segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O DESENVOLVIMENTO DO CONCELHO NA ÚLTIMA DÉCADA

As freguesias que fazem parte do Concelho de Cabeceiras de Basto, sem excepção, sofreram ao longo de uma década transformações e crescimento, nomeadamente na construção e pavimentação com melhoria dos caminhos e algumas destas freguesias já beneficiaram de infra-estruturas de saneamento básico. Todo o concelho desenvolveu com a construção e reconstrução das seguintes obras: Casa da Cultura, Casa da Música, Centros de dia, Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, Centro Hípico, Central de Camionagem, Lares para idosos, Parques infantis, Parques de lazer, pavilhões gimnodesportivos, pavimentação da Praça da República, piscinas municipais, praias fluviais e outras. Estas obras cada qual para o fim a que se destinam, podem ser ainda, na sua maioria, locais de convivência, de reunião, tendo as pessoas a possibilidade de ser reverem, trocarem afectos sentidos, conversarem e se divertirem.
Referi como conheci a Quinta do Mosteiro. Hoje com as construções das avenidas, rotundas, parque adjacente ao Mosteiro, Mercado Municipal, edifícios para habitação e comércio e ainda edifícios públicos, nomeadamente o Centro de Saúde, a Unidade de Internamento, o Posto da GNR, o futuro Palácio da Justiça (ainda em construção), e infra-estruturas para arruamentos, estão a absorver parcialmente toda a referida quinta. Saliento a Unidade de Internamento porque é sinal positivo e mais ainda para os doentes terminais. Com toda esta evolução não posso deixar de referir ainda a pavimentação da Estrada Nacional 205, que liga Cabeceiras de Basto à Vila do Arco de Baúlhe, em virtude desta dar acesso directo às zonas industriais de Olela-Basto e Lameiros-Refojos e a outras freguesias de grande densidade populacional e à Auto-Estrada A7.
A variante em construção que ligará o Nó da Auto-Estrada, localizado no Arco de Baúlhe, a Lameiros-Refojos, virá certamente contribuir também para maior segurança e qualidade de vida das pessoas principalmente daquelas que vivem na sede da Vila do Arco de Baúlhe. Esta vila na última década sofreu também melhorias nítidas e reconhecidas, aliadas ao novo Centro de Emprego, em fase de construção.
Não posso deixar de citar, o passeio de convívio e de lazer que anualmente a Câmara Municipal, em sintonia com as Juntas de Freguesia, proporciona aos idosos, porque é a classe etária que necessita de ser ajudada e também é o modo de muitos deles saírem do isolamento.
A reconstrução da antiga escola primária de Lameiros, destinada a dar formação tecnológica, é uma mais valia para o mundo do emprego e só agora faço referência desta obra, por uma razão simples: foi ali que aprendi as primeiras letras, foi ali que consolidei a minha educação, dali saí para o mundo do trabalho, dali tenho imensas saudades.
O desenvolvimento de que faço referência deve-se ao facto de os habitantes cabeceirenses terem um Presidente competente, inteligente, dinâmico, possuidor de uma enorme formação moral e cívica, que muito contribuiu com os seus conhecimentos profissionais e empenhamento pessoal, para o bom funcionamento dos diversos sectores da Câmara Municipal.
Deixo aqui uma palavra de apreço à boa organização da Feira e Festa de S. Miguel de Refojos, do ano de 2007. Não destaco nenhum assunto que citei, porque todos têm muito valor, apenas reafirmo que tenho orgulho de ser cabeceirense, o Concelho evoluiu de forma assustadora, é uma parcela de terreno do Distrito de Braga, lindíssima e acolhedora.

Manuel Sousa

Sem comentários: