sábado, 28 de fevereiro de 2009

Vânia Fernandes -Senhora do mar - Fez arrepiar

Dum mar português emerge mais uma SENHORA, para tão alto erguer uma bandeira, fazendo chorar meus olhos, inundando de beleza os meus ouvidos, oferecendo ao mundo a grandeza dum ser magnifico.Digna de um Pavarotti, uma presença magistral, venceu e mais do que isso honrou Portugal.Nada será jamais como antes, já que contamos com mais uma ESTRELA, uma estrela que soltou uma SENHORA DO MAR.O agradecimento de todos aqueles que sentiram quanto és grande.Cresce na humildade e nada será impossível para TI.Tenho um menino especial, com 7 anos e quando te ouviu mandou calar toda a gente e no fim disse com as lágrimas nos olhos:Papa esta menina é igual a Mozart, é mesmo GRANDE.Um dia quero fazer uma coreografia e dançar sob uma das suas canções.Este pequeno bailarino, fará certamente o que disse...Alexandre Mateus é o nome do pequeno bailarino que te colocou ao lado de MOZART.E ao piano já tocou para ti, só o tinha feito para Dulce Pontes e Maria CAllAS...O meu agradecimento

Heliodoro

A musica escolhida para representar Portugal na Rússia dificilmente igualará a posição de "Senhora do Mar" de Vânia Fernades.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carnaval em Arco de Baúlhe

Carnaval do Agrupamento de Escolas do Arco de Baúlhe

Já amanhã, não percas pelas 10 horas o corso carnavalesco do agrupamento de escolas do Arco de Baúlhe que promete ser mais uma iniciativa de sucesso que nos vai habituando com sua criatividade e imaginação - percorrerá as principais artérias desta vila.


Carnaval da ARCA


Terça-feira dia 24 terá lugar o concurso de Carnaval 2009 da Associação ARCA de Arco de Baúlhe que tem, segundo a organização, como objectivo a promoção e a dinamização das tradições carnavalescas da freguesia e de todo o concelho de Cabeceiras, incentivando a criatividade com imaginação e o espírito de associativismo entre a comunidade numa actividade lúdica que promove a animação assinalando a data festiva.

Para te sujeitares a ganhar 550 € só tens que participar e seguir o regulamento

Regulamento 2009 + Ficha de Inscrição

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Deus criou o homem e a mulher... e os homosexuais

No que D. José Saraiva Martins não parece disposto a ceder é quanto ao capítulo da adopção de crianças por pessoas do mesmo sexo: “Quando se juntam dois homossexuais, eles ou elas, se há crianças, evidentemente, aquela união, aquele casamento, não pode providenciar a formação das crianças”.

Deus criou o homem a mulher mas estes são imperfeitos, são homossexuais, pedófilos, prostitutas, ladrões… e também padres homossexuais ou pedófilos.


A homossexualidade sempre existiu em seres racionais e não racionais, embora muito mais camuflada do que é hoje, vão-se quebrando tabus e cada vez mais se evidência que são muitos os casos, até por vezes, condenados na presença de alguns.


A homossexualidade não é normal sim, vai contra as leis da natureza da procriação, mas sou de total desacordo de que não se pode providenciar a formação das crianças quando são educadas por homossexuais. A educação de uma criança não depende da inclinação sexual mas sim pelo transmitir de valores. E mais não me apetece dizer!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Condutor analfabeto apanhado pela Brigada de Trânsito

Há coisas do Arco-da-velha, um condutor analfabeto com carta de condução foi autuado pela Brigada de Trânsito quando este transitava na Avenida Capitão Elísio de Azevedo em Arco de Baúlhe. As autoridades terão desconfiado da condução instável de um Opel Cadete e seguiram-no até à habitação, onde o condutor parou (prédio de habitação social junto ao cemitério), abordaram-no e verificaram que não transitava legalmente, a ausência de seguro e inspecção obrigatório, acrescido, segundo informação, também com álcool no sangue, levaram as autoridades a aplicar-lhe uma coima. Agora anda cabisbaixo lamentando-se que não tem recursos económicos para pagar tal quantia, mas porventura não terá pensado se teria para o combustível e outros elementos para que o veículo circulasse ilegalmente.

O homem é um típico conhecido na Vila do Arco por “pinabrabo” ( não querendo denegrir a sua honra - isso já ele se encarrega de o fazer) - é de estranhar que um condutor, infelizmente, com deficiência física e intelectual visivelmente ao comum dos mortais (quanto mais a um profissional de saúde), derivado a tal a auferir uma pensão, e analfabeto, tenha obtido licença para conduzir. Não é que conduza pior que muitos que têm a licença, não, nisso até tem nota positiva, o problema é que também não conhece a grande maioria das regras e sinais…
Já nada me faz pasmar, os corruptos estão por todo o lado, e nos dias que correm ainda será possível tirar a carta sem se submeter a exames a troco de Money? Fazer inspecções sem que os veículos se apresentem nos Centros de Inspecção…? Enquanto isso, quem transita legalmente na via publica está sujeito a cruzar-se com pessoas e viaturas que não estão habilitados para tal e ir desta para melhor por causa de alguns estar a encher os bolsos!?
Um caso caricato aconteceu há uns anos quando este indivíduo conduzia uma viatura, com as mesmas irregularidades perante a lei, em direcção a Canedo de Basto. Como a estrada é de muitas curvas, ele avistou uma luz de um poste numa outra curva ao longe e terá pensado que era uma recta… foi parar com a viatura num abismo em cima de uma oliveira… ficou com os sapatos presos na viatura saindo ileso.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Relembrar a tragédia em memória das vítimas

Estávamos no ano de 1981, quando no dia 27 de Dezembro aconteceu a maior tragédia no Concelho de Cabeceiras de Basto, de que tenho memória. Foi na freguesia de Cavez, no Lugar de Arosa, já lá vão 27 anos.

A notícia correu o Mundo pela dimensão da tragédia, 15 pessoas morreram e 14 ficaram feridas quando uma bolsa de água desceu o monte arrastando consigo penedos, árvores e tudo que encontrasse no seu caminho, até embater na casa (ver foto) onde existia um café e o destruísse, ceifando vidas sem olhar a idades.

Chovia imenso e no café estavam cerca de trinta pessoas para assistir a um jogo de futebol transmitido pela RTP, e visionado pelo único televisor a cores que existia naquela altura nas redondezas.

Hugo J. M. Miranda tinha somente quatro anos, Pedro A. Carvalho 14 anos, Fernando M. Delgado, Manuel R. de Oliveira e Alexandre A. Batista 15 anos, Manuel D. da Silva, Carlos A. P. Delgado, Aníbal M. Delgado e José A. S. Cleto 20 anos, José B. da Silva 22 anos, António R. de Oliveira 23 anos, Avelino D. da Silva 24 anos, José M. Terrão 29 anos, António G. M. Miranda 32 anos e o mais velho, Francisco Delgado, com 50 anos.
Os sobrenomes indicam bem que ali se encontravam várias pessoas da mesma família, e de várias famílias, onde só uma perdeu três irmãos, Manuel da Silva, José da Silva e Avelino da Silva. Todas as vitimas eram muito jovens o que ainda mais agrava a dor de quem os viu partir.
Mesmo ao lado das ruínas do café, que outrora foi um lugar de convívio, está uma capelinha de cor branca que causa impacto a quem passa na estrada nacional 206, foi construída em memória das vitimas, lá dentro, gravados em mármore, estão todos os nomes daqueles que citei e que nesse dia perderam as suas vidas, mesmo ao lado está outra lápide com mais uma homenagem, um poema, que ao lê-lo faz comover.

