventude e fulgor” de outros tempos já se sabia… depois de ter acabado a magnifica esplanada (Bar Quinta do Moleiro) que existia confinada a esta, e ter dado lugar a um luxuoso salão/restaurante para casamentos… A partir daí deixou de haver lugar para estacionamento, água da praia muitas vezes imprópria para banhos, uma ponte que em tempos idos foi “remendada” com betão no lugar de pedra, roubando um pouco daquela arquitectura belíssima, - pois toda ela era feita de pedra trabalhada manualmente - … já me estou a prolongar… o que ainda não foi divulgado é o seguinte:

No dito salão do Restaurante Caneiro, junto à praia, efectuam-se já há bastantes anos casamentos e outro tipo de festividades, ora, os casamentos são uma festa, e festa está associada a fogo de artificio, e nalgumas utilizam a praia para aí lançar os seus foguetes que representam um perigo para os banhistas que (ainda) aí se deslocam com as suas crianças para refrescar.

O perigo advêm do facto dos foguetes aí lançados deixarem espalhado pela praia tudo o que o lume não consegue queimar, entre esses vestígios pode muito bem ficar pequenas bombas por rebentar que se tornam num alvo de curiosidade para as crianças, representando um perigo eminente. A motivação que me leva a escrever isto é que eram visíveis invólucros de bombas espalhados pela praia.

Não culpo o restaurante Caneiro mas sim os autores dos actos, além disso, é uma sujeira aí depositada!

Uma ideia para a praia! - Porque não retirar a areia de dentro da água onde se tomam os banhos e deitá-la na praia na vez do Saibro, matavam-se dois coelhos com uma cajadada só.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Incêndio na Serração CAMP - Arco de Baúlhe


Foi no passado dia 3 de Julho, por volta das 5: 30 horas da madrugada, que os Bombeiros Voluntários de Cabeceiras de Basto foram chamados a intervir no incêndio que deflagrou nas instalações da Serração CAMP em Arco de Baúlhe, sito no lugar das Barreiras.

O incêndio terá sido provocado por uma fagulha de Soldagem que se terá alojado entre o serrim que abunda pelo chão, já que no dia anterior terão sido efectuados trabalhos de reparação com Solda naquele local.

Os danos são meramente materiais, tendo ardido alguma maquinaria e alguns troncos em madeira, valeu a pronta intervenção dos Bombeiros que, com a ajuda de um camião grua, rapidamente deram por extinto o incêndio.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Apanhados dois larápios no Arco de Baúlhe

Está em construção a Variante Arco de Baúlhe - Cabeceiras de Basto pela empresa Mota-Engil e os larápios também já querem ganhar com a construção.

No passado Domingo dia 22 de Junho à noite, foram apanhados em flagrante dois indivíduos de sexo masculino a furtar materiais propriedade da Mota-Engil.


Já se constava nos arredores que já vinha sendo hábito o furto de combustível nos camiões e outras máquinas que ficam a pernoitar em locais fora dos estaleiros, o que levou a empresa a reforçar as medidas e daí tirar frutos.

Os indivíduos foram apanhados na Vila de Arco de Baúlhe pelos vigilantes que faziam ronda no local, e eram residentes duma freguesia vizinha, um deles já com antecedentes criminais.

Os dois homens foram apresentados a tribunal… desconhece-se o veredicto final.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Sinais de Luzes a alertar a presença das autoridades


Se é daquelas pessoas que passa pelos agentes de autoridade quando estes fazem operações stop e "desata" a dar sinais de luzes a todos os veículos que se cruzam consigo, então não faça isso, porque pode estar a proteger um presumível larápio ou traficante e outros criminosos...

Supomos que foi roubado um veículo, você ao cruzar-se com o larápio que segue nesse carro, dar-lhe sinais de luzes alertando a presença dos agentes de autoridade, nesses termos, indirectamente, está a colaborar com o individuo autor do furto.

Podia citar muitos mais casos de porque não se deve fazer isso, mas penso que já ficou bem evidente o erro que se comete.

Para si que é condutor, cumpra o código da estrada e as leis sobre segurança rodoviária, e assim conduz descansado, porque "quem não deve não teme"

Marchas Populares em Arco de Baúlhe

O Agrupamento de Escolas de Arco de Baúlhe realizou no dia 20 de Junho as Marchas Populares envolvendo toda a Comunidade Escolar.

O desfile das Marchas teve inicio às 15:00 horas, partindo da Escola EB – 2 , 3 de Arco de Baúlhe, desfilando pela rua do Arco até ao largo da Serra.

Chegados à Serra, os vários grupos, apresentaram as suas Marchas a um júri para ser submetidas a votação para nomeação dos vencedores.

Uma iniciativa que enaltece toda a comunidade envolvida neste evento que deixou maravilhados aqueles que puderam estar presentes, eu pessoalmente sou um testemunho disso, pois também eu adorei presenciar esta bela iniciativa.

Tudo esteve excelente, só mesmo um reparo, o trabalho imenso e o empenho que os professores, alunos e outras pessoas envolvidas tiveram, merecia ser apreciado por muito mais público, que não pode estar presente devido às horas e também ao dia que as Marchas foram realizadas.

Tenho uma firme convicção de que se estas Marchas fossem realizadas num horário acessível a toda a gente, traria ao Arco muito mais publico, destaco as Marchas Populares como sendo uma das iniciativas/festa mais bem realizadas no Arco de Baúlhe.

A festa prolongou-se pela noite dentro com comes e bebes abrindo o apetite ao convívio.

A Iniciativa teve a colaboração da Associação de Pais, Comissão de Festas do Arco, Câmara Municipal e Junta de Freguesia do Arco.

Parabéns pela iniciativa, e um encorajamento para o ano.

domingo, 15 de junho de 2008

Estratégia de Lisboa

Portugal já cumpre Estratégia de Lisboa para o emprego feminino até 2010: mais de 60 por cento das mulheres trabalham...

Não admira! - Com os ordenados que os maridos auferem, só lhe resta trabalhr. Enquanto noutros países o homem da casa aufere ordenados que lhe permitem sustentar por si só as despesas.

sábado, 14 de junho de 2008

Isto é Marketing

Já se tornou num hábito os supermercados atribuir um máximo de unidades de produtos para venda por cliente.

Puro Marketing para levar o consumidor a ter uma ideia errada das coisas, fazendo transparecer que o produto em causa é um bem escasso ou então muito procurado e assim, com isso, convencer que são obrigados a racionar.

Assim, um consumidor menos atento, vai e leva o permitido e até volta de novo para buscar mais.

Acontece já à bastante tempo com o leite, e é sabido que Portugal já sofreu sanções da união Europeia por ter ultrapassado o máximo de cotas de produção estipulada.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Não culpem o Repórter

Rumores de culpabilidade atribuída, linguagens escritas ou gestuais, são códigos, e com eles se comunicam. Vivemos segundo alguns códigos de ética que pensamos ser a mais correcta que por vezes são objecto de verdadeira discórdia. Paira sobre mim um certo receio de turbação por interesses políticos e artimanhas de compadres. Mas estou esperançoso na verdade e na Justiça, culpem os culpados e absolvam os inocentes.

Linguagens de cegos, determinam palavras evocativas, cenas hilariantes ou tristes. Linguagens técnicas, linguagens profissionais, o jargão dos médicos, e de outros tantos, que precisa eventualmente ser traduzido para o comum mortal.

Linguagem é a roupa da mente: Escrever com abreviaturas, siglas, formas enigmáticas aos desavisados é apenas uma maneira divertida de dizer muito em poucas palavras e sem que muitos percebam. Isso passa-me completamente ao lado estou ciente da minha não culpa.

Não tenho legitimidade para comentar em blogs, tendo o meu fechado a estes, nisso somente errei no vale da fumaça.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Estação Ferroviária de Arco de Baúlhe

Jorge Rego de Vila Nova de Gaia, Professor de Fotografia na Escola Secundária Soares dos Reis no Porto. Membro da National Geographic Society em Portugal. Entusiasta de Comboios e Coleccionador à Escala HO, escreve sobre o Arco de Baúlhe:

A Estação de Arco de Baúlhe é o exemplo de como se pode preservar o património. Está muitíssimo bem conservada e isso é devido à Câmara Municipal. Aproveite um fim de semana e viaje a terras de Cabeceiras de Basto.

Um bom exemplo de como podemos ser vistos de fora quando se faz algo na preservação do património.

Esta estação foi agraciada com o primeiro prémio do Concurso das Estações Floridas em 1962.


quarta-feira, 4 de junho de 2008

Um Irónico "Assim, Não!"

O jornal O Basto na última edição publicou uma notícia sobre mensagens de indignação, ironicamente diz, que o Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos foi alvo de mensagens de indignação.

Ora meus senhores, essas frases escritas estão a contrastar com a realidade, pois se não houvesse liberdade certamente que não se praticavam esses actos de puro vandalismo ao sujar a fachada de um edifício público que é de todos nós. Estamos sim a presenciar liberdade em excesso perante estas depredações.

Penso que esse/s vândalo/s que praticaram esses actos, estariam a pensar que o edifício em causa era propriedade do alvo das indignações.

Se o autor, por acaso, foi uma pessoa “adulta”, deveria pagar por isso e responder perante as autoridades, pois como diz o jornal as brigadas da Câmara tiveram uma pronta intervenção – à nossa custa.

Se porventura foi um menor, tenho a dizer que as crianças são o reflexo daquilo que vêem e absorvem. Tomam certos tipos de atitudes de acordo com os actos dos pais, não só nestes como também nos meios de comunicação e no convívio com outras pessoas.
Os jovens absorvem o bom e o ruim, tornando-se necessário então, o equilíbrio dos pais e demais pessoas com que estão a conviver!

Mas não só os jovens e as crianças são influenciados, também os adultos por vezes se deixam influenciar por maus exemplos…

Penso que neste caso o jornal deveria apelar às autoridades e ao apuramento das responsabilidades como já fez em outros casos…

terça-feira, 3 de junho de 2008

Dia Arciprestal da Família em Cabeceiras de Basto

Realizou-se no passado Domingo o Dia Arciprestal da Família em Cabeceiras de Basto.

Além de ser uma pessoa educada na religião Cristã, não sou particularmente um exemplar seguidor, no que toca a marcar presença nas igrejas.

Penso que é na prática dos bons exemplos, na boa educação e no respeito pelo próximo que está o verdadeiro seguidor da doutrina cristã.

Desta vez também marquei presença neste evento, e devo dizer que admirei a afluência de pessoas nesse dia.

Dia este que também elevou o Dia Mundial da Criança, dado que, as crianças da catequese estavam presentes neste evento.

As pessoas presentes foram separadas em três grupos;

O primeiro grupo: Crianças da catequese.

O segundo: Noivos e casais até 5 anos de matrimónio.

O terceiro: Casais com mais de 5 anos de matrimónio e restante povo.

Cada um destes grupos teve iniciativas diferenciadas e em locais diferenciados, realizando-se no Mosteiro de Sº Miguel de Refojos e nas instalações do Colégio adjacente tendo como surpresa um repasto no final, terminou por volta das 18 horas.

sábado, 31 de maio de 2008

Aviso Importante!


Onde chega a maldade de certas pessoas neste mundo!

Seja cauteloso nos cinemas e teatros!
Verifique as cadeiras quando for ao cinema ou teatro!

Aconteceu um caso com uma colega de trabalho.
Quando se foi sentar numa cadeira e sentiu uma picada…
Então ela levantou-se e viu uma agulha com um bilhete que tinha escrito uma mensagem:


”BEM-VINDO AO MUNDO REAL!
AGORA TAMBÉM ÉS PORTADOR DO HIV POSITIVO!”

Os médicos examinaram a agulha e realmente era HIV positivo, portanto, seja cuidadoso quando for ao cinema ou teatro, verifique bem os bancos antes de sentar.
Também estão a deixar agulhas usadas dentro dos telefones públicos, no compartimento onde as moedas são devolvidas.
Quando as pessoas enfiam o dedo para verificar se tem moedas de troco, acabam por ser picadas por estas agulhas infectadas com hepatite, HIV positivo e outras doenças.

Info via email.

Desconheço se esta informação tem alguma veracidade ou se é pura anedota, mas que isto pode porventura acontecer, lá isso pode.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Bilhetes para o Rock In Rio Lisboa

Como Patrocinador Oficial do maior festival de música do Mundo, a Seguro Directo está a oferecer bilhetes para assistir ao Rock In Rio-Lisboa.

Nas ofertas de bilhetes que está a enviar para os clientes, deixa uma nota, com letras mais miúdas, que diz assim:

"A oferta do bilhete para o Rock In Rio-Lisboa 2008, no Valor de 53€, está sujeita à manutenção do seguro nas condições contratadas durante um ano de manutenção na Seguro Directo. Assim, caso seja anulado, no decorrer da presente anuidade, o valor do bilhete é descontado do estorno a que, eventualmente, houver lugar."

Se eventualmente o segurado, no decorrer do contrato, tiver a infelicidade de ter um acidente em que o seu veiculo fique inútil, no acto da anulação do contrato, tem que pagar o bilhete que é oferecido com o retorno, que eventualmente, houver lugar.

Falta saber se é aplicável, caso o bilhete não tenha sido utilizado!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Engano ou má compreensão

A Duracell nas recomendações de uso e destruição das pilhas, pode induzir o utilizador a errar.

Na parte das recomendações em Português pode ler-se a seguinte informação:

"Respeite os polos + e -, não abra, recarregue ou destrua no fogo. Não misture com outras marcas ou diferentes tipos de pilhas"

(... não abra, recarregue ou destrua no fogo) esta frase deixa dúvidas e pode induzir em erro.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Respeito e Educação

Numa de suas parábolas, o Mestre Jesus colocou: "... Bem aventurados os brandos e pacíficos....". Nos dias actuais, poder-se-ia parafrasear: "... Bem aventurados os respeitosos e educados...".

Na verdade, as duas frases, em se analisando a sociedade actual, reflectem uma grande necessidade: a do respeito e a educação no trato com os semelhantes.

Infelizmente, o egoísmo, o egocentrismo e a prepotência têm prevalecido nas relações societárias. Parece mesmo que o mau proceder se espalha e se insinua cada vez mais.

Vemos comportamentos agressivos e desrespeitosos, no trânsito, na rua, no trabalho, na escola, nos ambientes públicos e, mesmo no lar. Sem sombra de dúvida, isso reflecte a falta de educação, entendida aqui como o respeito ao semelhante e a natureza.

Desde o berço, passando pela educação familiar e a educação formal (escolar) e chegando ao comportamento diário, está se deixando de lado a educação para o respeito ao próximo e a seus direitos.

É preciso que se reflicta que a falta de educação, no sentido em que aqui está sendo exposta, significa principalmente e acima de tudo, falta de amor. Quem não respeita seu semelhante, efectivamente não o ama, e vice-versa.

Fica fácil perceber, por correlação directa, que educar é ensinar a amar, no caso ensinar-se o amor ao semelhante e a natureza.

Pode-se reverter a falta de respeito e educação? Claro que sim. Isso é uma necessidade para que a Sociedade efectivamente evolua e cresça.

E o caminho é o da educação, entendida agora como a facilitação do aprendizado, para que as pessoas, em especial os jovens, incorporem na prática diária o respeito e o amor ao próximo e a natureza.

Essa educação inicia-se e consolida-se em casa, através dos pais, a quem cabe dar limites, orientações e, principalmente, exemplificação. Essa educação deve ser exigida, incentivada e também exemplificada na Escola, em todas as suas etapas e níveis, adequando-se a Legislação para permitir uma maior disciplina, mas também qualificando os Educadores para tal. Essa educação deve ser "cobrada" de si mesmo pela Sociedade, num mecanismo de auto-fiscalização, onde o mau proceder seja denunciado e coibido, e o bem proceder valorizado e elogiado, pelas pessoas, pelos grupos organizados, pela Imprensa e todas as formas de mídia de comunicação. Essa educação passa pelas Religiões, que devem deixar de um pouco de lado o rito e o simbolismo e valorizar a vivência diária, que é onde a Criação Divina se manifesta, nas pessoas e na natureza.

Enfim, é necessário que nos decidamos, como Sociedade e até como Humanidade, por efectivamente buscar a educação, em todos os seus sentidos.

Eduquemo-nos a sermos educados. Em todos os lugares. Em todos os momentos.

Carlos Augusto Parchen

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Paga o justo pelo pecador

A Caixa Geral de Aposentações recusou a reforma a duas docentes que sofrem de cancro. Este é mais um caso polémico que envolve a saúde dos professores.

De acordo com o «Jornal de Notícias», uma professora de Cabeceiras de Basto foi submetida a tratamentos de quimioterapia e radioterapia para tratar um cancro na nasofaringe.

A docente ficou com sequelas graves que a impedem de leccionar, por isso fez dois pedidos de aposentação, mas viu ambos recusados.

O jornal escreve que a última junta médica chegou mesmo a sugerir que a professora «lavasse os ouvidos, arranjasse os dentes e que fosse trabalhar».

O «Jornal de Notícias» conta outro caso, desta vez no Porto. Os reumatologistas de outra junta médica ignoraram três relatórios médicos e recusaram a aposentação de uma professora de 60 anos com cancro da mama.

Em ambos os casos e mesmo sem saúde, as docentes podem ter de voltar a dar aulas caso não vejam aprovadas as reformas antecipadas.

Fonte

terça-feira, 13 de maio de 2008

O exemplo deveria vir de cima

É lamentável que as pessoas deste país, os que fazem as leis para se cumprirem , sejam os primeiros a desrespeita-las.

Primeiro o director da ASAE, agora o Sr. Primeiro-ministro com a mesma transgressão.

Fizeram a lei da proibição de fumar e foram apanhados em flagrante a fazê-lo.

Não sabia que era seu filho.

Estavam dois homens a conversar junto ao posto de abastecimento de combustível, em Arco de Baúlhe, quando nisto vêem um automóvel a grande velocidade passando em frente deles, ao que um exclamou:

- Olha! olha! Que filho da Pª.

O colega que estava na conversa com ele, reconheceu o condutor e disse:

- Olha que é o teu filho!

O pai querendo emendar o que tinha pronunciado, proferiu:

- Ah! - Mas conduz bem!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

As crianças não esquecem

Há uns anos atrás, numa altura que os “professores faziam o que lhes bem entendia” passou-se um caso que me foi contado na primeira pessoa.

Na altura, menino franzino, o Zé estudava as primeiras letras do abecedário na escola primária de Arco de Baúlhe… com uma educação muito rígida, era muito pacifico e não reagia a provocações por parte dos colegas,

Num dia de aulas a professora deu ordem para os alunos irem para a sala de aula e se sentarem, estes correram para os seus lugares… o menino Zé ao chegar ao seu lugar, um “colega” ocupou as duas cadeiras impedindo-o de se sentar no seu lugar.

Como não queria conflitos, o menino ficou ali de pé esperando que o colega o deixasse sentar, nisto sente uma grande bofetada vinda de trás dele e uma voz dizendo: “- senta-te!”.

Era a professora que nem sequer reparou que o colega lhe estava a tapar a cadeira, e sem pedir justificação ao menino e o castigou sem razão.

A pessoa que contou esta história diz que ainda hoje lhe dói essa bofetada e a atitude do colega que originou essa passagem.

domingo, 11 de maio de 2008

Operação Stop da GNR (Brigada de Trânsito)

Há uns anos atrás, em Arco de Baúlhe, um jovem conduzia o seu veículo em direcção à vila de Cabeceiras de Basto, chega ao cruzamento da estrada 206 para a 205 quando avista a Brigada de Trânsito da GNR numa operação STOP.

Recebendo dos agentes ordem para parar, assim o fez…

O jovem condutor tinha conhecimento de que havia um Cabo em funções na Brigada de Trânsito, que era natural de Cabeceiras de Basto.

Com receio que os militares lhe aplicassem uma coima por eventuais incumprimentos e tentando sensibilizar o agente que o abordou, o jovem disse-lhe:

- Eu sou amigo do Sr. Cabo “Borges”! – Você conhece?

Resposta do agente:

- Você está a falar com ele!

Depois de verificar que estava tudo em ordem e achando graça à passagem, o agente deu-lhe ordem para seguir:

- Vá-se lá embora.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Em foco

Nos últimos anos o porco «Bísaro» tem-se afirmado com um potencial de desenvolvimento de produtos de alta qualidade, principalmente nas zonas interiores do País com forte tradição em produtos transformados, como sejam Montalegre, Vinhais, Melgaço, Ponte de Lima, Cabeceiras de Basto e outras regiões.

No entanto, um dos maiores entraves à produção desta raça é a falta de animais, as características do sistema de exploração e a pequena dimensão das suas explorações, nas quais se faz a reprodução de apenas 1 ou 2 porcas reprodutoras e/ou onde se engordam não mais de três porcos para abate.

Para além de alguns problemas técnicos relacionados com baixas performances, más instalações para os animais, fracas condições de bem estar animal, ambiente deteriorado e da falta de homogeneidade dos produtos que o sistema tradicional levanta, outro dos problemas é a dificuldade de implementação de um registo das explorações e de animais, o que dificulta todo e qualquer processo de rastreabilidade que se queira implementar.

Neste sentido, as prioridades do desenvolvimento destas fileiras de produtos relacionadas com o porco «Bísaro» é a multiplicação de reprodutores e o aumento da dimensão de unidades produtivas técnico-económicamente viáveis, respeitadoras do ambiente e bem estar animal, vontade já demonstrada por alguns agricultores e organizações dos mesmos.

Considerando estas prioridades, o presente projecto, aproveitando o conhecimento e a experiência obtidos ao longo do projecto PAMAF-IED 7173, pretende com a implementação de três Núcleos de Selecção estrategicamente localizados em Trás-os-Montes, Entre Douro e Minho e Estação Zootécnica Nacional, em sistemas de exploração inovadores e alternativos ao tradicional (ar livre e semi-ar livre), a multiplicação de reprodutores e a transferência e divulgação destes sistemas de exploração pela produção.


Financiamento: Programa AGRO - Medida 8.1

Programa: AGRO - Medida 8.1

Parcerias: DRAEDM; DRATM; ICETA da Universidade do Porto e a Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça «Bísara».

Data de Termo: 14-06-2005

Orçamento: Orçamento Total 85.489,65 €


Fonte

Um Post, dois Postes

Transitar na avenida Capitão Elísio de Azevedo, na vila de Arco de Baúlhe, é infernal devido em muito ao civismo das pessoas, carros mal estacionados e em segunda fila, obrigam a longas filas de trânsito, principalmente em hora de ponta.

Os prédios que lá foram (mal) construídos quase em cima da via publica obrigam ao défice do estacionamento. Porque penso que já é do conhecimento de todos passo à frente.

O que vai passando desapercebido é isto que vemos na foto, um parque de estacionamento em frente ao edifício Sr.ª dos Remédios com dois postes a tapar a entrada e como se não bastasse tem ainda lá um veiculo (ver orla em vermelho) em fim de vida, há muitos e longos meses, e isso também é notório pelas ervas daninhas que já tocam por baixo do automóvel.

São pequenas coisas como estas que vão infernizando a vida dos cidadãos no seu dia a dia.



sábado, 3 de maio de 2008

O REPÓRTER AMADOR COMUNICA

Nasceu mais um blog em Cabeceiras para logo ser reprimido e censurado, já existem vozes difamatórias e provocadoras dos direitos de liberdade de expressão, penso que por parte daqueles que dizem que em Cabeceiras de Basto está instalado um clima de crispação, radicalização e conflitualidade permanente, mas desta feita por quem não gosta de ouvir oposição, como é o caso deste blog que parece que não condiz com as ideias de quem o lê e se começa a preocupar com uma voz que nasce do nada.

Este blog nasceu única e simplesmente para expressar ideias pessoais e factos que são presenciados no meu dia a dia e transmitir, a quem me quiser ouvir, a minha visão das coisas, penso que deveriam ouvir as pessoas e assimilar o que estas pensam e tirar partido do que estas dizem de melhor…

Não pertenço a nenhum partido político nem sou encomenda de ninguém, sou uma pessoa que gosta de dar contributo de ideias.

Este blog existe para expor uma mente que está cheia daquilo que vê e ouve já há muito tempo, não olhando a quem, só não erra quem não faz absolutamente nada e está quieto no seu cantinho, ninguém se julgue perfeito, pois não existe ninguém com essas qualidades todas, Jesus foi crucificado e era o mais perfeito, mesmo assim, tinha muita gente que o odiava mesmo apregoando o bem.

Quando jovem não dava a devida importância ao que ía acontecendo à minha volta (pensava noutras coisas próprias da juventude), cresci e a minha responsabilidade social também cresceu, daí ouvir-se a minha voz há muito tempo discreta, agora começa a ouvir-se e já querem calar… agora sim, estou a acordar para a realidade que se vive em Cabeceiras… infelizmente!
Não me identifico (nome e morada) por razões que estão bem evidentes e porque tenho experiência, qb, de vida.
______________________________________________________________


APONTO AQUI ALGUMAS MENSAGENS INTIMIDATÓRIAS QUE RECEBI NESTE BLOG, QUE EXISTINDO HÁ TÃO POUCO TEMPO, JÁ É UM ALVO A ABATER PARA QUE EU ME CALE!

- COMENTÁRIOS ESSES QUE NADA TEM A VER COM O POST QUE É PUBLICADO!

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Recriação da lavoura tradicional":

Anónimo disse...
nem venho por mal nem por bem, venho porque me apetece rir...e já estou a ver nas proximas eleições a cdu coligada com PS e o Barreto de braço dado com o Terrivel... bonito!


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Recriação da lavoura tradicional":
Anónimo disse...

Os dois metidos num jugo??



Publicada por Anónimo em Repórter Amador a 2 de Maio de 2008 21:02
Anónimo disse...

Esta gente está muito preocupada com a ecologia, deve ser por isso que ninguem se pode aproximar do aterro sanitário de codeçoso com uma máquina fotográfica que vem logo gente atrás. Porque será?

Repórter Amador, se queres ter problemas na vida e fugir para Espanha, começa a fazer perguntas em Cabeceiras e Celorico.

Depois não digas que não foste avisado!

1 de Maio de 2008 17:10


Anónimo disse...

Então jovem, e você comece a fazer perguntas em Cabeceiras e ponha-se a pau, o Barreto não brinca em serviço!

2 de Maio de 2008 3:11


Anónimo disse...
Eu acho que o aeroporto da Ota ou Alcochete devia ser feito em Cabeceiras de Basto, deitar tudo abaixo e fazer o aeroporto, assim podiam aterrar milhares de turistas e alguns desses, uns dois ou três milhões, até lá podiam aterrar nos seus próprios aviões!
Sr. Repórter, desculpe-me a indiscrição, o senhor é deste mundo ou é mais uma encomenda do Barreto?
Não tarda nada fecha os comentários do seu blogue e depois até fecha mesmo o blogue. Vai uma aposta?

MF
2 de Maio de 2008 17:21
__________________________________________________________________

PARA QUEM NÃO TENHA CONHECIMENTO DOS DIREITOS DE LIBERDADES DE EXPRESSÃO, DEIXO AQUI UM AVIVAR DE MEMÓRIA.


Liberdade de expressão é o direito de manifestar opiniões livremente. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

O discurso livre é também apoiado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, especificamente no seu artigo 19, e pelo artigo 10 da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, embora esse direito não seja exercido em vários países e, em geral, não seja ilimitado.

Os governos podem, sob a égide das Organização das Nações Unidas e dos países que dela fazem parte, limitar formas particulares de expressão, tais como aquelas que promovam o incitamento ao ódio racial, nacional ou religioso ou ainda o apelo à violência contra um indivíduo ou uma comunidade (o que coloca em contradição de legitimidade o próprio conceito desta, visto que não existe liberdade sem a plenitude das livres ideias; o direito mais básico de um ser humano é o de gostar ou não de algo em específico, e algo tão instintivo não pode ser sequer oprimido pelo estado antinatural de coisas; a censura parcial e a censura plena são partes de um mesmo todo; duas faces de uma mesma moeda neuropressoróide - facto).

Segundo a legislação internacional, as limitações ao discurso livre devem atender a três condições: ser baseadas na Lei, perseguir um objectivo reconhecido como legítimo e ser necessárias à realização desse objectivo.

Dentre os objectivos considerados legítimos está a protecção dos direitos e da integridade moral de outros (protecção contra a difamação, calúnia ou injúria); a protecção da ordem pública, da segurança nacional, da saúde e do bem comum.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Operação da GNR em Cabeceiras de Basto

Ontem Cabeceiras de Basto foi noticia na imprensa nacional, o jornal de noticias deu conta que foi levada a cabo uma grande operação intitulada"Rescaldo II" desenvolvida pelos destacamentos da GNR de Barcelos e Guimarães.

O resultado foi um homem detido e 16 constituidos arguidos e apreensão de diverso material, os homens tinham idades compreendidas entre os 20 e os 70 anos e são suspeitos de recepção de material furtado.

Para além do concelho de Cabeceiras foram também alvo desta operação os concelhos de Braga, Fafe, Celorico de Basto e Guimarães, a GNR trazia consigo 17 mandatos de busca e já estavam a ser planeados há oito meses o que levou à apreensão de 25 armas entre as quais 9 caçadeiras, centenas de munições, aves de espécies protegidas, televisor e 50€ em dinheiro falso.

Recriação da lavoura tradicional

Ontem dia 1 de Maio na Quinta da Portela, foi recriada a lavoura tradicional em Cabeceiras de Basto.

Nos dias de hoje as juntas de gado deram lugar aos tractores que fazem quase todo o trabalho agrícola e da agricultura tradicional já pouco existe a comparar com umas décadas atrás.

A iniciativa partiu da Câmara Municipal e da Emunibasto e teve o apoio da Associação Zés Pereiras de Basto entre outras colectividades. O evento descreveu o percurso que se faz numa plantação que vai desde o espalhar do “estrume" passando pelas várias etapas manuais até à sementeira sem esquecer as pausas para o mata bicho, como diziam os mais velhos!

Idosos que estiveram presentes lembraram com nostalgia os tempos de juventude em que faziam esse trabalho diariamente e com muito suor, os campos estavam todos cultivados e mesmo assim se passava muita fome o que não faltava era alegria...

Comemorar o dia do trabalhador trabalhando é no mínimo uma forma original, visto que é um dia de “não trabalhador.”

Ver mais fotos aqui:

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Um exemplo a seguir

Quantas donas de casa de Cabeceiras de Basto, na hora de deitar o óleo de fritar usado fora, pensar:

– agora onde vou deitar isto?

Pois bem, já existe solução viável para isso, basta que para isso haja vontade, não só por parte dos governantes, mas também por parte daqueles que o deitam fora, como é o caso do lixo, ou melhor Ecoponto, que existindo espalhados por todo o concelho a maioria das pessoas continua a misturar todo o lixo doméstico e não se dão ao trabalho de o separar.

Os Ecopontos existem e não são nada baratos, mas o povo não lhe dá a devida utilização, continua-se a ver, por exemplo nas zonas de comércio, os contentores do lixo inútil, sim aquele que não dá para reciclar, estar misturado com papel e vidro, onde isso poderia ser reciclado.

Pois é, dentro de dois meses arranca a BRAVAL, empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA, do Cavado, Trata-se de uma empresa intermunicipal que produz Biodiesel através de óleos usados que vai ter capacidade para tratar 1.8 milhões de litros de óleo usado por ano, Actualmente estes óleos são deitados, na maioria das vezes, no saneamento público e reconverte-los em combustível é sem sombra de dúvida uma óptima solução.

Os óleos domésticos que poderão ser reconvertidos em Biodiesel são; Azeite, Soja, Girassol, Amendoim, Milho e Algodão, assim como também de gorduras animal como é o caso da manteiga.

Há Concelhos vizinhos que já adoptaram por esta medida, são eles, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso e estão a ser distribuídos “oleões” pela população para aí depositar os óleos usados para posterior recolha.

Um exemplo a seguir e Cabeceiras não vai certamente ficar para trás, penso eu!

O ambiente agradece!

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Para si que é Blogueiro

Depois de andar a navegar à deriva pela net, encontrei uma forma eficaz e que facilita bastante a vida de um blogueiro, trata-se de um programa gratuito onde você pode ser administrador de vários blogs e publicar as postagens directamente desse programa para eles.

Eu uso e recomendo, baixe aqui:
Tempo de Download estimado:
00:05:27 a 56 Kbps

Quem somos e o que somos

Um proprietário de um restaurante situado na margem do rio Tejo, numa zona antiga da cidade de L. decidiu abrir uma janela com vistas para o Rio, não tendo o estabelecimento ainda nenhuma para essa direcção, resolveu então dar mãos à obra, dirigiu-se à câmara municipal para fazer o pedido por vias normais.

