quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Aeródromo de Cabeceiras de Basto - Abadim -

Terraplanagens prontas dentro de dois meses

Na sua deslocação ao distrito de Braga, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, visitou o concelho de cabeceiras de Basto, designadamente a pista de aeronaves e os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.

A pista de aeronaves, localizada na Serra da Cabreira, em Abadim, foi construída para responder em situações de emergência e auxiliar o combate aos incêndios florestais. A pista será utilizada para fins turísticos e de lazer, prevendo-se ainda a construção de uma pista para cavalos de corrida.
Trata-se de um projecto antigo que está em construção há vários anos e que conta já com a colaboração de empresários locais, população, conselho directivo e Junta de Freguesia de Abadim, serviços florestais, protecção civil e Regimento de Engenharia n.º3 de Espinho, que actualmente está a realizar trabalhos de terraplanagem, que se prevêem concluídos dentro de dois meses, pondo termo à execução desta pista de aeronaves que tem 900 metros de comprimento.

O secretário de Estado elogiou a capacidade do município em mobilizar a sociedade civil, onde cada vez mais, “todos temos responsabilidades”, e nas quais “devemos colaborar e trabalhar em articulação”, em prol do bem-estar da população.
A comitiva visitou, ainda, a área de lazer e barragem da Serra do Oural, valência que também serve de apoio ao combate aos incêndios florestais.
Seguiu-se a visita aos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses. Aqui o secretário de Estado viu as novas viaturas que esta corporação dispõe e inaugurou a sala de reuniões e o gabinete da direcção.
Segundo o presidente da direcção, Jorge Machado, disse tratar-se de “um dia feliz”, já que foram suprimidas algumas necessidades da corporação que tem cerca de uma centena de voluntários.
Além da contínua formação dos seus elementos, estão em agenda outros projectos, nomeadamente a ampliação e recuperação do quartel. Finalizando, José Medeiros realçou a importância da coesão entre as equipas, que com trabalho e empenho procuram fazer parte da solução na resolução dos problemas.

fonte:Correio do Minho

"Os trabalhos de terraplanagem prevêem-se concluídos dentro de dois meses, pondo termo à execução desta pista de aeronaves que tem 900 metros de comprimento"

Uma duvida que fica é se esta pista irá ficar em terra batida? se sim!, será muito mau e bastará uma estação do ano para danificar a pista - O Inverno.

Esta obra amada por uns e odiada por outros, motivo de discórdias politicas e não só, espera-se e deseja-se que seja útil, à partida penso que sim, não estivesse ela a ser construída para auxílio nos incêndios florestais. Neste sentido já valerá certamente a pena.

1 comentário:

Pedro disse...

Como acabar com uma paisagem natural