As ruínas da catástrofe ainda se mantêm de pé, assim como a memória dos momentos dolorosos vividos pelas famílias e amigos, naquele dia fatídico, de quem perdeu ali um amigo, um familiar.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Incêndio no Banco Santander Totta – Balcão de Arco de Baúlhe

As instalações do Banco Santander Totta na Rua da Recheira em Arco de Baúlhe, ficaram literalmente destruídas pelo fogo na passada madrugada de Domingo, dia 25.
Segundo informações, o alerta terá sido dado por um utente da caixa multibanco que ali se dirigiu para levantar dinheiro, mas o que saía da caixa não eram notas, mas sim fumo.
As autoridades policiais estiveram no local conjuntamente com os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, que tiveram pronta intervenção, mas devido às matérias altamente inflamáveis tais como alcatifa, computadores, papel, madeiras envernizadas… pouco ou nada restou em boas condições de funcionamento. As causas deste incêndio terão sido devido a um curto circuito.
Tudo indica que não voltará a existir naquele mesmo local o balcão, estando em plano a mudança para outro local. Caso seja um cliente e pretenda os serviços daquele balcão terá que se dirigir à Avª Prof. Júlio Henrique - 4860 Cabeceiras de Basto.

Contactos,
Tel: 253669040 Fax: 253669041

sábado, 24 de janeiro de 2009

Ventos ciclónicos provocam estragos em Cabeceiras de Basto

Como já há muito tempo não se fazia sentir, na passada Sexta-feira e madrugada de Sábado, Cabeceiras de Basto, esteve debaixo de forte intempérie - ventos ciclónicos e com forte precipitação de chuva à mistura, provocaram estragos um pouco por todo o Concelho.

Na Vila de Arco de Baúlhe o mau tempo provocou queda de árvores e vedações, desabamento de terras e infiltrações em habitações, devido a deslocações de telhas; nem a vedação do Parque de Jogos do Desportivo do Arco de Baúlhe, recentemente construída e inaugurada, resistiu à força da natureza.
O caso que me merece mais destaque passou-se no Lugar da Serra, devido à queda de uma árvore de grande porte. Caiu sobre a via pública e rebentou os cabos de transporte de energia eléctrica, provocando o corte de energia por várias horas durante a madrugada de ontem e impedindo totalmente a livre circulação de pessoas e viaturas na via pública.

O Repórter Amador esteve no terreno e verificou queda de árvores sobre as vias, no Lugar da Serra, Monte da Vinha, Perdizes, Fonte do Alambique e Quintã. E segundo o instituto de meteorologia, o mau tempo está para continuar.

Este Inverno é certamente, para a maioria dos cabeceirenses, o mais severo que passaram em Cabeceiras ao longo das suas vidas.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Arco de Baúlhe – homem alvejado a tiro de caçadeira

António Magalhães (mais conhecido por Toneco) negociante de madeiras, residente na freguesia da Faia, foi alvejado com tiros de caçadeira em Arco de Baúlhe, junto à Clínica do Pneu.
Segundo fontes locais, tudo se terá passado na terça-feira dia 20 entre as 21:00 e as 22:00 horas quando António, com uma motosserra, cortava umas pontas de troncos em madeira para que se adaptassem ao camião que a iria transportar, quando o presumível autor dos disparos, um homem com antecedentes criminais e ali residente perto do local, ficou incomodado com o barulho da motosserra, o que originou troca de provocações entre os dois homens, causando um desfecho com consequências ainda imprevisíveis, já que a vítima está nos cuidados intensivos do hospital S.ª da Oliveira em Guimarães, com ferimentos no sobrolho e no tórax.
Segundo informações recolhidas pelo Repórter no local, o presumível autor dos disparos reside no Lugar das Barreiras e trabalha como cantoneiro (motorista de um “carro-limpa-valetas”) ao serviço do Município de Cabeceiras de Basto e este é mais um acto tresloucado somado aqueles que o homem vai somando no seu currículo criminal, tendo já assassinado um homem há uns anos atrás, junto do café STOP na Vila de Arco de Baúlhe.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ex-autarca de Cabeceiras vai ser alvo de mais uma homenagem pública

Retirar conotações políticas à homenagem, segundo o Prof. Feliciano Macedo e impresso no Jornal O Basto, só pode vir de alguém com má fé, analisa ainda, o percurso de vida deste ex-autarca nunca antes visto. Impresso - “este currículum sem precedentes”.

Segundo o jornal, esta iniciativa parte de um grupo de amigos dos mais avariados quadrantes partidários que apenas querem reunir amigos à volta de um amigo no dia do seu aniversário.


A homenagem será no dia 9 de Dezembro aquando do seu octogésimo aniversário, portanto quem estiver interessado nesta homenagem do grupo de amigos ao Sr. Mário Campilho, pode se inscrever até ao dia 4 de Dezembro, pelos contactos: 964420782 / 968431424.

Parabéns Mário Campilho são os votos do Repórter amador.

Uma homenagem justa tendo em conta o que este ex-autarca fez por Cabeceiras de Basto, atirou a autarquia para o lote de Municípios do progresso.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

lesson for the teacher

Se você é um professor e está a ler este texto neste momento, então isto é para si, aceite estas dicas de quem está do lado de fora mas que tem uma visão da coisa… Então começo por convencê-lo; se quer animar a sua turma, tente variar a sua aula, crie debates, converse com seus alunos, crie amizade com eles. Divida a turma, faça grupos para que eles pensem juntos, e nessa aula quem acertar mais questões ganha um prémio, faça como uma competição assim eles divertem-se e aprendem ao mesmo tempo. Lúdico, não é?

Invente jogos e actividades diversificadas, onde o aluno fique atento, trabalhando assim o seu raciocínio com rapidez.
Em certas matérias, cante fazendo rimas, para que os alunos possam gravar melhor asmatérias, pois a música não é fácil esquecer, basta lembrar o início.Faça com que os seus alunos aprendam a gostar da sua matéria, assim eles vão aprender com mais vontade.


«Claro está», como diz o nosso Primeiro, estas dicas não se podem aplicar a grandinhos, senão vejamos o caso do Magalhães, uma paródia… Até foi engraçado ver os professores naquela formação. Não estigmatizei!

sábado, 15 de novembro de 2008

manifestações de ódio, por vezes infantil, dos professores contra a "sinistra ministra"

Não sei se existe uma aula específica que condene o arremesso de ovos às outras pessoas, mas suponho que a ideia geral de que devemos respeitar os outros esteja implícita em muitas das matérias leccionadas. Com tanta educação, o que terá levado os alunos de Fafe a uma prática que contraria a teoria ensinada nas aulas de educação cívica?
A participação de menores nas lutas políticas dos adultos nada tem de inocente. Os menores são influenciáveis e voluntariosos, logo são manipuláveis. Os menores podem fazer aquilo que os adultos, por razões tácticas, não podem fazer. Por exemplo, atirar ovos ou fechar escolas a cadeado. Os mecanismos pelos quais a manipulação ocorre também são conhecidos.
Os protestos dos alunos, que emergiram um pouco por todo o País esta semana, resultam da imitação do comportamento dos adultos, do incitamento implícito dado pelos professores e da manipulação intencional exercida pelas juventudes partidárias que infiltram as associações de estudantes.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

“…caberá aos professores mobilizarem e sensibilizarem a sociedade civil para a defesa da escola pública. Vergar os professores será trágico.”

É impressionante como a juventude actual se consegue mobilizar, assistimos a um espectáculo deprimente muito orquestrado, e tudo indica, por professores. Não é por acaso que um aluno chega a casa e diz aos pais que o seu professor, aquele que devia ter mais um pouco de ética, disse que aquilo que fizeram à Ministra em Fafe era muito pouco, que deveria ser pior ainda.

Contou-me um aluno hoje, que chegou à Escola EB23 de Arco de Baúlhe e achou estranho, estava lá um grupo de alunos, (fez-me lembrar a greve dos camionistas), colocados à porta, (tipo piquete) com uma barricada de cadeiras a impedir a entrada; “…é greve por causa do estatuto do aluno!”, diziam, cantando palavras de ordem; “Ministra para a rua, a luta continua!” e como isto fosse um grande espectáculo, professores, no final do cântico aplaudiram o coro.

É impossível de acreditar que não estejam por detrás dos episódios lamentáveis quando assim tem atitudes.

Assistimos a uma paródia nacional. Aqui há vinte anos atrás, quando um professor faltava era a maior alegria que os alunos podiam ter. Agora os próprios professores parece que incentivam às manifs, e claro, é o mesmo que se passava connosco, uma alegria, uma festa digamos assim. Recebem uns sms, (não sei de onde) uns conselhosinhos de incentivo dos professores, sim dos professores, até podia dizer dos pais, porque os pais também são professores… E aí está, mais um diazinho sem aulas.

"Os professores que estão contra o processo de avaliação [contra as avaliações] querem progredir, subir as escadinhas até ao topo sem que seja preciso provar que o merecem, e com isso como é óbvio, mais uns trocados na carteira. E claro também dá mais trabalho." Bem não estou totalmente a par, estou reticente.

Uma coisa que me deixa a pensar! - há pouco tempo atrás, alunos da escola EB-23 do Arco levaram para casa frases que um professor terá pronunciado dentro da sala de aula, que o computador Magalhães estava a ser entregue pelo governo para ganhar votos, agora eu pergunto a esse professor? – O governo está a fazer a reforma da educação, com estas manifestações todas, para ganhar votos?

Daqui a pouco os alunos viram-se para a professora e dizem: - Dá-me o telemóvel já, senão levas com meia dúzia de ovos ou com um par de tomates, agora escolhe sôtora!? E «mainada»

“…caberá aos professores mobilizarem e sensibilizarem a sociedade civil para a defesa da escola pública. Vergar os professores será trágico.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"Uma imprudência escrita" dita o final dos escritos do Remisso - esperamos que seja somente um grito de revolta.

Um dos melhores Blogs das Terras de Basto, senão o melhor, anunciou a sua despedida, certo é que a concretizar-se a blogosfera perde um grande pensador. Esperamos muito sinceramente que reconsidere.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Alunos e professores de Fafe foram ao galinheiro para receber a Ministra da Educação

Nunca estive tão de acordo com aqueles que dizem que a educação vai mal, e basta olharmos para o que aconteceu ontem em Fafe para perceber isso, «foi decretado feriado municipal do aluno» para fazer omeletas com o carro onde seguia a ministra da educação e a comitiva que a acompanhava – esteve bem o Presidente da Câmara ao condenar tais praticas de protesto.

Esta foi uma pedrada no charco, não se viu os sindicatos ou professores a condenar o sucedido, assim a partir deste momento, se quem cala consente, e se já é permitido fazer aquilo aos ministros, não se poderá jamais condenar um aluno se este se lembrar levar um saco de ovos para a sala de aula para se divertir a atirá-los aos professores, sim, porque os alunos tiveram a colaboração dos seus professores.

Como já tenho referido várias vezes, a liberdade de expressão não contempla a falta de respeito, assim os professores perdem credibilidade na opinião pública ao pactuar com este tipo de discordâncias. Se querem derrubar a ministra não haverá melhor forma de o fazer do que, democraticamente, nas eleições.

Alunos da escola EB 2-3 de Arco de Baúlhe sem aulas de educação física

Os alunos saíram decepcionados no final das aulas nesta Segunda-Feira, criticando aos pais que não tiveram aulas de educação física [a disciplina preferida] porque o Pavilhão Gimnodesportivo estava sujo e ainda lá estava o palco utilizado pelos grupos que actuaram. Por isso os professores optaram pelo cancelamento.
Compreende-se, tendo em conta que no dia anterior se realizou nesse pavilhão o VIII Encontro de Quadras de S. Martinho, uma iniciativa inserida no âmbito da Festa de S. Martinho. Até me parece uma iniciativa louvável, o que não concordo é que se prejudique a educação dos alunos em benefício da festa.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Acidente grave em Cabeceiras de Basto

O acidente ocorreu no Sábado, dia 8 de Novembro, na estrada nacional 206, na freguesia de Santa Senhorinha de Basto, Cabeceiras de Basto, e tirou a vida a um dos dois ocupantes que a viatura transportava.

Por seu lado, o condutor da viatura ficou em estado considerado grave. Os dois homens de meia-idade eram oriundos da freguesia de Gandarela de Basto, Concelho de Celorico de Basto.

Sem se perceber muito bem os factores de brutal acidente, o carro enfaixou-se na ponta do rail de protecção, tendo este perfurando a viatura em toda a sua extensão, saindo na parte traseira, o que fez com que tirasse de imediato a vida a um dos ocupantes.

sábado, 8 de novembro de 2008

Uma história verídica de injustiça, aqui mesmo, em Cabeceiras

Maria era uma amiga de infância de Susana, colegas de turma e vizinhas sempre se acompanharam uma à outra nas brincadeiras até à idade da adolescência, namoram com dois rapazes da sua terra, sempre com confidencias e cumplicidade entre as duas, como uma verdadeira amizade deve ser.
Casaram e rumaram para destinos diferentes, Maria estabeleceu-se, criou uma empresa com o seu marido. Por outro lado, Susana casou mas não teve a mesma sorte, passados alguns anos ainda estava desempregada.

Ao saber da amiga, a Susana, resolveu recorrer a ela para lhe pedir emprego. Maria aceitou e impôs-lhe as condições, (contrato verbal). Que consistia em trabalhar naquela empresa três meses à experiência ganhando 30.000$00, acabados os três meses ficaria efectiva na empresa com as regalias em vigor na lei.
Analisando na hora, como não tinha trabalho, Susana, aceitou o contrato verbal.
Depois de três meses a ganhar trinta contos, a pagar quinze contos para lhe cuidarem do filho mais novo com apenas dois anos, e mais cinco contos, para que uma colega de trabalho lhe desse transporte, restavam-lhe 10 contos no final do mês, fazendo as contas em três meses ganhou trinta contos.
Mas como tinha a esperança que ao fim de três meses iria receber o salário mínimo nacional, aguentou-se. Passaram-se quatro meses, tudo igual, passaram-se cinco e Susana resolveu contestar com a “amiga” e patroa, exigindo o prometido, esta não gostou minimamente das exigências e contra a sua vontade lá deu mais 5 contos.

Logo no decorrer do sexto mês chegou aos ouvidos de Susana, através de uma colega, que o patrão terá dito em conversa com a patroa, que “era preferível despedir Susana pois ainda lhes podia dar problemas”.
Chegou-se ao final do sexto mês, Maria entrega um salário de 60 contos à Susana e com palavras arrogantes diz-lhe que estava dispensada daquela empresa alegando que a situação era má e que ia começar a despedir pessoal.

Desolada, Susana, chega a casa com os olhos vertendo lágrimas de tristeza e conta o sucedido ao marido. Sentindo-se injustiçados, reflectiram sobre a situação e resolveram contratar um advogado.
Foram feitas contas e os “empresários” foram obrigados a pagar uma indemnização respeitante ao tempo de trabalho e em função dos incumprimentos.
Até aqui tudo parecia estar resolvido, mas era somente o começo.
Como era uma empresa familiar onde trabalhavam sete pessoas da mesma família, para elas, o pagamento da indemnização foi uma afronta.

Amélia, irmã da patroa, com um passado famigerado no mau sentido, com envolvimentos amorosos extra- conjugais com os maridos das patroas, mãe solteira, chegou mesmo a ter que receber tratamento hospitalar devido a agressão com uma tesoura por parte de uma patroa, porque Amélia se tinha envolvido intimamente com o seu marido, - era também vizinha de Susana e nunca tinham tido qualquer tipo de conflitualidade até ao dia em que o filho de Susana, o Tony, com os seus dois anos de idade, chega a casa chorando sufocado. Tinha sido o marido da Amélia que lhe bateu, efeitos secundários do pedido de indemnização pago, vingaram-se no miúdo desculpando-se que o tony (de dois anos), estava a bater no seu filho (com seis anos).
No dia seguinte os pais do tony viram uma mancha negra na orelha do miúdo levaram-no ao médico para ver se tinha lesões mais graves do que aquelas que eram visíveis, mas nada de grave.

No decorrer dos dias, Amélia, passava todos os dias à porta de Susana, e sempre que passava, num acto de má educação, afronta e ódio, escarrava virada para a entrada da porta de Susana, que por sua vez não queria acreditar naquilo que estava a acontecer, magoada e triste, desabafou com o marido o que a vizinha e ex-colega de trabalho lhes estava a fazer. Então para por termo à situação resolveram recorrer à justiça e apresentaram queixa na GNR, pela agressão ao miúdo e pela atitude insana que Amélia vinha tendo. Passado algum tempo Amélia e seu marido receberam um aviso para se apresentar no posto da GNR para prestar depoimento, foi então para eles, mais uma desfeita, a última gota.

Num acto tresloucado, Pai e mãe, três irmãs, incluindo a ex-patroa e Amélia, dois irmãos e um cunhado e primo, com palavras injuriosas, difamatórias, ameaçadoras, invadiram a propriedade de Susana na tentativa de linchamento ou de causar intimidação para desistência na queixa apresentada. As crianças que estavam ali, horrorizadas, choravam indiscriminadamente, o marido de Susana liga para a Guarda Republicana a pedir socorro, os vizinhos com aquele alarido todo dirigiram-se ao local, o que fez com que os insanos desistissem e dispersassem daquele local. Quando tudo estava “terminado” chegam as autoridades… ficou o registo.

No dia seguinte, temendo que ainda algo de pior viesse a acontecer, apresentaram mais uma queixa contra os autores da invasão da propriedade e das difamações.
Passados meses de inquéritos os dois casais (Amélia e marido e Susana e marido) intervenientes no primeiro processo, foram chamados ao M.P. - confrontados os dois casais contaram cada qual a sua versão.
Decisão final: Amélia e marido tiveram uma lição grandiosa de moral e ficou a promessa de não a infringir, caso isso acontecesse teria sanções muito mais pesadas.
No segundo processo, o caso foi arquivado porque as testemunhas, os vizinhos, ficaram intimidados de tal forma com aquilo que tinham visto a fazer ao casal, que disseram que não tinham presenciado nada.

O casal, Susana e o marido, como tudo não bastasse, ainda receberam uma notificação para pagamento de despesas judiciais onde constava um parágrafo que dizia que o casal fez uso e abuso da justiça.
Hoje, Amélia, sempre que se cruza com o casal, escarra para o chão, numa atitude rasca, de má educação e de apetência de conflito, “cantando vitória”.

O casal interroga-se: “- há justiça?”
Amélia tinha (e tem) um passado leviano… teve até um caso em que um rapaz solteiro terá metido conversa com ela, e ela por sua vez, numa atitude de "mulher séria", conta uma versão diferente ao pai. E este, não lhe agradando nada o que a filha lhe contou, foi de encontro com o rapaz quando este estava num café e com uma atitude triste puxa da arma, e sem querer saber da versão dele, aponta-lha à cabeça. Valeu-lhe a intervenção do filho do agressor, irmão da Amélia, que não deixou o pai conseguir os seus intentos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Anda um pobre a investir todas as suas poupanças num fundo de investimento para agora “o Ali Babá e os quarenta ladrões” ficar com elas.

É a realidade actual, os bancos perdem cada vez mais credibilidade, hoje foi-me provado isso mesmo com uma situação que presenciei na agência do Banco Santander Totta em Arco de Baúlhe, um cliente que terá sido aconselhado por um funcionário dessa agência a mudar de produto de investimento, argumentando que era um produto de excelência com cotação a 5.3234, levou este a investir todas as suas poupanças nesse produto e de um mês para o outro perdeu 2.952.62 €.

Ora o banco tem por obrigação fornecer a informação completa ao cliente na altura de subscrever qualquer produto financeiro, isso não aconteceu, é-se iludido com supostos ganhos para levar a cometer o erro e no final é este o resultado. Não só perdeu de ganhar a taxa de juro que lhe prometera o funcionário, como também perdeu capital investido no tempo todo de subscrição desse fundo.

O que lhe não foi dito, é que, ao subscrever aquele produto, isso teria oscilações conforme cotação na bolsa que agora está em queda livre. Portanto senhor investidor, informe-se bem antes de fazer um investimento, e se por acaso deseja investir o seu dinheiro num depósito a prazo;

  • Invista num produto que lhe garanta o capital.
  • Não invista em produtos que estejam ligados às oscilações da bolsa se por acaso preveja que vai precisar desse dinheiro a curto prazo.
  • Informe-se bem antes de ir na conversa dos bancários, lembre-se que eles são empregados do banco, por isso fazem o que o “patrão” manda e isso implica que o banco está ali para ganhar dinheiro, não para dar.

Neste caso o cliente, ao não ser informado, foi roubado indirectamente, a quem vai atribuir a responsabilidade? Fica sem o dinheiro que se lixa.

“Não esqueçamos pois, uma outra regra inflexível,
Quando muitos perdem muito,
há sempre alguns que ganham imenso!”
“A crise é crise, mas não tanto que não seja magnífica para alguns” (In: Luís Filipe Ardérius)

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O roubo é um efeito secundário da "falta de apetite de trabalhar honestamente"

Ninguém me convence de que o crime não tem aumentado, até porque está bem à vista de todos, e se não tem aumentado em quantidade tenho a firme certeza que tem aumentado em termos de valores furtados, em violência e sofisticação.

Então vejamos;

Ainda há bem pouco tempo nem se ouvia falar sequer de carjacking.(nome importado dos Estados Unidos).
Antes levavam os auto-rádios, jantes especiais, antenas, carteiras…tudo isto e mais alguma coisa, mas deixavam na maioria das vezes o que restava do carro. Actualmente, vai viatura e tudo o que estiver no seu interior, até mesmo o condutor.

Outro fenómeno é o «homejacking» que consiste em assaltar as casas com os proprietários lá dentro. Já nem um pouco de respeito tem pelos proprietários, coisa que antigamente só faziam na ausência destes.

Ouvia-se falar muito através da comunicação social dos assaltos por "esticão", – Os larápios, em passo de corrida ou através de veículos em andamento, aproximavam-se das vitimas e puxavam as bolsas que estas transportavam ao ombro. - Hoje as bolsas passaram um pouco de “moda” e os larápios passaram a furtar por “esticão” as Caixas Multibanco e carrinhas de transporte de valores.

Na minha perspectiva o crime, nomeadamente o roubo, não está associado ao desemprego mas sim à falta de “apetite de trabalhar” aliado ao consumo de drogas, e ainda à ambição de poder.

Jovem residente na Faia assaltado no Porto

Esta semana um jovem de Celorico de Basto, actualmente a residir na freguesia da Faia, viu o seu carro assaltado e vandalizado na cidade do Porto, junto ao estádio do Dragão.
Os larápios partiram-lhe o vidro lateral e levaram-lhe a carteira com todos os documentos e o Auto-rádio no valor de 500€. Os prejuízos ascendem aos 1000€.
O jovem operário da construção civil, levou o carro para lhe facilitar a vida, visto ter uma consulta médica em Guimarães, não se ausentando assim grande tempo no trabalho para não perder salário.

Sem testemunhas, o jovem apresentou queixa na esquadra mais próxima.

Os preversos a transtornarem a vida de quem trabalha honestamente

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Julgamento do gang das picaretas adiado

O Julgamento do gang das picaretas foi adiado para a próxima segunda-feira, 3 de Novembro. Este adiamento resulta da decisão de um dos advogados de defesa, que não aceitou prescindir do prazo de contestação.

Agendado para começar no fim de Outubro, em Guimarães, o julgamento está sujeito agora a nova data, porque um dos advogados de defesa não prescindiu do prazo de contestação, que só termina amanhã.

Ao todo são cinco os pedidos cíveis de indemnização. A Esegur vai exigir mais de 100 mil euros, a lomis, a antiga securitas, quer 50 mil euros.

Outras três particulares querem também uma compensação financeira. As vítimas do chamado gang das picaretas vão pedir uma indemnização aos assaltantes.

No total, ascende aos 220 mil euros.Entre 2006 e 2007, o gang das picaretas roubava carrinhas de valor e é acusado de 58 crimes. Durante dois anos, terá assaltado 14 carrinhas de valores.
Os sete elementos do grupo recorriam a armas de fogo e a picaretas para roubar o dinheiro e depois fugiam em carros de alta cilindrada roubados.