Depois de verificados os critérios, a câmara inviabilizou o pedido com a justificação de que o edifício se encontrava numa zona histórica da cidade, por isso não se poderia mexer na fachada.

O Sr. como estava mesmo decidido, contratou uns homens e num fim de semana abriram mesmo a janela sem consentimento…

Depois do trabalho estar pronto voltou à câmara para fazer outro pedido, desta vez para fechar a dita janela.

Voltou a receber a mesma notícia; “…o edifício encontra-se numa zona histórica da cidade, não sendo por isso permitido alterações na fachada…”

Moral da história, a janela passou a ser legal, pois não a deixaram fechar.

Esperto este heim!?

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Mulher atacada por cão vadio

Vila de Arco de Baúlhe

Hoje dia 28, ainda não eram nove horas da manhã, quando uma senhora residente no lugar do Amparo, freguesia da Faia, foi atacada por um cão vadio no lugar do Carvalhal, Vila de Arco de Baúlhe.

A senhora Maria Oliveira dirigia-se para o Centro de Saúde e ao passar em frente da pré-primária do Carvalhal, foi atacada violentamente por um cão, presumivelmente vadio, ao que tudo indica, encontra-se neste local porque a pré-primária passou a servir refeições aos meninos, e sendo estes animais vagabundos, não tem quem lhe dê alimento, fixam-se assim, em sítios que farejem alimento.

Os danos causados à vítima foram, calças rasgadas, um hematoma na perna esquerda, e o regresso a casa, pois nãos se sentiu em condição para prosseguir nas tarefas que ia realizar, tendo voltado para ser assistida no Centro de saúde e aconselhada a curativos periódicos, resta saber se comunicou o caso às autoridades

Certamente alguns de nós já ouviu relatos de pessoas que perderam seus animais ou então, ouvimos alguém reclamar sobre cães vadios que lhes conspurcam o local onde vivem ou lhes impedem de usufruir de um período de descanso, sendo que alguns deles constituem mesmo um perigo de saúde pública e ambiental.

Segundo a legislação e publicada no site Gazeta do Animal, a lei define como animais vadios todos, aqueles que forem encontrados na via pública ou noutro local público, fora do controlo ou vigilância do respectivo detentor e não identificado.

Às câmaras municipais, dentro das suas atribuições, compete a defesa da saúde pública e do meio ambiente pelo que, neste âmbito, devem proceder à recolha para os canis municipais dos cães vadios que forem encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos.

Naquelas instalações, os animais irão ficar por um período mínimo de 8 dias onde serão obrigatoriamente submetidos a exame clínico pelo médico veterinário municipal que, posteriormente, decide o destino do animal.

Em caso de reclamação de posse por parte do detentor, os animais só poderão ser entregues depois de identificados e vacinados. O detentor deve assegurar que possui condições para alojar o animal e, além disso, é obrigado a liquidar todas as despesas de alimentação e alojamento do animal no canil ou gatil municipal, bem como o pagamento das coimas correspondentes aos ilícitos contra-ordenacionais

Se não existir reclamação, como infelizmente é o mais comum, as autarquias devem anunciar, pelos meios usuais, a existência dos animais com vista à sua cedência, quer a particulares, quer a entidades públicas ou privadas que demonstrem possuir os meios necessários à sua detenção. Neste particular, julgo ser de elementar justiça realçar o papel desempenhado pelas diversas associações zoófilas existentes no nosso país.

Nos casos em que, havendo reclamação da posse, mas que não se procedeu ao pagamento das despesas supra mencionadas ou nos casos em que não existam condições de alojamento ou, ainda, nos casos em que não tenha existido reclamação podem as câmaras municipais dispor livremente dos animais o que, na prática, equivale ao abate dos mesmos.

Podem, também, surgir situações em que as autarquias conseguem conhecer a identidade do detentor. Nestes casos, aquele será notificado para recolher o animal nas instalações municipais sob pena de não o fazendo ser punido pelo abandono do animal.

No exercício das competências e atribuições de vigilância epidemiológica e de luta contra a raiva animal e outras zoonoses que lhe estão acometidas, pode a Direcção Geral de Veterinária determinar a captura ou eliminação dos cães ou gatos que deambulem em quaisquer zonas.

È do meu conhecimento que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto não possui canil, mas deve proceder às diligências necessárias para resolver o problema.

Este caso já não é novidade, já que no ano anterior outra senhora foi atacada junto do Centro de Saúde da mesma Vila, neste caso por uma matilha quando esta senhora se dirigia para esse centro. È comum ver nesta vila “cão-juntos” destes animais, principalmente quando existe um membro fêmea com o cio.

domingo, 27 de abril de 2008

Cabeceiras comemorou mais um 25 de Abril

Foram 4 dias marcados por várias iniciativas organizadas pela Câmara Municipal com o apoio de outras instituições.

Das cerimónias destaca-se a atribuição do nome do Dr. António Teixeira de Carvalho à Biblioteca Municipal, no Arco de Baúlhe, uma homenagem justa a um homem justo que deixou muitas saudades aos cabeceirenses, como Pessoa, como Politico e como Jornalista, nesta última, na imprensa local e Nacional.

Hoje dia 27, foi o último dia e foi encerrado com o evento - Cantigas da Liberdade, que já se realiza pelo 8º ano consecutivo e teve como palco o Centro Comunitário da freguesia de Cavez, começando os espaços a ser demasiados pequenos para acolher tanta gente.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Imprensa Local Publica Conteúdos de Blogs

Os Blogs estão a tornar-se num fenómeno de popularidade, não só entre cibernautas, mas também agora a imprensa começa a descobrir as suas potencialidades.

Existem já aos milhões, e cada bloguista aborda o tema do seu interesse, a verdade está bem aos olhos de cada um, e a imprensa já acordou para este fenómeno e começa a tirar partido das publicações que estes fazem, como é o caso do jornal O BASTO, que já publica posts de Blogs de conterrâneos Cabeceirenses, o “Remisso” e o “Mal Maior”.

Com isso ficam a ganhar as duas partes, por um lado os blogs ficam com mais visitantes, porque o jornal põe os devidos créditos, e pelo lado do jornal, podem-se dar à preguiça cruzar os braços que as publicações lá aparecem com os mesmos ideais ...

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Arco de Baúlhe terá Ecopista

No passado dia 15 de Abril foram homologados os protocolos celebrados entre o Município de Cabeceiras de Basto a REFER e a F.N.M.F. para a criação de uma Ecopista na linha ferroviária desactivada entre o Arco de Baúlhe e Amarante.


A cerimónia teve lugar no Museu das Terras de Basto, em Arco de Baúlhe e teve a presença da Secretária de Estado dos Transportes, Eng.º Ana Paula Vitorino.

Esta infra-estrutura irá ser, a curto prazo, uma mais valia para a prática de desporto, que passa pelo Ciclismo, atletismo e Caminhadas…

As Caminhadas estão cada vez mais enraizadas nesta Vila, mas não tendo outro local, os caminhantes arriscam e caminham nas bermas das estradas, para estes, e não só, é uma obra muito bem vinda.

Esta Ecopista vai dar ainda mais vida àquela zona, que já possui, O Museu das Terras de Basto, está em construção o novo edifício do Centro de Emprego das Terras de Basto, e o Sr. Presidente da Câmara, Eng.º Barreto, na presença da Sr.ª Secretária de estado, manifestou o desejo de fazer circular o Comboio Histórico na linha que está recuperada, para promover o Turismo.

É de Salientar que o troço Arco de Baúlhe - Amarante foi encerrado a todo o tipo de tráfego ferroviário a 01 de Janeiro de 1990 e terá agora uma nova vida, mudam-se os tempo mudam-se as…

domingo, 20 de abril de 2008

Veículos em fim de vida na via pública

No lugar da Serra, em Arco de Baúlhe, há vários anos que se vê na via pública estas viaturas imobilizadas, sem uma única interrupção.
Tendo em conta que estão junto à escola do Primeiro Ciclo, é na hora que os pais vão buscar os seus filhos, que é mais notória a presença destes veículos.
A lei proibe, mas não a este proprietário.

Sendo o dono um senhor visivelmente, e do conhecimento de todos, uma pessoa abastada economicamente, e proprietário de muitos hectares de terra, não seria de esperar, o mínimo de bom senso, e colocar estes veículos na sua propriedade, ou nas muitas garagens que possui???

Existem programas de abate de veículos em fim de vida, porque não reciclar e manter limpas as ruas?


E mais, o estacionamento é abusivo pelo decreto de lei 44/2005 de 23 de Fevereiro (Código da estrada)

Artigo 163º (Estacionamento indevido ou abusivo)

1. Considera-se estacionamento indevido ou abusivo:

a) O de veículo, durante 30 dias ininterruptos, em local da via pública ou em parque ou zona de estacionamento isentos do pagamento de qualquer taxa;

b) O de veículo, em parque de estacionamento, quando as taxas correspondentes a 5 dias de utilização não tiverem sido pagas;

Que Futuro para Cabeceiras?


No dia 18 de Abril à noite, ao ligar o Rádio, sintonizado na Rádio Voz de Basto, apercebi-me que havia uma espécie de colóquio, ou um comício, na Escola EB 2 3 de Arco de Baúlhe. Fiquei com pena de não ter ouvido tudo, mas ouvi a parte final, quando o locutor da rádio deu a palavra ao Sr. Presidente da ADbasto, Nóbrega Moura, Fiquei surpreendido, quando ele fala que se deve devolver o verde ao verde referindo-se ao aeródromo de Cabeceiras de Basto, em Moinhos de Rei, Freguesia de Abadim, dizendo que é um atentado à Natureza... que nunca viu um helicóptero nem outro Avião qualquer a abastecer-se na Barragem do Oural… deu então uma solução para promover lá o turismo, ideia fenomenal, disse ”…porque não fazer lá um CAMPO DE GOLFE!?...”

Então vejamos como seria:

1º - A água que actualmente serve para o turismo e lazer na barragem, e eventualmente para apagar incêndios naquela zona, passaria a ser canalizada para o CAMPO DE GOLFE, para a rega do relvado.

2º - Depois de Tantos milhares de €uros gastos na pista do aeródromo, seriam inúteis, pois teria que se devolver o verde ao verde. Não sei como seria porventura semear relva ou plantar árvores, não sei…

3º - O turismo de Jogadores de Golfe, é sim senhor, um turismo de pessoas abastadas economicamente, mas, iriam eles deslocar-se até lá com uns acessos onde mal se cruzam dois veículos ligeiros… aí já entrava o aeródromo…

4º - Se fosse decidido destruir a pista e plantar lá arvoredo para devolver o verde, certamente que se iam ouvir duras criticas por esse acto, até mesmo por parte do Sr. Nóbrega, porque se diria que se andou a brincar com dinheiros públicos… penso eu!

- Sou um cidadão comum das Terras de Basto e gostaria de ver as pessoas com ideias credíveis para o bom desenvolvimento da região e não propaganda política.