quarta-feira, 30 de julho de 2008

Pobre Desgraçado

Os raios de sol a desafiar, a água amena, tempo livre até chateia, lá estava o pobre desprezível e obeso. Tomava duche nas águas poluídas.

Na bagagem, que não existia, trazia o champô de marca lava a alma, para esquecer os esquecimentos, desses esquecimentos que o magoam toda a vida, o de ser diferente, sim porque se tinham esquecido de o trazer ao mundo, perfeito.

A toalha era de pedra, pelo corpo escorriam as gotas do protector solar, o suor. Chegavam meninas de corpos esbeltos, bem torneados, essas sim com bagagem, olhavam ao longe e viam o pobre desgraçado, para elas um monstro, não era o provável rapaz que gostariam de encontrar ali.

Ficavam em compasso de espera indecisas se haveriam de prosseguir em frente na direcção dele.

Decididamente prosseguiram, depois de um recuo, chegaram e faziam, como que para ele fosse, um strip rápido e sem música, tiravam a roupa deixando o corpo semi-despido… ele, depois de banhar as banhas, vestiu as roupas emporcalhadas, t-shirt em cima de t-shirt, e ficou ali, não consegue disfarçar o olhar inconveniente tirando medidas de cima abaixo das beldades que acabaram de chegar.

Começou a notar o estorvo que estava a causar, via nele uma rotunda, onde toda a gente rodopiava em redor para não se aproximarem demasiado.

Depois de uma tarde bem, mal, passada, decididamente regressa a casa murmurando baixinho para os seus amigos, imaginários, subindo a encosta dolorosa da vida de regresso para mais um dia… Pobre desgraçado, sem alma nem pecado, dói ser assim.

“Invasão” pacifica de Militares em Cabeceiras de Basto

Decorrem, em Cabeceiras de Basto, desde a passada quinta-feira, dia 24 de Julho e até ao próximo dia 31, exercícios militares de aprontamento da Brigada de Intervenção – Agrupamento MIKE (Exercício Pristina 082) que irão instalar-se no próximo mês de Setembro no Kosovo, por um período de seis meses.

Quem não estava informado deste evento ficou de veras estupefacto com o aparato Militar. Um pouco por todo o lado, tem-se visto nestes dias, dezenas de veículos de guerra e centenas de militares que não deixam ninguém indiferente.

É bom recordar.

A não perder, amanhã, dia da despedida, haverá uma Cerimónia Militar no Parque do Mosteiro às 12 horas.


sexta-feira, 25 de julho de 2008

to be or not be, that is the question

Recentemente tomei conhecimento de uma discussão que consistia basicamente sobre se o blogueiro poderia ser considerado um Repórter, mesmo sem formação académica, pelo simples facto de escrever diariamente na internet através de blogs.

Infelizmente para o leitor e para mim, não pude participar da discussão, o que não me impede de fazer as minhas observações.

Acredito que tenha havido muito proteccionismo na discussão. “Não pode ser jornalista só pelo facto de postar na internet, geralmente artigos com nossas ideias e opiniões.” Existe muita gente a escrever para jornais, nacionais e locais, sem serem jornalistas e sem reclamar para si esse título.

No meu caso, quando criei este blog o meu objectivo era escrever pelo menos uma post por dia com artigos mais ou menos relevantes e com uma linguagem acessível… É bastante difícil concretizar o meu objectivo esse mais por causa de minha indisposição e ausência de tempo do que por falta de notícias. Isso não falta nunca!

Já escrevi 36 postagens, os comentários tiveram que ser restringidos devido à má educação de certos comentadores. Meu blog, até ao momento, foi visualizado 1979 vezes desde Abril de 2008. É evidente que são números modestos, sim, mas o principal objectivo não é o posicionamento em número de visitas…

Contudo não me considero um jornalista, e aproveito para exemplificar; Os canais de televisão, quando difundem imagens de particulares, os créditos são dados ao eventual “Repórter Amador”…

Uso o blog, nele escrevo tudo o que tenho vontade, independente se gostam ou não. Acho que comunicação ta aí… as pessoas falam, as pessoas lêem e concordam ou não com o que escrevo.

O mais importante disto tudo, são os altos níveis de liberdade de expressão alcançados com o advento da internet. Falo nomeadamente dos blogs… Jornalistas, Blogueiros, Repórteres Amadores ou até mesmo “Postante” (do inglês, Post), isso não importa, o importante é escrever!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Novo projecto em Cabeceiras de Basto

Cognomina-se “Os Amigos da Teca” e é novo em Cabeceiras de Basto. Tem como objectivo ajudar os animais abandonados, principalmente cães e gatos.

Este projecto vem colmatar uma lacuna no nosso concelho e ajudar os animais que todos os dias são abandonados na rua ou à porta das casas.

Este grupo de amigos, embora ainda não tenham um espaço para acolher os animais e ainda não ser uma associação, pretende com esforço, ajudar os animais encaminhando-os para adopção.

Se gosta dos animais, sobretudo dos aqui referenciados, então, tem o perfil principal para se juntar a este projecto que vive exclusivamente de donativos.

Deixo aqui os contactos caso possa ajudar em algo neste novo projecto;

E-mail: osamigosdateca@iol.pt

osamigosdateca@hi5.com

Tel.: 966 628 354

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Acidente vitimou duas pessoas de Cabeceiras de Basto

O infeliz acidente ocorreu neste Domingo, dia 20 de Julho, por volta das 15:30 na estrada entre Rossas e Vieira do Minho (junto da barragem do Armal).

No carro seguiam quatro pessoas; o condutor, a namorada deste, a mãe do condutor e uma tia…um Opel Corsa, conduzido pelo filho de uma das vitimas ter-se-á despistado e embatido numa árvore na berma da estrada vitimando a sua mãe, Dª Maria Virgínia de Oliveira Teixeira de 55 anos de idade, residia em Arco de Baúlhe, e sua tia Dª Emília de Oliveira Teixeira de 71 anos de idade, residia em Stª Senhorinha de Basto.

Os ocupantes da frente, (condutor e namorada) apesar de conduzidos ao hospital não apresentam perigo de vida.

No Arco vive-se um ambiente de grande consternação e o luto espalha-se pelo povo, porque a Dª Gina (como era chamada no Arco) era muito querida para com o próximo.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Lixo de foguetes de artifício espalhados pela praia fluvial de Arco de Baúlhe

Que a praia fluvial de Arco de Baúlhe tinha perdido a “juventude e fulgor” de outros tempos já se sabia… depois de ter acabado a magnifica esplanada (Bar Quinta do Moleiro) que existia confinada a esta, e ter dado lugar a um luxuoso salão/restaurante para casamentos… A partir daí deixou de haver lugar para estacionamento, água da praia muitas vezes imprópria para banhos, uma ponte que em tempos idos foi “remendada” com betão no lugar de pedra, roubando um pouco daquela arquitectura belíssima, - pois toda ela era feita de pedra trabalhada manualmente - … já me estou a prolongar… o que ainda não foi divulgado é o seguinte:

No dito salão do Restaurante Caneiro, junto à praia, efectuam-se já há bastantes anos casamentos e outro tipo de festividades, ora, os casamentos são uma festa, e festa está associada a fogo de artificio, e nalgumas utilizam a praia para aí lançar os seus foguetes que representam um perigo para os banhistas que (ainda) aí se deslocam com as suas crianças para refrescar.

O perigo advêm do facto dos foguetes aí lançados deixarem espalhado pela praia tudo o que o lume não consegue queimar, entre esses vestígios pode muito bem ficar pequenas bombas por rebentar que se tornam num alvo de curiosidade para as crianças, representando um perigo eminente. A motivação que me leva a escrever isto é que eram visíveis invólucros de bombas espalhados pela praia.

Não culpo o restaurante Caneiro mas sim os autores dos actos, além disso, é uma sujeira aí depositada!

Uma ideia para a praia! - Porque não retirar a areia de dentro da água onde se tomam os banhos e deitá-la na praia na vez do Saibro, matavam-se dois coelhos com uma cajadada só.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Incêndio na Serração CAMP - Arco de Baúlhe


Foi no passado dia 3 de Julho, por volta das 5: 30 horas da madrugada, que os Bombeiros Voluntários de Cabeceiras de Basto foram chamados a intervir no incêndio que deflagrou nas instalações da Serração CAMP em Arco de Baúlhe, sito no lugar das Barreiras.

O incêndio terá sido provocado por uma fagulha de Soldagem que se terá alojado entre o serrim que abunda pelo chão, já que no dia anterior terão sido efectuados trabalhos de reparação com Solda naquele local.

Os danos são meramente materiais, tendo ardido alguma maquinaria e alguns troncos em madeira, valeu a pronta intervenção dos Bombeiros que, com a ajuda de um camião grua, rapidamente deram por extinto o incêndio.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Apanhados dois larápios no Arco de Baúlhe

Está em construção a Variante Arco de Baúlhe - Cabeceiras de Basto pela empresa Mota-Engil e os larápios também já querem ganhar com a construção.

No passado Domingo dia 22 de Junho à noite, foram apanhados em flagrante dois indivíduos de sexo masculino a furtar materiais propriedade da Mota-Engil.


Já se constava nos arredores que já vinha sendo hábito o furto de combustível nos camiões e outras máquinas que ficam a pernoitar em locais fora dos estaleiros, o que levou a empresa a reforçar as medidas e daí tirar frutos.

Os indivíduos foram apanhados na Vila de Arco de Baúlhe pelos vigilantes que faziam ronda no local, e eram residentes duma freguesia vizinha, um deles já com antecedentes criminais.

Os dois homens foram apresentados a tribunal… desconhece-se o veredicto final.