terça-feira, 21 de abril de 2009

A Páscoa na Faia é vivida de outra forma, com mais dedicação à tradição

Por falar na freguesia da Faia no post anterior, isso inspirou-me para escrever mais um pouco, é que por estes dias tenho-me dedicado mais à pesca, acho que tenho mais capacidades para esse desporto lúdico do que para escrever… neste Domingo, desloquei-me a Fafe e como tinha tempo de sobra fui pela Nacional 206 e assim também poupei uns trocos de portagem, ao atravessar a referida freguesia ao ver tal aparato rodoviário , rotundas, vias rápidas (vias lentas), uma grande e prestigiada casa de Turismo de habitação em pano de fundo, aglomerados de pessoas em toda a extensão “estradal”, parecia estar a entrar em qualquer metrópole estrangeira. Mais adiante avistei uns homens vestidos de vermelho com uma banda de músicos seguindo-os sempre a tocar, no primeiro instante o que me veio ao juízo foi - queres ver que a equipa dos encarnados está por terras de Basto? Mas não, era a comitiva pascal que percorria a freguesia, vivia-se a Pascoela.

Somente me lembro de ver uma forma tão viva de festejar este dia nos tempos de quando era uma criança, e já lá vão uns bons anos.
Hoje, por questões de marketing, até os coelhos poem ovos e esquece-se que no dia de Páscoa, para os crentes, festeja-se a ressurreição de Cristo.

Sem comentários: