quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Votos a 25 euros no PSD

O voto num determinado candidato pode custar 25 ou 30 euros. O PSD tem sido marcado por tantas disputas internas nos últimos anos, para a direcção nacional e para a distrital de Lisboa, que para melhorar o resultado eleitoral houve quem comprasse votos a militantes angariados em bairros sociais, denunciam militantes e ex-militantes do partido que aceitaram dar a cara fazendo depoimentos em vídeo para a SÁBADO.


Entre outros, estas fontes, cujos testemunhos em vídeo pode ver aqui, acusam os deputados António Preto e Helena Lopes da Costa de serem coniventes, dando cobertura a estas práticas, quando tiveram poder ou influência na distrital de Lisboa. Várias fontes da SÁBADO, que trabalharam de perto com António Preto ou Helena Lopes da Costa, confirmaram estas histórias. Refira-se que ambos entraram nas listas do PSD na quota da líder, Manuela Ferreira Leite, debaixo de uma chuva de críticas por estarem acusados em processos judiciais.

Em termos estatísticos, comprova-se que as principais secções do PSD na distrital de Lisboa duplicaram de militantes com quotas pagas entre 2002 e 2008, sendo que a secção “E” até sextuplicou os filiados. Muitas quotas são pagas indiscriminadamente por alguém que não os militantes. Uma das estratégias de angariação de inscritos no PSD passa pela contratação de avençados em juntas de freguesia que, para manterem os empregos, têm de garantir a manutenção do poder ao presidente da sua secção angariando militantes que votarão em quem lhes indicarem.

Enfim, politica da verdade.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Novos sinais informativos

sinalização no Arco de Baúlhe sinalização no Arco de Baúlhe

Os sinais que se iam amontoando no nó viário de Arco de Baúlhe, que quase pareciam uma "floresta" de ferros espetados e só contribuiam para confundir , foram retirados dando lugar a uma nova sinalização informativa com um design mais atractivo e organizado.

Para quando fica um embelezamento da rotunda? - Temos uns excelentes exemplos de bom gosto na vizinha cidade de Fafe!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Nova rodovia urbana de Arco de Baúlhe longe de gerar consenso

vista do arco2

Renitentes. Assim se mostram comerciantes do Arco de Baúlhe face às novas vias (Variante, já muito badalada), e a rodovia mais recente que vai desde o lugar do Caneiro ao lugar de Tojeirinhas. (Ver na foto)

Para os comerciantes as vantagens não lhes são clarividentes e levantam dúvidas quanto às consequências dessas novas vias. As preocupações que se lhes impõem é que lhes retirarão a clientela desviando-a para a sede do Concelho.

Em relação à variante, é notório algum movimento de tráfego que já não necessita de entrar no centro da Vila, mas está longe daquilo que fez manchete no Jornal “O BASTO” com ilustração de uma foto de fim-de-semana, somente dois veículos a transitar na avenida que em nada condiz com a realidade do dia a dia.

Alguns comerciantes do Arco pararam no tempo já há muitos e longos anos.

domingo, 2 de agosto de 2009

Simplesmente belo

DSC05588 DSC05586

DSC05587 DSC05582

Quando pensava que já tinha visto todas as espécies do ecossistema cabeceirense, (visiveis a olho nu) surge-me um espécime que me deixou fascinado pela sua beleza, pois do cimo de várias décadas da minha existência nunca tive um encontro com este exemplar que faz de cabeceiras (São Nicolau) o seu habitat,

Não sou biologo, sendo assim não me permite dar uma informação completa deste tipo de escaravelho, somente fica o registo da beleza que o caracteriza.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Porque não endurecer a luta...!?


Fim de linha
Há muito tempo que as linhas ferroviárias estreitas portuguesas atingiram o fim da sua vida útil. A falta de investimento neste sector ferroviário levou ao encerramento de cerca de 500 quilómetros de linha nos últimos 20 anos. Tua, Corgo e Tâmega são o exemplo mais recente.
Na Reportagem Especial desta Quarta-feira comparamos esta realidade de abandono e desinteresse com o exemplo espanhol, onde as Linhas estreitas foram modernizadas e aproveitadas para transporte de passageiros, mercadorias e turismo. (sic)


quinta-feira, 30 de julho de 2009

O `Manuel Alegre´ Arcoense abandona...

