quarta-feira, 1 de abril de 2009

(O título alterado) - Aluna recebe computador com problemas técnicos e tem que pagar a factura de reparação «inforgamanço»

INFORLANDIA No dia 22 de Janeiro os pais de uma aluna, a estudar na escola EB 2.3. de Arco de Baúlhe, fizeram a inscrição através da internet para receber o computador do programa e.escola, para a sua filha. Escolheram o PC de marca INSYS com modem da TMN interno, que mais tarde vieram a saber que eram distribuídos pela Inforandia, foi entregue logo no dia a seguir à requisição, em menos de 24 horas.

No dia seguinte a mãe liga para a TMN e procedeu à activação da internet, mas o computador não detectava modem algum, voltou a ligar para a TMN a dar conhecimento do problema na qual informaram que teria que o levar a uma das suas lojas para ser verificado por um técnico.

Assim o fez, levou-o à loja situada no ArrábidaShopping no Porto, aí o técnico verificou e constatou que na realidade não existia qualquer ligação, aconselhou então a mãe da aluna a fazer a reposição da imagem original, caso isso não resolvesse o problema teria que o devolver à Inforlandia.

Foi o que aconteceu, fez a reposição da imagem original e não resolveu o problema. Contactou a Inforlandia e só depois de muita insistência lá vieram fazer o levantamento do computador no dia 5 de Março. No dia 25 de Março, recebe uma chamada da Inforlandia a informar que o computador ia ser entregue no dia a seguir (dia 26) e teria que pagar uma factura relativa ao transporte e à assistência técnica de 45.60 €. Ficou estupefacta, pediu na hora justificação para tal, ao que do outro lado respondeu, que o computador não tinha problema nenhum e por isso teria que pagar a factura relativa aos serviços prestados, senão o PC não era entregue.

Como tudo não bastasse, pagou a factura, recebeu o PC e verificou que o computador trazia outro problema depois da intervenção da inforlandia – desligava-se sem razão aparente (não tinha a ver com a carga da bateria) ao que tudo faz crer, ainda relacionado com o Modem, isso porque aparece no ecrã uma “janela” com uma mensagem onde consta as iniciais TMN.

Assinatura do problema: Ficheiros que ajudam a descrever o problema:
Nome do Evento de Problema: BlueScreen C:\Windows\Minidump\Mini033109-01.dmp
Versão do SO: 6.0.6001.2.1.0.768.3 C:\Users\TMN\AppData\Local\Temp\WER-39015-0.sysdata.xml
ID de Região: 2070 C:\Users\TMN\AppData\Local\Temp\WERFD7A.tmp.versi

O computador tinha problemas com o modem e os pais da aluna não foram informados antes da intervenção da inforlandia de que teria que pagar uma factura, isso é uma clara infracção. Ainda alegaram que o computador não tinha qualquer problema com o modem, se assim era, e se estava tudo bem, porque teria que pagar serviços de assistência se o PC não necessitava?

Assim, pagaram uma factura de cobrança indevida - pagaram serviços de transporte que não contrataram, ficaram sem aceder à internet do dia 23 de Janeiro de 2009 até ao dia 26 de Março de 2009, tiveram que provar à TMN, para efeitos de anulação das facturas de dois meses, que contactaram a INSYS Inforlandia do problema, mesmo depois de todo o processo ser do seu conhecimento, e tiveram que fazer uma viagem de duzentos quilómetros ao Porto.

Tendo em conta a carga de trabalhos que tiveram (e ainda estão a ter) a despesa com as muitas chamadas que fizeram, a viagem ao Porto e ainda os danos morais que estes pequenos grandes problemas causam, a empresa devia era indemnizar estes consumidores em vez de cobrar uma factura.

Um claro desrespeito dos direitos do consumidor. Faça valer os seus direitos enquanto consumidor. Saiba mais aqui.

(Este caso foi gentilmente reportado pela pessoa interveniente que está devidamente identificado.)

2 comentários:

Gisela Oliveira disse...

Caro, noto que a notícia a que o post se refere aos imensos desrespeitos que todos nós, consumidores e contribuintes, sofremos diariamente.
Temos que lutar por nossos direitos e fazer entender a razão.
Não podemos mais suportar nem um centavo a mais nem um centavo a menos; temos que nos unir em prol de um país mais digno e mais justo, de empresas mais responsáveis por seus actos e da garantia de educação e de informação para todos.
Temos que conhecer a letra da lei e os entes que são responsáveis por nossa protecção. O Estado não tem poderes ilimitados, nem os bancos; todos estão sujeitos à Lei, assim como nós quando pagamos nossos impostos.
O Ministério Público tem que tomar conhecimento desses casos e ser pressionado para trabalhar em prol dos cidadãos.
Abraços

Anónimo disse...

Querem portateis a 150€ é no que da!!!