Próxima sessão marcada para 3 de Novembro

O que os leitores, provavelmente, ainda não sabem é que este gang das picaretas estende os seus "tentáculos" aqui em Cabeceiras de Basto, (Pedraça) que em nada vem dignificar a sua terra pelos seus actos criminosos. Os restantes "tentáculos" são originários da região de Felgueiras.

Recorde-se ainda, que este gang foi designado como “gang das picaretas” devido ao método violento que praticava nos assaltos a carrinhas de valores, recorrendo a picaretas para conseguir os seus intentos.
Este grupo do amigos do alheio tinham um total de 7 indivíduos com idades compreendidas entre os 26 e os 33 anos, tendo o líder do grupo somente 27 anos.

domingo, 26 de outubro de 2008

Carta aberta a José Sócrates

Autor: Pedro Carvalho Magalhães


Senhor Primeiro Ministro: Venho protestar veementemente através de Vª Exª pelo nome dado ao computador que os vossos serviços resolveram distribuir aos meninos deste país (os que sobrarem do seu negócio com o Hugo Chavez na troca do petróleo, bem entendido).


Eu, Pedro Carvalho de Magalhães, nunca mais poderei usar a minha assinatura sem ser indecentemente gozado pelos meus colegas de trabalho.Sempre assinei PC Magalhães e, desde que Vªs Exªs baptizaram o tal computador, tive que alterar todos os meus documentos.


Uma coisa tão simples como perguntar as horas e a resposta que recebo é:
- Atão Magalhães... vai ao Google...

Se vou à máquina de preservativos, há sempre uma boca dum colega:
- Para quê, Magalhães? Não te chega o antivírus?


Se vou ao dentista, a recepção é sempre a mesma:
- Então o senhor Magalhães vem limpar o teclado...


A minha mulher, Paula Carvalho Magalhães, também sofre pressões indescritíveis no emprego: Ontem uma colega veio da casa de banho com um tampão na mão e gritou:
- Paula... Esqueceste-te da tua pen!

Também o ginecologista não resistiu ao nome e, após a consulta, disse-lhe que tudo estava bem com as entradas USB!


Nem o meu filho, Pedro Carvalho Magalhães, escapa ao gozo que o nome veio provocar. A Rita, a mocinha com quem andava há mais de 6 meses, acabou tudo com este argumento:
- Magalhães... vou à Staples procurar outro que a tua pega é muito pequena!


Quando, devido a tudo isto, apanhei uma tremenda depressão que me impediu de trabalhar, fui ao psiquiatra. Ele olhou para o meu nome e disse:
- Pois é, senhor PC Magalhães. Aconselho-o a passar pelo suporte técnico da Staples... podem ser problemas de memória RAM!


Neste momento a minha mulher quer desinstalar-se e procurar alguém que tenha um nome 'decente'. Senhor Primeiro-ministro... porque diabo não puseram Sócrates a esse maldito computador? Queria que o senhor visse o que custa!

Atenciosamente, assina Paulo Carvalho M.
(e não me perguntem o que é o M)




quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Forças do oculto

Há quem acredite seriamente nas forças do oculto e recorrem a estas para solucionar os seus problemas, eu tenho grandes dúvidas em relação à veracidade de certas soluções que os Bruxos ou Curandeiros, ou lá o que lhe queiram chamar, propõem.
Relatos que ainda hoje se ouvem contar descrevem que muitas epidemias que se manifestavam em tempos atrás eram associadas a actos de feitiçaria, pois a medicina desconhecia por completo o mal de onde advinha, talvez devido ao atraso de evolução que esta se encontrava. Por esse mesmo motivo, na Idade Média iniciou-se uma perseguição às Bruxas para estas serem julgadas, o desfecho era trágico pois eram queimadas numa fogueira à vista de toda a gente.
Retratada na mente e nos filmes como uma pessoa má, velha, com uma vassoura voadora e de rude voz, a bruxa, estava também ligada às religiões.
Actualmente existem um pouco por todo o país, em quase todas as terras existe um/a, e apesar da descrença crescente, ainda são muitas as pessoas que recorrem a estes para os mais diversos fins.
Aqui há dias tomei conhecimento através de um panfleto que me chegou às mãos, que em Fafe existe um “Vidente”, como eles gostam de ser chamados, que acaba com todos os problemas. - Ou será que começam?
Ele faz e desfaz coisas que até mesmo para mim os nomes são ocultos da minha memória.
Se tem problemas, agora acabaram-se de vez! “O mestre curandeiro” está em Fafe e não há mal que ele não cure(faça), vejam só:


  • Leitura de Cartas Tarot
  • Desfaz feitiçarias
  • Faz feitiçarias
  • Mal de inveja
  • Mau-olhado
  • Raiva
  • Medos
  • Ódios
  • Pragas
  • Empates (será de futebol?)
  • Encanhos
  • Amarrações
  • Expulsão de Demónios, Espíritos, tudo o que for diabólico.
  • ... se anda a tirar a carta de condução ou vai fazer outros exames...

Não há nada que não faça/desfaça.

No panfleto dizia ainda o seguinte: “…não deixe que a sua vida… se torne num tormento de dor e sofrimento e solidão, por vezes vocês estão a sofrer porque receiam procurar algo d´oculto, também é verdade que há muita gente que se aproveita da infelicidade dos outros, eu trabalho com honestidade…”


Pois, pois, não deixa os seus créditos em mãos alheias, iríamos nós perguntar sobre a seriedade de cada um e veríamos o mesmo resultado, tudo sério.
O problema é que existem muitos que ganham fortunas à custa dos problemas psicológicos (ou não) dos outros e nem um cêntimo é declarado, talvez por esta não ser reconhecida como profissão.
Embora não seja crente reservo algum respeito por estas coisas, não fossem elas ocultas.

Já agora quer uma consulta? – Então telefone para o 968905721 e fale com o António Marinho. Depois não tem motivos de desculpa por ter reprovado no exame.

sábado, 11 de outubro de 2008

Foram para Espanha agora não há aqui que cheguem

Já muito foi dito sobre a imigração de portugueses para a vizinha Espanha para aí trabalhar na construção civil.
O argumento, para muita gente, era a falta de trabalho por cá, nunca partilhei da mesma opinião - na minha opinião, as razões que levaram a grande maioria dos trabalhadores para Espanha prendiam-se, e prendem-se, com questões monetárias, os baixos salários que auferem cá não lhes permite outra solução senão partir.
Afastados da família, os trabalhadores, preferem sujeitarem-se às condições precárias e à xenofobia crescente em troca de ordenados mais elevados.
Muito recentemente, uma série de empresas recorreram ao sindicato na tentativa de recrutar pessoal do ramo, onde só uma queria mais de 250 trabalhadores, o próprio sindicato, segundo o JN, está preocupado com a fuga de trabalhadores para Espanha, o que está a deixar as empresas portuguesas com falta de mão de obra.
Atendendo ao pedido das empresas, o sindicato contactou vários associados e nenhum se disponibilizou a regressar.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Blogs "chegaram" ao parlamento europeu

É inegável a importância que os blogs actualmente têm no pluralismo e na liberdade de expressão, ganhando cada vez mais um estatuto valorizado na sociedade. Mas há cuidados a ter nas publicações que se fazem, o plágio não é permitido e quando se citam declarações ou se retiram excertos de uma certa publicação é obrigatório citar a fonte. Devem-se respeitar os direitos de autor.

E a relevância que estes estão a ter já chegou ao parlamento europeu, onde os deputados europeus aprovaram uma resolução sobre a concentração e pluralismo dos meios de comunicação sobre questões relacionadas com o estatuto dos blogs.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Afinal tinha dono!

Toda a gente sabe, ou deveria saber, que possuindo um animal de estimação, todos temos responsabilidades pelos actos do dito animal, certo? - Mas em muitos casos, senão quase todos, na hora de assumir responsabilidades o bicho nunca tem dono…

Com isto vou contar uma peripécia que aconteceu com um condutor do Arco de Baúlhe.


Deslocava-se numa viagem a Trás-os-Montes com a sua viatura semi-nova, o Sr. “Manuel” ,quando nisto à frente da viatura se atravessa um animal canino, não conseguindo parar, esbarrou contra ele… resultado: frente do veículo danificado, concerto para umas centenas, o cão em estado grave e não falava para dizer quem era seu dono, etc.

O senhor ao verificar os eventuais prejuízos da viatura resolveu procurar o legítimo dono do animal… depois de várias tentativas frustradas lá lhe disseram a quem pertencia… Ao abordar o proprietário, este negou que o cão era seu (pois, pois, não queria pagar…).

O lesado, o dono do veículo, reflectiu naquele momento e então disse ao homem:

Então o cão não é seu!? – É pena, porque eu tenho seguro multi-riscos e o proprietário ainda iria receber umas massas!

Palavras mágicas, o cão ganhou logo dono!

O proprietário do animal convencido que iria receber umas massas pelo cão acidentado, aderiu reconhecendo ser o dono e então chamaram as autoridades para fazer o registo da ocorrência...


Resultado final:

O dono do animal teve que pagar todas as despesas inerentes ao concerto do carro, por seu lado, o dono do veículo não possuía multi-riscos, isso foi dito na tentativa de convencer a reconhecer ser o legitimo dono.E conseguiu:


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Deco lança campanha de protesto contra gasolineiras

Defesa do consumidor (DECO) protesta contra a demora de reacção das gasolineiras em descer os preços dos combustíveis.

Reivindicam ainda, mais transparência e a criação de uma entidade reguladora para o sector.

Se pensa em juntar-se a este protesto, a forma de o fazer é não abastecer combustíveis no dia 27 (Sábado) durante todo o dia.

Este protesto, quanto a mim, não trará resultados significativos. Se não se abastece nesse dia, no dia seguinte abastece-se mais, ou no dia anterior. Mas valerá certamente a pena.

Não passou grande tempo do protesto dos camionistas (pescadores…) que pararam à força o país com as suas exigências, actualmente os preços começaram a cair e é velos mudos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Lisboa, cercana e imprescindible

Lisboa pousa na foz do rio Tejo como uma cidade de aparência decadente, mas com um enorme charme. A Capital Portuguesa merece, pelo menos, um fim-de-semana, se o visitante quiser aproximar-se a sua essência.


O viajante, reduzido para dez o infinitas possibilidades de Lisboa, a fim de simplificar a uma curta escapada à cidade da luz.

1. Em Lisboa há que chegar em todo o Tejo. Para entender melhor o aspecto da cidade é essencial passar por uma das suas duas pontes rodoviárias: a Ponte em 25 de Abril, nomeada em homenagem a data da Revolução dos Cravos, e Vasco da Gama. A primeira é uma imponente construção de aço, de cerca de 2 milhas e um dos ícones da cidade. Os engarrafamentos resultaram na construção da Ponte Vasco da Gama, 17 quilómetros, atravessando o rio de Sacavém ao Montijo, perto do Parque das Nações.


2. O Parque das Nações sediou a Expo 1998, favoreceu e lavou o rosto é a parte mais moderna de Lisboa. Para além dos edifícios herdados da Exposição Universal e ao Oceanário, prestigiados arquitectos revitalizaram a área. Santiago Calatrava desenhou o centro comercial Vasco da Gama e da Estação do Oriente, o grande trocador de comboio, autocarro e metro. Dentro de alguns minutos, o metro leva os visitantes para a área e convidados de um dos modernos hotéis no Parque das Nações para o coração de Lisboa. Os pisos de alguns deles oferecem uma bela vista do Tejo, especialmente à noite.


3. A Baixa. Em seguida, no centro (metro Rossio) está vinculado ao escorregamento pela grade depauperada da Baixa, os flattest Lisboa, o turismo e o comércio. Este bairro, construído pelo Marquês de Pombal sobre a antiga cidade que foi destruída por um terramoto em 1755, Casa do Teatro Nacional Dona Maria II, a Praça Dom Pedro IV, a Praça da Figueira e da Praça.


4. Viajou à Baixa, é dilema: tomar o famoso elevador de Santa Justa para o Bairro Alto, ou, inversamente, a cascata das ruas íngremes de Alfama? Em primeiro lugar, optamos por embarcar o eléctrico 28, abarrotado de turistas, assentos em madeira branca e amarela, sobe para o Castelo de São Jorge. Também chamado Castelo dos Mouros oferece a partir do topo da cidade uma das mais belas vistas da cidade. Antes de continuar caminhando em direcção à Sé de Lisboa, o decadente catedral românica do século XIII, vale a pena fazer uma paragem no bar do Chapitô (Rua da Costa do Castelo 1-7) e sua esplanada, para tomar um fôlego, vinho ou um jantar ao entardecer, com vista da Baixa. Alfama, o bairro rompe pernas que sobreviveu ao terramoto de 1755, é considerado o berço do fado e as suas ruas estão cheias de turistas que passeiam com a língua, por suas estreitas ruelas em declive, deitado sob as roupas das casas.


5. O Bairro Alto de Lisboa é equivalente a mais viva, a jovem atmosfera e vida nocturna. Uma infinidade de bares e restaurantes siga as ruas estreitas do Chiado, que é o ponto de encontro Praça Luís de Camões. Se o fado nasceu em Alfama, Bairro Alto é a casa e muitos locais especialmente concebidos para proporcionar entretenimento para os turistas.


6. Fado é a derradeira expressão da música e Portuguesa em Lisboa está em toda parte. Há Fados para todos os gostos e orçamentos, a partir de 70 euros para jantar e entretenimento até o Fados espontâneos, instalações sem alimentos e bebidas, como a Tasca do Chico (Bairro Alto). É a mais autêntica e residência turística de Alfama, onde a saudade, a melancolia dos fadistas vem a lume no seu máximo esplendor.


7. Lisboa não é compreendida sem o Tejo-like chamada para o Português Tejo. Tudo ao redor do aro, a partir do famoso promanado do rio Parque das Nações, ao longo da rota clássica para a Torre de Belém (o essencial fotos com a ponte em 25 de Abril de fundo). Embora muito ainda está em construção, pode ser uma boa ideia para abordagem de Lisboa Ribeirinha e cacilheira, de onde partem barcos para deixar Cacilhas. No caminho certo para o oceano, a Estrada Marginal conduzindo a Cascais e Estoril. Tanto o Boca do Inferno Cascais como o Casino Estoril e luxuoso ambiente merecem uma tarde e estão a poucos quilómetros da capital Português.


8. A Lisboa cultural: o país da maior colecção de arte do século XX, está no Museu Berardo, o Centro Cultural de Belém, que alberga, entre outras disciplinas, surrealismo e pintura pop art peças de Picasso, Miró, Duchamp, Mondrian, Dali, Bacon e Warhol. - Centro Cultural de Belém (www.ccb.pt; 00.351 213 61 24 00). Praça do Império. Lisboa. Aberto a partir de 8,00 a 20,00, nos finais de semana até 1900. - Museu Colecção Berardo (00351 213 61 24 00; www.museuberardo.com). Praça do Império. Lisboa. Aberto das 10:00 às 19:00, sexta-feira, até 2200. Entrada livre até o final de 2008.

9. Pastéis Belém: A melhor maneira de chegar ao bairro de Belém, apanhar o eléctrico 15 muito mais moderno do que o 28 -, que circula em paralelo ao rio. O visitante percebe a sua entrada no bairro em termos de aparência, com fascínio, a fachada do Mosteiro dos Jerónimos. Quase é cometer o pecado da negligência não comprar numa casa popular dos pastéis de Belém, uma das jóias de Lisboa, em qualquer uma das lojas perto do templo.


10. E é a hora de sair, qual a melhor maneira de sair de Lisboa de condução sobre a ponte em 25 de Abril para o outro lado do rio, onde o monumento ao Cristo Rei, uma réplica do Rio, no Rio de Janeiro, parece estar a dizer adeus decadente cidade da luz, da qual o visitante pode deixar de esquecer.
In: El País (texto traduzido)


O que temos cá, por vezes, é mais valorizado pelos estrangeiros...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Alunos da Escola Secundária de Fafe indignados enviam mensagem circular por e-mail

"A aluna em causa é filha da F. M. o que explica muita coisa, sim essa tal que dá notas baixas aos alunos por estes não pertencerem ao 'seu' extracto social, depois vai-se a ver e arranja a papinha toda feita pra filhota não ter as notas que só o POVO tem.
Eu queria ver se fosse um coitadinho qualquer se havia médico para passar atestado. Já agora, as necessidades educativas especiais têm um acompanhamento especial, são alunos desde que devidamente identificados e encaminhados, terão procedimentos por consequência adaptáveis. Terá esta aluna sido abrangida pelo 3/2008 ???

