sexta-feira, 25 de julho de 2008

to be or not be, that is the question

Recentemente tomei conhecimento de uma discussão que consistia basicamente sobre se o blogueiro poderia ser considerado um Repórter, mesmo sem formação académica, pelo simples facto de escrever diariamente na internet através de blogs.

Infelizmente para o leitor e para mim, não pude participar da discussão, o que não me impede de fazer as minhas observações.

Acredito que tenha havido muito proteccionismo na discussão. “Não pode ser jornalista só pelo facto de postar na internet, geralmente artigos com nossas ideias e opiniões.” Existe muita gente a escrever para jornais, nacionais e locais, sem serem jornalistas e sem reclamar para si esse título.

No meu caso, quando criei este blog o meu objectivo era escrever pelo menos uma post por dia com artigos mais ou menos relevantes e com uma linguagem acessível… É bastante difícil concretizar o meu objectivo esse mais por causa de minha indisposição e ausência de tempo do que por falta de notícias. Isso não falta nunca!

Já escrevi 36 postagens, os comentários tiveram que ser restringidos devido à má educação de certos comentadores. Meu blog, até ao momento, foi visualizado 1979 vezes desde Abril de 2008. É evidente que são números modestos, sim, mas o principal objectivo não é o posicionamento em número de visitas…

Contudo não me considero um jornalista, e aproveito para exemplificar; Os canais de televisão, quando difundem imagens de particulares, os créditos são dados ao eventual “Repórter Amador”…

Uso o blog, nele escrevo tudo o que tenho vontade, independente se gostam ou não. Acho que comunicação ta aí… as pessoas falam, as pessoas lêem e concordam ou não com o que escrevo.

O mais importante disto tudo, são os altos níveis de liberdade de expressão alcançados com o advento da internet. Falo nomeadamente dos blogs… Jornalistas, Blogueiros, Repórteres Amadores ou até mesmo “Postante” (do inglês, Post), isso não importa, o importante é escrever!

1 comentário:

Marco Gomes disse...

Sem dúvida, o importante é escrever.