Fim do Tabu
Não vou fazer parte das listas do Partido Socialista para as autárquicas, como era de fácil prognóstico. Não estou a tentar puxar por cafunés e festinhas. Cumpri orgulhoso 2 mandatos como membro de Assembleia de Freguesia em Arco de Baúlhe.
Transcrevo o cliché do "saio com a consciência tranquila", trabalho feito e, apesar do convite, decidido em não renovar contrato. Isto por duas razões: a primeira porque não sei que caminhos me levam a arte nos próximos 4 anos, com a confusão da escolha da especialidade; a segunda, porque se defraudou a expectativa de ver novos protagonistas à cabeça.
Assim sendo, resta-me o bom senso de fazer em mim a renovação que queria ver nas candidaturas. Boa noite e boa sorte aos que chegam e aos que persistem.
***
Ou me engano muito ou Armando Duro terá a mais dura derrota politica...

domingo, 14 de junho de 2009

À descoberta do património...

DSC04750

Pelas encostas de Cabeceiras vejo a curvatura das suas serras, na imensidão da sua beleza natural, vislumbro os riachos límpidos como gotas de orvalho, no mesmo ponto vejo o património edificado, paro, vejo um postal que só alguns conseguem ver, capto o momento, é pura beleza inserida na paisagem, que em nada lhe fica a dever… Poderia ser uma porta de um convento com o seu arco em ogiva, podia olhá-la todo o tempo, não cansava, está ali onde toda a gente a percorre de lés a lés e muito poucos se apercebem da sua beleza.

Poderia o homem tê-la baptizado, mas como tantas outras do concelho vão morrer sem um baptismo digno de um bom nome, chamam-te a ponte pequena de Cavez, nome tão pobre para uma obra tão bela…

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Para amantes...

Grupo de Motards "Os Bastos" efectuam já no próximo dia 28 um passeio para os amantes das duas rodas, com passagem por Cabeceiras - Salto - Venda Nova e Montalegre.

Tem um veículo de duas rodas a motor? -Tire-o da garagem e inscreva-se na oficina de motos de Paçô - Alvite.

[Grupo de Motards "Os Bastos"]

Como criar arquivos em PDF no Google Docs

Muitas vezes, por mais que procuramos nunca encontramos, até que encontramos sem ter procurado, foi o que sucedeu comigo.

De uma forma simples pode criar documentos e converte-los em PDF... para saber mais clique aqui:

Para aceder à versão em português, basta ir às configurações do serviço e trocar a opção de idiomas .

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento!

No curso de medicina, o professor dirige-se ao aluno e pergunta:

-Quantos rins nós temos?
-Quatro! - Responde o aluno.
-Quatro? - Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em fazer a vida negra aos alunos sobre os erros.
-Traga um feixe de palha, pois temos um asno na sala. - ordena o professor à auxiliar.
-E para mim um cafezinho! - Replicou o aluno à auxiliar.

O professor ficou fodido pior que estragado e expulsou o aluno da sala.

Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:

-O senhor professor perguntou-me quantos rins 'nós temos'. 'Nós' temos quatro: dois meus e dois seus. 'Nós' é uma expressão usada para o plural. Tenha um bom apetite e delicie-se com a palha.

Às vezes as pessoas, por terem um pouco mais de conhecimento ou
'acreditarem' que o tem, acham-se no direito de subestimar os outros...

Haja palha!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vou... votar...

Repórter Amador

Nestas eleições vão ser cumpridos os apelos aos cartões... irão haver cartões amarelos e vermelhos para a esquerda e direita, só falta esperar um pouco para ver os resultados…

Abstenção

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Praia Fluvial já foi, hoje é mais Pluvial

Praia Fluvial do Caneiro - Arco de Baúlhe (3) Praia Fluvial do Caneiro - Arco de Baúlhe (4) Praia Fluvial do Caneiro - Arco de Baúlhe (6) Praia Fluvial do Caneiro - Arco de Baúlhe Praia Fluvial do Caneiro - Arco de Baúlhe (5) Praia Fluvial do Caneiro - Arco de Baúlhe (2)

O Aviso até podia ser: Atenção Praia em mau estado todos os anos...

O saibro não resiste à força das águas durante as cheias de Inverno, ano após ano são despejadas toneladas de saibro que só contribui para o assoreamento dos rios.

Porque não tentar outras formas de solução, o saibro quando misturado com a água, quando esta ainda transborda o paredão devido ao caudal ainda ser abundante, piora a qualidade da água... se me permitem opinar, deviam extrair toda a areia que se acumula dentro da piscina e dar-lhe utilidade na praia na vez do saibro, como aqui já "falatei", "matavam-se dois coelhos com uma cajadada só".

domingo, 31 de maio de 2009

Cruel o mundo em que nós vivemos.

O sucesso repentino e surpreendente da escocesa Susan Boyle mostrou mais que neste planeta só há lugar para os bonitos, perfeitos, saudáveis. As culturas criam padrões de beleza e aqueles que se enquadram em tais padrões saem na frente em tudo, até em ocasiões em que "ser bonito" é o que menos deveria importar.

Dessa forma, criam-se dois mundos: o dos "belos", que fazem qualquer sacrifício para se manterem assim; e o mundo da maioria, dos "feios", dos que não se enquadram no padrão, dos carecas, das gordinhas, dos narigudos, dos baixinhos, das sem peito e das peitudas, dos surdos, mudos, paralíticos, etc.

Mas, de repente, entra no palco do mundo dos "belos e perfeitos" uma mulher velha (para os padrões deles), feia e visivelmente com um ou dois parafusos a menos. E todos riem porque para quem é perfeito, a imperfeição é engraçada. Mas, quando começa a cantar, a beleza da voz daquela mulher surpreende a todos.

Um talento maravilhoso? Uma voz sensacional? Não. O sucesso de Boyle foi apenas devido à surpresa que ela conseguiu causar nas pessoas, porque todo mundo apostava que além de ser velha, feia e piradinha, ela não poderia ter uma bela voz. Como se já não fosse o bastante ser tudo isso, Deus ainda tivesse que castigá-la, desprovendo a feiosa de qualquer talento artístico, reservando-os apenas para os belos e perfeitos. Se Susan fosse uma loira, alta e bonita, não teria jamais feito o sucesso que fez. Correria o risco, inclusive, de passar desapercebida pelo programa. Veja que ironia!

Susan é um exemplo de gente que não se deixa intimidar por esse muro vergonhoso criado para separar a "beleza" do restante. Susan foi no programa de TV, mesmo sendo feia, mesmo sabendo que seria motivo de risos, mas foi porque queria viver seu sonho. E os "tigres", que como diz a música que cantou (I dreamed a dream, do musical Os Miseráveis), chegam à noite para rasgar esperanças em pedaços e transformar sonhos em vergonha, tiveram que aplaudir de pé a beleza que jamais poderiam fabricar numa academia ou num cirurgião plástico.

Ontem, Susan Boyle perdeu a final do programa que estava disputando. Entretanto, já tem contratos assinados para gravar um disco e fazer apresentações pelo Reino Unido e EUA.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Arcoense envolvido em rede de contrabando de tabaco, a contas com a justiça

Albino C. de Arco de Baúlhe, em prisão preventiva, é um dos arguidos no mega-processo de contrabando que ontem teve a primeira sessão em Guimarães, acusados de diversos crimes - associação criminosa, fraude fiscal, contrabando qualificado, contrabando de circulação qualificado, falsificação, porte de armas ilegais e passagem de moeda falsa, crimes que segundo a acusação, terão lesado o Estado em 4,2 milhões de euros.
A palavra mega-processo traduz a dimensão do processo em que estão envolvidos 28 arguidos (inicialmente eram mais), 300 testemunhas, e vinte advogados.

Próxima sessão terá lugar em Creixomil (Varas Mistas - Guimarães) no dia 16 de Junho.

domingo, 24 de maio de 2009

Variante do Arco de Baúlhe está oficialmente aberta ao trânsito

Foi hoje inaugurada a variante que liga o Arco de Baúlhe (nó da Auto-estrada) à zona industrial de Lameiros, um empreendimento com uma extensão de 4 quilómetros e com um custo de 22,2 milhões de €uros.

Foi ainda assinado um protocolo entre a EP - Estradas de Portugal, SA, e a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto para dar seguimento à dita variante até à sede do Concelho.

Na cerimónia esteve presente o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Jorge Oliveira Ribeiro de Campos, que teceu fortes elogios ao trabalho do Presidente da Câmara, Joaquim Barreto, como autarca.

(foto - Assinatura do protocolo)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Carvalhal, Arco de Baúlhe


Um poste invadido por trepadeira que parece que abre os braços a quem passa.
A natureza bem tenta esconder as atrocidades que o homem lhe vai fazendo - conseguirá um dia vencer?