Agora, como é que o 2.º professor corrector conseguiu saber que a aluna por ter de facto uma necessidade educativa especial (supostamente apontada pelo tal atestado milagroso), dizia eu, como é que se pode partir do princípio que a resposta que estava errada passa a estar certa?? já que o exame não tinha qualquer tipo de adaptação, assim sendo era decretado como inválido.

Subam na vida sim, mas honestamente!!!"

R. Cabeceiras de Basto, 23, São Paulo, SP

Andava eu numa de bisbilhotice cibernética e pus-me a procurar vistas aéreas por satélite no Google mapas, quando dei por mim no Brasil, para meu espanto não é que existe uma rua, no país de `nossos irmãos´ brasileiros, chamada Cabeceiras de Basto.
O que faz questionar-me: É se este nome foi atribuído à rua em homenagem a algum cabeceirense imigrado nesse país que se destacou por algum feito e daí ter merecido esta homenagem? … Ficarei sem saber, mas que gostei, lá isso gostei!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

No futuro são estes os médicos, ou magistrados, ou professores, ou outra profissão qualquer de estatuto elevado que nos assiste?

Recurso de aluna fez disparar as notas


A reavaliação dos exames nacionais de uma aluna do 11.º ano da Secundária de Fafe transformou notas "sofríveis" em "excelentes". Os restantes pais não se conformam e já foi pedida a intervenção do Ministério da Educação.


Pais e alunos das turmas do 11º ano, do ano lectivo transacto, da Escola Secundária de Fafe estão revoltados com a "subida astronómica" que tiveram as notas de uma aluna que pediu recurso dos exames nacionais de Física e Química e de Biologia e Geologia. As notas transformaram-se, após o recurso da aluna, de positivas sofríveis em notas de excelência.


"Na prova de Física e Química passou de 9,8 para 18,9 enquanto na prova de Biologia e Geologia a nota de 11,6 transformou-se em 19", explicou ao JN um dos vários encarregados de educação que se apresentam revoltados com este volte-face na classificação dos exames nacionais.


"Como é possível que um professor avalie uma prova com uma nota muito baixa e a mesma prova seja reavaliada e colocada quase com a cotação máxima?" Esta pergunta atravessa, por estes dias, a mente de vários pais e alunos que se sentem injustiçados e descriminados pelo tratamento dado a este caso. A desconfiança dos pais é ainda reforçada pelo facto de a mãe da aluna em causa ser docente naquele estabelecimento de ensino e, segundo alegam, "há cerca de três anos" ter acontecido "o mesmo com outro filho que agora até está na universidade a cursar Medicina".



Um dia mais tarde é ver o médico a operar a perna errada, o magistrado que só quer honorários, o professor que se preocupa com avaliações, enfim, nós por cá...

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O JOGO DOS TRÊS Ls

Mais uma vez o Porto está na liga milionária... contra a vontade de alguns clubes e respectivos adeptos…

Continua a ser o club que mais capital encaixa nos cofres e que mais alegria dá aos adeptos, ontem não foi excepção ao golear o Fenerbahce por 3 a 1, fica (me) na memória como o jogo dos Ls - Lisandro Lopez, Lucho e Lino, marcaram os golos da vitória… A ver vamos o que as outras equipas, aquelas que lhe queriam ocupar o lugar, conseguem fazer...

José Sócrates é o preferido dos portugueses para o cargo de Primeiro-Ministro

José Sócrates é o líder partidário em que os portugueses têm mais confiança para desempenhar o cargo de Primeiro-Ministro. De acordo com a sondagem Correio da Manhã / Aximage, realizada entre os dias 8 e 10 de Setembro, 38,7 por cento dos inquiridos prefere José Sócrates para Primeiro-Ministro.


De acordo com este estudo, o PS está a subir nas intenções de voto. Se as eleições se realizassem hoje, o PS reuniria 35,7 por cento das intenções de voto, situando-se à frente de PSD (28,9 por cento), CDU (10,5 por cento), BE (9,3 por cento) e, por fim, CDS (3,8 por cento).
Info. via mail.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Grupo Motard "Os Bastos" vão dar Show

O grupo motard "Os Bastos" vão dar um espectáculo de Freestyle já no próximo dia 13 de Setembro (sábado à noite), pelas 22 horas no Campo do Seco em Cabeceiras de Basto.

Este grupo de motards é uma recente colectividade originária da Freguesia da Faia, Concelho de Cabeceiras de Basto, e tem vindo a crescer, no ano transacto demonstrou isso mesmo com um grandioso espectáculo de Freestyle com um conceituado e reconhecido profissional das duas rodas. O palco foi junto da Central de Camionagem de Cabeceiras. Eu estive lá e aconselho a não perder este ano.

Este ano terá dois conceituados artistas deste desporto, são eles N H Pina e Jak

Veja aqui alguns espectáculos destes profissionais

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O PODER DA FOTOGRAFIA

A imagem estática tem o grande poder de nos fazer recuar no tempo e avivar com nostalgia os tempos de outrora.

Tem poucas palavras que possam descrevê-la, sendo ela utilizada em diversas áreas que em muitos casos dispensa descrições, falando por si, tem a sua história para contar e ocupa um lugar insubstituível na sociedade desde os tempos da sua invenção, ganhando cada vez mais fulgor com o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.

Veja a foto do Largo Justino de Sousa (Lugar da Serra) tirada há mais de trinta anos, que nos faz viajar no tempo.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Agora conto com uma preciosa ajuda na gramática.- O Dr. Professor Mamarracho

"passas por aqui, neste caminho público que agora é meu, e levas porrada velha"

Direito de resposta

Pois é! Não sabia! - Mas houve um amigo que fez questão de me informar.
Dei uma vista de olhos no
Mal Maior e deparei-me com alguns posts inspirados no Repórter, coisas de comadres e da má-língua, palavras de escárnio e de mal dizer. Não estranho, já que esse é o seu lema. Parece que tem problemas de absorção em relação a este blog.
Ao Repórter Amador o que mais preocupa são questões bem mais sérias do que os assentos em sílabas graves.

Ao dar uma vista de olhos no seu blog, ou melhor, só no post que escreve acima, realmente não existe nenhum erro gramatical nem de pontuação, parabéns…
Mas mesmo assim vou apontar alguns. (Estudante Universitário!???)


miguel - Escreve-se com letra Maiúscula.(É um nome próprio)
Parenteses - Escreve-se com um acento circunflexo na segunda vogal. (parênteses)
Usocapião – Escreve-se com u e não com ó. (Usucapião)
quinta do moitcho – Quando é um nome próprio escreve-se com letra maiúscula, e não se diz moitcho (palavra de escárnio talvez), diz-se Mocho.
Depois de um ponto parágrafo escreve-se sempre com letra maiúscula. - não é Dr. Professor?
Churote - É uma palavra que não existe no dicionário, é uma alcunha inventada, por isso leva acento conforme se quiser pronunciar.
Algo vai mal nas Universidades Portuguesas quando um estudante de
medicina não sabe escrever.

Não desvies atenções de questões sérias como a que escrevo no post. E além disso andas mal informado…”não há queixas nas entidades" "incompetentes” então um membro da junta de freguesia, tão inteligente, não sabe que o caso da agressão do funcionário da junta à qual pertences, foi arquivado? (ou abafado?) E que ele desde então, segundo a família, já tentou o suicídio?
A primeira agressão já lá vão meses, e só agora a Junta de freguesia está a despertar para o problema, depois de ter outras agravantes?

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Aeródromo de Cabeceiras de Basto - Abadim -

Terraplanagens prontas dentro de dois meses

Na sua deslocação ao distrito de Braga, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, visitou o concelho de cabeceiras de Basto, designadamente a pista de aeronaves e os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.

A pista de aeronaves, localizada na Serra da Cabreira, em Abadim, foi construída para responder em situações de emergência e auxiliar o combate aos incêndios florestais. A pista será utilizada para fins turísticos e de lazer, prevendo-se ainda a construção de uma pista para cavalos de corrida.
Trata-se de um projecto antigo que está em construção há vários anos e que conta já com a colaboração de empresários locais, população, conselho directivo e Junta de Freguesia de Abadim, serviços florestais, protecção civil e Regimento de Engenharia n.º3 de Espinho, que actualmente está a realizar trabalhos de terraplanagem, que se prevêem concluídos dentro de dois meses, pondo termo à execução desta pista de aeronaves que tem 900 metros de comprimento.

O secretário de Estado elogiou a capacidade do município em mobilizar a sociedade civil, onde cada vez mais, “todos temos responsabilidades”, e nas quais “devemos colaborar e trabalhar em articulação”, em prol do bem-estar da população.
A comitiva visitou, ainda, a área de lazer e barragem da Serra do Oural, valência que também serve de apoio ao combate aos incêndios florestais.
Seguiu-se a visita aos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses. Aqui o secretário de Estado viu as novas viaturas que esta corporação dispõe e inaugurou a sala de reuniões e o gabinete da direcção.
Segundo o presidente da direcção, Jorge Machado, disse tratar-se de “um dia feliz”, já que foram suprimidas algumas necessidades da corporação que tem cerca de uma centena de voluntários.
Além da contínua formação dos seus elementos, estão em agenda outros projectos, nomeadamente a ampliação e recuperação do quartel. Finalizando, José Medeiros realçou a importância da coesão entre as equipas, que com trabalho e empenho procuram fazer parte da solução na resolução dos problemas.

fonte:Correio do Minho

"Os trabalhos de terraplanagem prevêem-se concluídos dentro de dois meses, pondo termo à execução desta pista de aeronaves que tem 900 metros de comprimento"

Uma duvida que fica é se esta pista irá ficar em terra batida? se sim!, será muito mau e bastará uma estação do ano para danificar a pista - O Inverno.

Esta obra amada por uns e odiada por outros, motivo de discórdias politicas e não só, espera-se e deseja-se que seja útil, à partida penso que sim, não estivesse ela a ser construída para auxílio nos incêndios florestais. Neste sentido já valerá certamente a pena.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Habitante do Arco de Baúlhe usurpa caminho público e espanca quem tente passar

Um habitante recém-chegado ao lugar da Serra está a fazer história pelas piores razões e que são bem visíveis em vários níveis e sob muitos aspectos entre eles a usurpação de um caminho pedonal público e agressão a quem lá tenta passar.

O estranho caso está a por os habitantes daquele lugar e os utentes daquele caminho no limite da sua paciência. Várias pessoas que o utilizam há muitos anos, foram agredidas e obrigadas a receber tratamento hospitalar.


Um funcionário da Junta de Freguesia, quando fazia o trabalho de limpeza nesse caminho, foi o primeiro a ser agredido, tendo sido necessário internamento hospitalar. Mais recentemente, no dia 31 de Agosto, foi agredida violentamente naquele local de passagem, uma senhora, Sofia Barros Mendes.

Se não consegue entrar em contacto físico, tudo serve para agredir quem por lá quiser passar, relatos das vítimas contam que atira garrafas, água e outros objectos que encontra à mão.

O insólito caso acontece no limite do Lugar da Serra junto à Ponte Nova. Um ex-construtor civil que ali construiu moradia, cortou o caminho pedonal público que dá acesso directo do Lugar da Serra à Ponte Nova.

O referido caminho beneficiou de obras num passado recente, foram feitas escadas em cimento ladeadas por um corrimão e arranjado tudo o resto em calçada – Agora está a sofrer de uma desejada e predatória posse privada. Um grande abuso de usurpação do espaço público.

A Junta de Freguesia em conjunto com outras entidades competentes tem por obrigação de combater este verdadeiro desaforo no caminho de passagem (que não é sem saída) ilegalmente fechado por um morador mal intencionado, que colocou correntes e um muro, impedindo a livre circulação de pessoas num espaço público. E como se tudo isto não bastasse ainda coloca uma placa informativa ou gozativa com a seguinte descrição " Proibida a entrada sem autorização" (ver na foto um rectângulo por cima do corrimão esquerdo)

Teme-se que este episódio tenha um desfecho trágico, por esse motivo as autoridades devem tomar medidas imediatamente.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O DESENVOLVIMENTO DO CONCELHO NA ÚLTIMA DÉCADA

As freguesias que fazem parte do Concelho de Cabeceiras de Basto, sem excepção, sofreram ao longo de uma década transformações e crescimento, nomeadamente na construção e pavimentação com melhoria dos caminhos e algumas destas freguesias já beneficiaram de infra-estruturas de saneamento básico. Todo o concelho desenvolveu com a construção e reconstrução das seguintes obras: Casa da Cultura, Casa da Música, Centros de dia, Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, Centro Hípico, Central de Camionagem, Lares para idosos, Parques infantis, Parques de lazer, pavilhões gimnodesportivos, pavimentação da Praça da República, piscinas municipais, praias fluviais e outras. Estas obras cada qual para o fim a que se destinam, podem ser ainda, na sua maioria, locais de convivência, de reunião, tendo as pessoas a possibilidade de ser reverem, trocarem afectos sentidos, conversarem e se divertirem.
Referi como conheci a Quinta do Mosteiro. Hoje com as construções das avenidas, rotundas, parque adjacente ao Mosteiro, Mercado Municipal, edifícios para habitação e comércio e ainda edifícios públicos, nomeadamente o Centro de Saúde, a Unidade de Internamento, o Posto da GNR, o futuro Palácio da Justiça (ainda em construção), e infra-estruturas para arruamentos, estão a absorver parcialmente toda a referida quinta. Saliento a Unidade de Internamento porque é sinal positivo e mais ainda para os doentes terminais. Com toda esta evolução não posso deixar de referir ainda a pavimentação da Estrada Nacional 205, que liga Cabeceiras de Basto à Vila do Arco de Baúlhe, em virtude desta dar acesso directo às zonas industriais de Olela-Basto e Lameiros-Refojos e a outras freguesias de grande densidade populacional e à Auto-Estrada A7.
A variante em construção que ligará o Nó da Auto-Estrada, localizado no Arco de Baúlhe, a Lameiros-Refojos, virá certamente contribuir também para maior segurança e qualidade de vida das pessoas principalmente daquelas que vivem na sede da Vila do Arco de Baúlhe. Esta vila na última década sofreu também melhorias nítidas e reconhecidas, aliadas ao novo Centro de Emprego, em fase de construção.
Não posso deixar de citar, o passeio de convívio e de lazer que anualmente a Câmara Municipal, em sintonia com as Juntas de Freguesia, proporciona aos idosos, porque é a classe etária que necessita de ser ajudada e também é o modo de muitos deles saírem do isolamento.
A reconstrução da antiga escola primária de Lameiros, destinada a dar formação tecnológica, é uma mais valia para o mundo do emprego e só agora faço referência desta obra, por uma razão simples: foi ali que aprendi as primeiras letras, foi ali que consolidei a minha educação, dali saí para o mundo do trabalho, dali tenho imensas saudades.
O desenvolvimento de que faço referência deve-se ao facto de os habitantes cabeceirenses terem um Presidente competente, inteligente, dinâmico, possuidor de uma enorme formação moral e cívica, que muito contribuiu com os seus conhecimentos profissionais e empenhamento pessoal, para o bom funcionamento dos diversos sectores da Câmara Municipal.
Deixo aqui uma palavra de apreço à boa organização da Feira e Festa de S. Miguel de Refojos, do ano de 2007. Não destaco nenhum assunto que citei, porque todos têm muito valor, apenas reafirmo que tenho orgulho de ser cabeceirense, o Concelho evoluiu de forma assustadora, é uma parcela de terreno do Distrito de Braga, lindíssima e acolhedora.

Manuel Sousa