terça-feira, 6 de maio de 2008

Em foco

Nos últimos anos o porco «Bísaro» tem-se afirmado com um potencial de desenvolvimento de produtos de alta qualidade, principalmente nas zonas interiores do País com forte tradição em produtos transformados, como sejam Montalegre, Vinhais, Melgaço, Ponte de Lima, Cabeceiras de Basto e outras regiões.

No entanto, um dos maiores entraves à produção desta raça é a falta de animais, as características do sistema de exploração e a pequena dimensão das suas explorações, nas quais se faz a reprodução de apenas 1 ou 2 porcas reprodutoras e/ou onde se engordam não mais de três porcos para abate.

Para além de alguns problemas técnicos relacionados com baixas performances, más instalações para os animais, fracas condições de bem estar animal, ambiente deteriorado e da falta de homogeneidade dos produtos que o sistema tradicional levanta, outro dos problemas é a dificuldade de implementação de um registo das explorações e de animais, o que dificulta todo e qualquer processo de rastreabilidade que se queira implementar.

Neste sentido, as prioridades do desenvolvimento destas fileiras de produtos relacionadas com o porco «Bísaro» é a multiplicação de reprodutores e o aumento da dimensão de unidades produtivas técnico-económicamente viáveis, respeitadoras do ambiente e bem estar animal, vontade já demonstrada por alguns agricultores e organizações dos mesmos.

Considerando estas prioridades, o presente projecto, aproveitando o conhecimento e a experiência obtidos ao longo do projecto PAMAF-IED 7173, pretende com a implementação de três Núcleos de Selecção estrategicamente localizados em Trás-os-Montes, Entre Douro e Minho e Estação Zootécnica Nacional, em sistemas de exploração inovadores e alternativos ao tradicional (ar livre e semi-ar livre), a multiplicação de reprodutores e a transferência e divulgação destes sistemas de exploração pela produção.


Financiamento: Programa AGRO - Medida 8.1

Programa: AGRO - Medida 8.1

Parcerias: DRAEDM; DRATM; ICETA da Universidade do Porto e a Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça «Bísara».

Data de Termo: 14-06-2005

Orçamento: Orçamento Total 85.489,65 €


Fonte

2 comentários:

Anónimo disse...

JÁ AGORA SABE PORQUE É QUE OPORCO TEM AS ORELHAS Á FRENTE DOS OLHOS?
... É PARA NÃO VER A SUA MÃE QUE É PORCA

Anónimo disse...

Quantas vezes te contaram essa adivinha?
foi a tua mãe que te ensinou meu scalo!